29 de janeiro de 2011

Aliens Vs. Predator [Hunter Edition]

Steelbook!
Desenvolvido por: Rebellion Developments
Publicado por: Sega
Motor Gráfico: Asura
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC, OnLive
Lançamento: 16-02-2010 (EUA), 19-02-2010 (EU)
Género(s): First Person Shooter
Modos de jogo: Modo campanha para um jogador, Multiplayer online (2-18 jogadores)
Media: Blu-Ray
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido (8MB mínimo), Suporte HD 720p, DLC adicional com mapas extra para multiplayer
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o umas seis ou sete vezes. Em Normal e em Hard. Não me aventuro em Nightmare, demasiado frustrante (não há checkpoints).

(Depois da pequena mudança de look, mais virão futuramente pois andei a photoshopar que nem um badalhoco e criei alguns 12 logos novos!)

Tudo brilha nesta caixa.
Crossovers. Um palavrão que para muitos nada diz e por isso passo a explicar. Um crossover resulta da mistura de dois universos, franchises, jogos, filmes, seja o que for. Dessa união sai algo por vezes impensável mas que resulta na perfeição. Noutros casos sai borrada. Ora há alguns anos atrás, a Fox deu autorização para que se fizesse um crossover entre duas das sagas mais famosas no mundo da ficção científica: Alien(s) e Predator. Assim nasceu Alien Vs. Predator que começou por ser um jogo, depois vários jogos até que degenerou nos filmes que tão bem conhecemos. Digo degenerou pois os jogos, alguns até tiveram um sucesso relativo e são bons mas os filmes são pura... porcaria, para usar um termo politicamente correcto. Acabadas as introduções necessárias, este jogo entrou na minha colecção a 12-03-2010 e foi adquirido na Replayzone do Colombo pela módica quantia de... 89.90€. Um balúrdio, admito mas trata-se de uma edição especial, a Hunter Edition e como tal, dificilmente iria achar uma loja no Reino Unido que me enviasse isto e chegasse cá inteiro. Como poderão ver na fotos esta edição inclui: o jogo em steelbook, uma réplica de um facehugger em silicone, um patch da Weyland Yutani e um postal lenticular.


Inlay, manual, papelada e disco.
Aliens Vs. Predator é um FPS onde, como o nome sugere, podemos jogar com Aliens, Predators e claro, Marines, carne fresquinha para a matança. Ao contrário do que possam pensar, a única coisa em comum com os filmes são mesmo as criaturas pois o resto é de longe bem melhor. Existem três histórias a seguir e cabe-nos a nós escolher aquela que pretendemos ver, ainda que, estejam todas interligadas. Os Marines, ou humanos se preferirem, andam atrás de um artefacto de origem desconhecida, os Predators andam a treinar os jovens da tribo na arte de bem caçar e acabam por ver o seu território profanado e os Aliens, pobres coitados, são vitimas de experiência levadas a cabo por cientistas humanos, logo querem aquilo que gostam mais: carne e miolos! E claro, limpar alguns Predators pelo caminho.

A embalagem onde vinha tudo.
Graças ao poderio das máquinas de hoje em dia, Aliens Vs. Pedrator apresenta-se como uma boa experiência visual, com um grafismo bastante detalhado, ainda que por vezes pareça um pouco em bruto. Desde aos modelos das personagens humanas, às criaturas, passando pelos cenários, tudo mantém um nível bastante elevado. A variedade de níveis não é muita, sendo que acção se desenrola essencialmente em complexos militares, na selva, em grutas e nas ruínas de um templo antigo. Contudo, a experiência obtida é bastante positiva graças também ao ambiente criada, especialmente se jogarem com os Marines, onde a tensão e bastante mais elevada do que se optarem por uma das criaturas.

Parte traseira da embalagem.
Sonoramente está muito bem conseguido em todos os aspectos. A banda sonora faz-se sentir nos momentos de mais tensão, especialmente antes de aparecer alguma coisa que nos vá assustar ou durante as batalhas mais "quentes". Durante os níveis a música acompanha toda a acção, tal como se estivéssemos a ver o Alien de Ridley Scott ou a sequela de James Cameron, Aliens. As parecenças são incríveis! E claro, neste campo AVP tem de primar pois no som reside todo o suspense. Ocasionalmente poderão dar um ou outro salto no sofá quando ouvirem o silvar de um Alien, mesmo por cima das vossas cabeças e chegarem à conclusão que afinal estavam mais dois na parede do lado direito. Ou então, evitarem avançar por uma clareira pois suspeitam que está um Predator na árvore por terem ouvido o seu riso característico ou aquele grunhido especial, preferindo começarem a disparar só pelo gozo de ouvir o som das balas, perfeitamente recriado. O som neste jogo está de facto, excelente.

O Facehugger e patch da Weyland Yutani.
Na jogabilidade, há que dividir o jogo em 3 partes distintas, uma vez que as 3 personagens jogáveis são completamente diferentes. Em primeiro, os Marines, que apresentam a típica jogabilidade de um FPS com a única excepção de não terem ADS (Aiming Down Sights). Isto pode e irá parecer-vos um bocado estranho, eu pelo menos achei. Em vez disso, o suposto botão de ADS é o disparo secundário. De resto, podem levar apenas 3 armas, têm um radar de proximidade (adoro, é tão à filme) e podem usar a combinação L1+R1 para se defenderem dos ataques inimigos à queima roupa, contra-atacando logo de seguida. Simples, eficaz mas pouco inovador. Com o Alien, poderão ter uma experiência nova visto que as únicas armas são a cauda, garras e língua. Fora isto, podem escalar quase todas as superfícies do jogo para se aproximarem da vossa vítima sem serem detectados. Claro que com os radares dos Marines e visão do Predator, não será tarefa fácil mas é certamente um desafio e uma maneira diferente de jogar. Finalmente o Predator, apresenta-se como a personagem mais noob friendly e sem dúvida como a mais divertida, ainda que o jogo se torne estupidamente fácil. Digo noob friendly porque é fácil de jogar com ele, o seu arsenal é chuladíssimo e podemos passar 90% do tempo invisíveis, tudo graças ao cloaking device. News flash, este NÃO SE GASTA! Só voltamos a ficar visíveis se sofrermos dano ou tocarmos em água.

Postal lenticular.
Por outro lado o Predator dispõe de uma habilidade que lhe permite saltar para árvores e outros sítios de difícil acesso aos Marines, podendo assim ter sempre o higher ground, coisa que em combate é sempre uma mais valia. Como se isso não bastasse, ainda que os seus ataques sejam quase todos feitos à queima roupa, dispõe ainda do seu lock-on laser, do disco e claro, a sua lança, tudo armas de longo alcance. Enfim, é uma personagem extremamente poderosa mas que dá gozo jogar. Existe ainda um modo multiplayer online que não tive vontade de experimentar pois joguei-o na demo e não lhe achei piada, em parte pelos motivos que acabei de referir acima.

O Predator caça...
Esta breve exposição não estaria completa se não tocasse num ponto fundamental neste jogo: a violência. Esta gerou uma grande polémica na Austrália, devido a ser demasiado explicita. Afinal de contas se bem se lembram dos filmes, tanto os Aliens como os Predators eram extremamente brutos quando tinham de limpar o sebo aos humanos. Neste jogo é igual, sendo que as mortes perpetradas pelos Predators são piores do que as dos Aliens. É muito comum ao jogar com o Predator, tentarmos sempre apanhar os humanos desprevenidos para conseguir um troféu silenciosamente e o que acontece por norma é vermos uma cabeça a saltar ou uma cabeça a ser arrancada tanto por cima como pelas costas (!!), com a coluna a vir agarrada. Sem dúvida, bastante gráfico e violento pelo que não o aconselho a pessoas sensíveis (eventualmente quem lê isto poderá ser, logo está avisado do conteúdo). De resto, se não têm problemas com isto, é de jogar.

E o Alien também.
Finalizando, Aliens Vs. Predator é um bom jogo, com falhas menores mas nada de grave, que mantém qualquer jogador que goste de FPS entretido. Se gostarem dos filmes de ambas as sagas ou até mesmo dos filmes onde se deu o tal crossover (ainda que estes sejam horríveis), joguem-no! Neste momento, encontram este jogo por cerca de 13 euros, em lojas online. JOGALHÃO DE FORÇA? Sem dúvida! :)

Mais jogos já a seguir aos anúncios...

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

2 comentários:

  1. O Alien vs Predator 2 continua a ser um dos meus jogos favoritos para o PC. Adoro o build-up inicial na campanha dos marines e lembro-me de ter ficado parvo à primeira vez que vi aliens a correrem pelas paredes.

    Um dia tenho que experimentar este também (e o original).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer um dos três é bom. Este surpreendeu-me mesmo pela qualidade visual e pela jogabilidade tanto com o Alien como com o Predator. Já o Marine é o habitual FPS genérico.

      Eliminar