24 de janeiro de 2011

Nintendo World Cup

Capa custom.
Desenvolvido por: Technōs Japan
Publicado por: Nintendo
Designer(s): Noriyuki Tomiyama, Hiroyuki Sekimoto, Mitsuhiro Yoshida
Plataforma(s): Nintendo Entertainment System
Lançamento: 19-05-1990
Género: Futebol
Modos de jogo: Modo campeonato do mundo para um ou dois jogadores, Modo Vs. para 2-4 jogadores
Media: Cartucho de 3-megabit
Funcionalidades: Suporta o adaptador NES Four Score para quatro jogadores em simultâneo.
Outros nomes: Nekketsu Kōkō Dodgeball Bu: Soccer Hen (熱血高校ドッジボール部サッカー編 ou traduzindo "Nekketsu High School Dodge Ball Club: Soccer Edition")
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes e joguei algumas partidas a 4 mas não muitas.

(Este jogo de hoje faz parte de uma colectânea em conjunto com outros dois daí que irei repetir fotografias nas futuras publicações.)

E traseira custom também.
Futebol, o desporto rei. O mundo inteiro vibra, pára e sabe-se lá mais o quê quando o campeonato do mundo está a decorrer. E a verdade é que apesar de mover multidões nem todos apreciam este desporto. Eu por exemplo, não sou grande fã, só mesmo nesta altura do campeonato do mundo é que me dá um certo gozo assistir aos jogos porque de resto passa-me completamente ao lado. Contudo isso não me impede de ter uns poucos jogos do género na colecção. Obviamente, contabilizo apenas 3, com este de hoje incluído. E apesar deste nem ser totalmente fiel ao desporto em si, é o mais divertido. Por fazer parte de um cartucho com mais dois jogos, não há muita coisa material a mostrar acerca do mesmo e a chegada à minha colecção deu-se na década de 90, quando ganhei a Nintendo Super Set, num concurso qualquer da RTP1, daqueles em que se telefonava e depois vinha a conta astronómica. Este jogo vinha incluído nesse pack.


Eis o três em um!
Nintendo World Cup é um jogo, adaptado da série Kunio-kun, famosa no Japão pelas suas personagens SD (Super Deformed), com ar de rufias e que eram protagonistas de uma série de jogos, desde Beat 'em up's até jogos de desporto como este de futebol e mesmo de voleibol. Claro que essa história perdeu-se toda na ocidentalização do jogo, daí nem o nome ter nada a ver com o original. O que distingue este jogo de outros do género é que as regras do futebol são um pouco esquecidas ou deixada de lado, se preferirem. Ainda que se respeitem os limites da área de jogo, já as faltas não existem querendo isto dizer que podem afiambrar no adversário que nem gente grande. E aí reside a piada do jogo. :)

Os manuais.
Em termos visuais é um jogo típico dos 8-bit da NES, coloridos q.b. mas limitados pela palete de cores, com muito blinking à mistura (os sprites piscam com frequência) e algum slowdown quando há muito objecto no ecrã em simultâneo. No entanto não deixa de ter um aspecto giro por isso, especialmente os jogadores que, apesar de ser quase todos iguais, têm todos ar de mauzões do bairro. Claro que se jogarem com a equipa dos Estados Unidos, por um motivo que me é desconhecido, todos os jogadores são diferentes.

Salganhada na grande área!
A nível sonoro, Nintendo World Cup tem quase sempre a mesma música do principio ao fim e apesar de repetitiva fica na cabeça. Não é de todo um incómodo mas para algumas pessoas é capaz de começar a bater mal. No que concerne a efeitos sonoros, não esperem nada do outro mundo, é o mínimo indispensável e chega.

Aquele acabou de sofrer um encosto.
Mas o que torna este jogo engraçado, divertido e acima de tudo viciante é a sua jogabilidade. Fácil de pegar, Nintendo World Cup serve para qualquer tipo de jogador, mesmo que não goste de futebol. A sua simplicidade é capaz de cativar o mais céptico dos jogadores e a sua dificuldade progressiva também ajuda. De início é muito fácil dar 99-0 aos Camarões mas fazer o mesmo contra a equipa final (Alemanha ou Argentina) é sempre um desafio. O grande problema deste jogo era mesmo as equipas, havia as muito boas, as médias e as muito más. Ou seja, não havia um equilíbrio. Jogar com os Camarões era como escolher o modo Very Hard se existisse. Jogar com a Alemanha era um Very Easy, em comparação. O que colmatava isto era o multiplayer, que até 4 jogadores proporcionava sempre grandes derby's. Especialmente quando já estávamos dentro da coisa e usávamos e abusávamos dos pontapés especiais (os de bicicleta), que 98% das vezes eram golo. Fora isto era bater no adversário à força toda até ele não se conseguir levantar do chão e claro, para os mais batidos, usar o mesmo efeito do pontapé de bicicleta nos cabeceamentos, uma vez que o "efeito do pontapé" era limitado por jogo para não haver grandes abusos. Contudo os abusos existiam sempre.

Vai ser golo!
Apesar de ser um jogo bastante velhinho, penso que ainda hoje tem a sua piada. Ok, dificilmente conseguiria jogar mais de 10 minutos mas durante esse tempo ia-me rir, certamente. Como tal, por fazer parte de uma excelente colectânea e ser um jogo divertido é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Mais e melhor, a longo prazo.




 MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

2 comentários:

  1. Como estou a fazer a retrospectiva da série, fiquei curioso e vim ver se tinhas uma análise a um destes jogos.

    Eu também não ligo muito a assuntos futebolísticos e não acho muita piada aos jogos mais realistas de futebol, mas jogos como este são o máximo.

    Este jogo é hilariante. Uma coisa que eu adoro é que, se der pancadas o suficiente nos jogadores, eles eventualmente deixam de se levantar. Parece que morrem mesmo. Tal como no Dodgeball, isto é uma batalha de proporções épicas que não deixa prisioneiros xD Há algo de muito engraçado em ver pessoal estendido no chão enquanto passeio até ao outro lado do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o único jogo da série Kunio-kun que tenho. Gosto especialmente de jogar com a Argentina, contra os Camarões, naquele campo cheio de pedras. A única personagem invencível é mesmo o guarda-redes. xD

      Eliminar