8 de fevereiro de 2011

Dino Crisis 2

Que grande bocarra!
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom (JP/EUA), Virgin Interactive (EU)
Director: Shu Takumi
Produtor: Hiroyuki Kobayashi
Artista: Kazunori Tazaki
Argumentista(s): Noboru Sugimura, Yosuke Hirano, Kishiko Miyagi
Compositor(es): Sayaka Fujita, Makoto Tomozawa
Plataforma(s): PlayStation, PC
Lançamento: 13-09-2000 (JP), 29-09-2000 (EUA), 24-11-2000 (EU)
Género(s): Survival Horror, Acção
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Memory Card (1 bloco por save), Compatível com Controlo Analógico, Compatível com função de vibração
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes, é excelente.

(Need new games! A verdade é essa. Daí esta minha demanda não ter fim assinalado...)

Mais uma em bom Português.
Saga. Uma palavra que aparece muito aqui neste espaço e que faz todo o sentido pois grande parte destes jogos fazem parte de uma. Hoje em dia, grande parte dos jogos que vemos no mercado, têm um 4 ou um 5 à frente do nome, ou por vezes, um subtítulo a reforçar o nome original. Automaticamente sabemos que fazem parte de uma saga, sendo sequelas ou prequelas, e provavelmente não se irão ficar por aí pois se vende, faz dinheiro e as empresas querem sempre mais. Mas nem todas as sagas se prolongam como deviam, ou em última análise, como nós jogadores desejávamos. O jogo de hoje é prova viva disso. Este jogo em questão chegou-me à colecção por volta de 2001, não sei bem em que circunstâncias, infelizmente. Poderá ter sido comprado ou na volta alguém me ofereceu o dito no meu aniversário. Sinceramente, não faço a menor ideia.
 

Manual e CD.
Dino Crisis 2 é um Survival Horror que está mais virado para a acção, fazendo que perca um pouco a mística inerente a este género de jogos mas ganhando em divertimento e replay. É uma sequela directa do primeiro jogo, onde mais uma vez Regina, a nossa agente de serviço, é destacada para uma ilha remota para saber o que se passa em Edward City, visto esta ter sido misteriosamente transportada no tempo, de volta à era dos dinossauros. O que era para ser uma investigação rapidamente se transformou numa missão de sobrevivência e salvamento, contando com a ajuda de Dylan Morton que tem um papel muito especial nesta aventura.

Regina faz aquilo que melhor sabe.
Na parte gráfica, Dino Crisis 2 reverteu algumas das inovações do primeiro jogo. Digo reverteu porque decidiram voltar a usar os cenários pré-renderizados, característicos da saga Resident Evil em vez de um ambiente completamente 3D. Na minha opinião resultou muito melhor, visto o próprio jogo ser bastante mais rápido do que o original. Por outro lado, os cenários estão extremamente detalhados em qualquer localização em que se encontrem, seja na selva, à beira-rio ou dentro dos inúmeros complexos militares e laboratoriais da ilha. As personagens também estão mais detalhadas e bastante mais ágeis em termos de movimentos, especialmente os dinossauros que são bem mais variados e em maiores quantidades (já para não falar no tamanho mas isso é surpresa). Em termos de cutscenes, a Capcom fez um excelente trabalho e dá gosto ver todos os momentos desde a intro do jogo ao final.

A nível de áudio, Dino Crisis 2 cumpre os requisitos standard, ou seja, boa música ambiente que consegue manter sempre a tensão enquanto a acção se desenrola e bom som no geral, desde as diversas armas até aos rugidos dos dinossauros, do mais pequeno ao maior de todos. Mas no geral, a música não fica na memória e creio que a intenção também não era essa.

O nosso amiguinho está de volta!
O que realmente destacou este jogo do primeiro e de outros dentro do género foi mesmo a jogabilidade. Rápida, intuitiva e frenética. Facilmente começam a jogar e o difícil mesmo é parar! Apesar de reter os elementos típicos deste género, como resolver alguns puzzles, procurar chaves e outros objectos para progredir e ocasionalmente derrotar inimigos de grande porte, a Capcom "injectou" uma espécie de aditivo "arcade" que tornou o jogo numa experiência alucinante. Em vez de tentarem fugir aos dinossauros, como acontecia no primeiro dada a escassez de armas e munição, neste vão andar à procura deles para os extinguir de vez. Tudo isto porque poderão adquirir um vasto arsenal em qualquer um dos save points do jogo. Para tal basta acumularem Extinction Points, que se conseguem ao irem matando dinossauros consecutivamente, sem quebrarem o ritmo. Quantos mais matarem, mais pontos ganham depois de saírem da área de acção. Se não forem atingidos, recebem um bónus. Se os matarem na altura em que estes vos atacarem, conta como counter e mais bónus recebem. É simples e eficaz. O arsenal à disposição também ajuda, pois há de tudo! Até podem usar duas armas ao mesmo tempo. Se porventura gostarem de poupar balas com os mais fraquitos, têm uma arma secundária para cada personagem: uma machete para Dylan e um bastão eléctrico para Regina.

À semelhança de Resident Evil, em Dino Crisis 2 também existem duas personagens jogáveis, sendo que por vezes controlamos Dylan e outras vezes, Regina. Dylan é mais forte como é de calcular mas também sofre mais por apanhar as áreas mais difíceis. A dada altura irão deparar-se com dois Dylan's mas isso faz tudo parte da história e dos cortes temporais resultantes da experiência conduzida na ilha, que despoletou isto tudo.

Dylan em apuros.
Para concluir a minha exposição, não há dúvidas que Dino Crisis 2 é um excelente jogo e uma boa adição para a saga. Mas como disse logo no inicio do texto, há sagas que não se prolongam e esta é uma delas. Depois deste, surgiu na Xbox, Dino Crisis 3. O problema é que foi um fiasco em todos os aspectos, desde os controlos manhosos à acção, que decorre... no espaço. Isto ditou a sentença de morte do que poderia vir a ser uma excelente série de jogos. Enfim, fiquei com os bons e este é certamente um JOGALHÃO DE FORÇA! :D

Amanhã, os macacos invadem o blog...

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

65 comentários:

  1. esse 3 seria o Dino Stalker? pq aquele jogo... (-.-)'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o Dino Stalker faz parte da série Gun Survivor que começou com Resident Evil Survivor na PlayStation (existindo também para PC, versão chinesa apenas). Daí resultaram depois o Survivor 2: Code Veronica X, Dino Stalker e Survivor 4: Heroes Never Die, conhecido no ocidente por Resident Evil Dead Aim (analisado aqui também no blog). :)

      Eliminar
    2. entendi, já joguei este Dead Aim. Tu possui um vasto conhecimento sobre RE, hein?! hahaha'

      Eliminar
    3. Yep, Resident Evil é mesmo a minha praia. :) E agora que li os Archives I e II fiquei a saber mais umas coisas sobre as quais tinha dúvidas (como o facto do Wesker ser apenas um dos 13 espécimes do Project Wesker e segundo consta, ainda há alguns vivos).

      Eliminar
    4. Uma coisa que não sabia. Provavelmente isso vai gerar pano pra manga ainda, nas próximas edições de RE, só que já me desliguei da saga, já não é mais o que deveria ser pra mim.

      Perdi muita coisa da história por não ter terminado o 1. Agora a única opção seria por meios pouco ortodoxos, se é que você me entende.

      Eliminar
    5. Entendo, e jogar agora o primeiro sem nunca o ter acabado é uma tarefa árdua por diversos motivos (aguentar o grafismo que envelheceu mal, juntamente com a jogabilidade). A versão de GameCube sempre melhora visualmente mas a jogabilidade é arcaica também.

      Eliminar
    6. Na verdade, a única coisa que me incomoda naquela jogabilidade é não ter o giro de 180°, coisa que tem no remake de Game Cube, mas eu não tenho um. :/

      Será que se acha na loja da Sony para o psp?

      Eliminar
    7. Na PSN, tanto na americana como na Portuguesa e do Reino Unido, estão lá os RE da PS1 por menos de €10/$10, cada um. É uma boa oportunidade para jogares o 1º. :) A versão de Nintendo DS tem o giro de 180° e a faca é usada como em RE4. Eu referi isso na análise que fiz ao jogo.

      Eliminar
    8. Interessante! vou correr atrás pra ver se os consigo. Nem sabia que tinha para o DS, mas também não tenho, o único console da Nintendo que ainda tenho é o SNES.

      Quase mudando de assunto, fico pensando porque será que não manteram no Code: Veronica, aquele sistema de dodges que a Jill tem no RE3. Pra mim aquilo botou uma nova dimensão de ação no jogo.

      Eliminar
    9. Pois, também não compreendo, tendo em conta que o CV saiu um ano mais tarde que o RE3, podiam ter aproveitado essa mecânica que era bem interessante.

      Eliminar
    10. Verdade. Costumava falhar quando ela ia em direção a parede e tomava o soco do Nemesis mesmo assim, mas era muito legal como quando a gente estava rodeado por uma moita de zumbis e os empurrava todos em vez de distribuir seu sangue para cada um.

      Hey Pedro, mudando de assunto de novo, você tem o Vita ou o 3DS? O que acha deles?

      Eliminar
    11. Tenho só a 3DS, por causa do Resident Evil - Revelations (que agora também vai sair para PS3 e lá terei de o jogar outra vez). A Vita está muito cara e não tem jogos nenhuns (sem ser o Uncharted - Gold Abyss)que justifiquem a compra por agora. A 3DS é uma boa máquina e já tem um catálogo bastante bom em termos de géneros.

      Eliminar
    12. Jura que comprou o 3DS só pelo RE? Incrível hahaha'
      Realmente, o Vita é praticamente um fracasso, vi o Silent Hill que lançou pra ele, que ESTRANHO! Diablo Hill o negócio!

      Realmente o 3DS já tem um bom arsenal, sem falar que o promissor MH4 é especialmente direcionado ao próprio. Apesar de você falar que tem uma boa variedade, só vi reviews de 3 jogos de 3DS aqui no seu blog. Não te interessam muito os títulos da Nintendo?

      Eliminar
    13. Já viste quantas consolas tenho? :) O dinheiro não dá para todas! Além disso na 3DS só me interessava o Revelations (os outros vieram por tê-los encontrado baratos), o Zelda por exemplo não é jogo que compre a menos que o veja muito barato pois já tenho Ocarina of Time's que cheguem na colecção. Já os Super Mario's queria tanto o 3D Land como o NSMB2 mas estão muito caros e são jogos que dificilmente baixam de preço, logo não são prioridade.

      Eliminar
    14. Hahahaha' verdade, deve ser difícil alimentar todas, estes jogos que você citou são alguns sonhos de consumo que eu tenho, mas o preço realmente é um impecílio. O problema é que eles nem tem um replay value muito grande, aí complica.

      E o lance 3D sem óculos do console, funciona legal? Nunca vi um na minha frente. :/

      Eliminar
    15. O 3D funciona bem no geral, há jogos que fazem melhor uso dessa funcionalidade do que outros. O Resident Evil Revelations com o 3D ligado fica porreiro, especialmente os efeitos de fumo, névoa e afins. Mas confesso que prefiro jogar sem 3D, aquilo cansa a vista e ainda quero ver bem sem óculos por muitos anos. :)

      Eliminar
    16. Deve ser bem legal! o Revelations é o que tem aquelas criaturas horrendas né?! pensei que a Capcom tinha parado de fazer RE's assustadores.

      Entendo. É só fazer de tudo pra nunca jogar de luz apagada, isso parece clichê de se falar mas realmente é muito nocivo á vista.

      Eliminar
    17. Sim, são umas criaturas novas fruto do t-Abyss (uma nova estirpe do vírus). Este é provavelmente o melhor RE dos últimos 10 anos e felizmente para todos nós vai sair em Maio para PS3, X360 e PC. :) É muito provável que compre a versão de PS3 para jogar em grande na televisão.

      Eliminar
    18. Jura cara? Eu vi pouca coisa mas eu vi que o clima era melhor, muito semelhante aos de antigamente. Vou ver se arrumo um para PC quando sair, pois não tenho os outros consoles. :/
      Mas infelizmente vai ser sem o 3D né? hahaha'

      Uma coisa que andei pensando Pedro, não ia ser muito melhor se todos os discos viessem do mesmo jeito que vem a UMD dos nossos PSPs? Além de proteger o disco, dificultaria a pirataria. Eu lembro de ter ficado surpreso quando os meus jogos chegaram, pois não sabia que era daquele jeito.

      Eliminar
    19. É possível que tenha o 3D. Afinal de contas há 3D na PS3, X360 e PC, é preciso é ter um ecrã e óculos 3D. :D Eu não concordo inteiramente com o que escreveste acerca dos UMD. Sim, estão mais protegidos contra pó, riscos e afins mas a pirataria é igual ou pior que a dos jogos em DVD/BluRay. E as PSP's são muito fáceis, hoje em dia, de crackar e jogar jogos pirateados.

      Eliminar
    20. Humm, não sabia disso. Mas TVs 3D são muito caras.

      Tenho que discordar Pedro, pois, um amigo meu que mora perto de casa, ele tem um XBOX 360 desbloqueado e joga jogos piratas. Ele simplesmente baixa o jogo por torrent e compra o dvd virgem. Pronto!
      Agora imagina se fosse necessário ter aquela proteção, não ia ser mais difícil ele ter que arranjar uma para cada jogo que baizasse? Não seria mais difícil para os que fabricam jogos piratas em massa ter que arranjar vários desses também?

      O PSP realmente é falho, mas isso não é culpa dos UMDs. Ouvi falar que é só colocar um arquivo lá que já desbloqueia na hora.

      Eliminar
  2. A pirataria na X360 é de tal forma elevada que até na net se consegue jogar com cópias piratas e sem ser detectado. E não te esqueças que há sempre meios de correr esses jogos pelo disco rígido sem necessidade de gravar DVD's, tal como acontece com a PS3. Sim, a PSP dá para desbloquear sem sequer perder a garantia e sem alterações directas ao firmware. Pessoalmente sou contra isso tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disso eu sei, esse meu amigo joga o COD MW3 todo dia online, e nunca teve problemas, mas a minha opnião é a mesma sua, porque como a pessoa chega e fala, "nossa minha série favorita é Final Fantasy", quando ela nunca deu um centavo para o desenvolvimento do jogo? Lamentável né?!

      As pessoas falam que jogam piratas porque são pobres. Que pobre é esse que tem computador e internet banda larga? Realmente os jogos aqui no Brasil são absurdo, isso dificulta MUITO as coisas.

      Eliminar
    2. Nisso concordo contigo, têm dinheiro para terem PC e internet de banda larga mas comprar um jogo original não. -_-; Tudo bem que os jogos são caros, aqui em Portugal é a mesma coisa mas há alternativas como as lojas online onde se poupa imenso dinheiro e em vez de um compram-se 3 ou 4. Realmente quem pirateia não é de todo um apreciador senão tinha uma postura bem diferente.

      Eliminar
    3. Verdade, mas realmente não há o que fazer. Ainda bem que eles ainda não conseguiram desbloquear o 3DS.

      Pedro, qual o valor que se acham esses dois jogos para comprar aí em Portugal? Só pra você ter uma idéia dos preços aqui

      New Super Mario Bros 2: 45 euros
      Resident Evil Revelations: 34 euros

      (eu converti os valores)

      Eliminar
    4. Os preços desses dois na Fnac (uma das lojas mais conhecidas por cá):
      - Resident Evil: Revelations (3DS) €49.99
      - Resident Evil: Revelations (3DS) + Circle Pad Pro €59.99
      - New Super Mario Bros. 2 (3DS) - €44.99

      Os preços são semelhantes. Mas por exemplo, um amigo meu comprou o Resident Evil com o Circle Pad a 30 euros num hipermercado pois estava em promoção.

      Eliminar
    5. Entendo, entendo. Tem mais caros ainda aqui, em lojas maiores e mais famosas, os preços que te passei são só uma média.

      Fiquei sabendo de um lance do New Super Mario Bros. 2 que é o seguinte, existe meio que um objetivo no jogo de pegar TODAS as moedas do jogo! Provavelmente você já sabia disso, mas o legal é que finalmente tem replay value bom. Pra mim se sair o MH4 em inglês eu compro o 3DS.

      Tu não se sente tentado a comprar esse NSB2 não? Sentir aquela nostalgia com um bom toque de modernidade...

      Eliminar
  3. Eu bem queria comprar o NSMB2, tal como o NSMB da DS, o 3D Land de 3DS e o da Wii mas como não baixam de preço por nada, gasto o $ noutros jogos que estão na minha wishlist e sempre ficam mais baratos ao final de algumas semanas/meses após o lançamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo. Tá difícil jogar jogos da Nintendo no ocidente, mas eu prefiro comprar um desse do que um desses jogos overrated tipo o novo DMC, que eu achei muito sem rosto, bem nada a ver com DMC. Gostou dele?

      Tinha a sua wishlist aqui no blog, você tirou? E esse The Last Story que você tá jogando, é bom mesmo como dizem? Ouvi falar que tem um parecido muito bom pra X360, que é o The Last Odissey

      Eliminar
    2. Ainda não joguei o DmC, só a demo e gostei bastante. Está com o mesmo ambiente e jogabilidade dos antigos embora tenham modificado um pouco a história em termos de eventos e personagens, pelo que li. Mas creio que estão no caminho certo. O The Last Story é um JRPG diferente daqueles a que estamos habituados, com uma mecânica muito específica e que o diferencia de qualquer outro jogo do género. Digo-te já que não tem nada a ver com o Lost Odyssey, nem sequer em jogabilidade. Quanto à wishlist, retirei-a pois já era muito grande mas continuo a mantê-la em papel. :D

      Eliminar
    3. Olha só, a jogabilidade, ambientação e as músicas são realmente muito boas, mas odiei o jeito como eles mudaram a história e os personagens. O Dante tá sem nenhum carisma. Não te aconselho a comprar, vê se um amigo seu compra e te empresta.

      Você me deixou curioso! Vou ver um vídeo gameplay dele. Ops, sorry, não sabia o nome do jogo. Eu lembro de ter visto um rpg do Wii U que a personagem principal meio que previa o futuro, inclusive no meio da batalha quando algo podre tava para acontecer. Conhece?

      E o Wii U Pedro, se interessou?

      Eliminar
    4. Eu como gostei da demo é certo que vou comprar o DmC. De momento não há nada na WiiU que justifique a compra. Quando anunciarem um Zelda novo (anunciaram o remake do Wind Waker que para mim é um dos Zelda que menos gostei) ou um Metroid novo, eu penso em comprar uma. Até lá, fico-me com as consolas que tenho. Esse RPG de que falas também não faço ideia qual seja. :x

      Eliminar
    5. Se as produtoras aprveitarem bem as funções do controle vai ser um console e tanto. Tem o Super Mario Bros U por enquanto só, mas é certo que sai mais uns Zeldas, Marios estilo Galaxy e quem sabe (torço muito), Donkey Kong também. Olha cara, não sei se sou do contra falando isso, mas preferi o A link to the past comparado ao Ocarina, que é idolatrado pelo mundo todo.

      Eu não acredito que você nunca viu! Chama-se Xenoblade, MORRO de vontade de jogar. Olhe:

      https://www.youtube.com/watch?v=fY5N5sX5t-4
      e aqui:
      https://www.youtube.com/watch?v=fY5N5sX5t-4

      Eliminar
  4. Ah! O Xenoblade Chronicles! Esse é para Wii, faz parte da Operation Rainfall que incluía o The Last Story, Pandora's Tower e Xenoblade Chronicles. Dos três é o único que não ainda tenho, não o achei barato mas tenciono comprá-lo assim que puder pois já me disseram que é excelente. Para a WiU anunciaram um muito parecido, ainda sem nome, que dá também ares a ser sequela do conhecido Xenogears da PlayStation. Fica aqui o vídeo, que está brutal! :)

    http://www.youtube.com/watch?v=6GxUMMGyZcM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pra Wii mesmo, eu que escrevi errado. Pandora's Tower? Nunca ouvi falar deste. Mas o Xenoblade realmente parece ser incrível, morro de vontade de ter um Wii também. Clássicos que só ele tem como Mario Galaxy, DK Returns, Super Metroid, entre outros que parecem ser muito bons pelos vídeos que vejo.

      Vou baixar o vídeo para ver em casa, pois estou no serviço agora e amanhã eu te falo.

      Eliminar
    2. A Nintendo tem sempre aqueles exclusivos que valem sempre a pena! Super Mario, Metroid, Zelda e Star Fox, são sempre motivos para eu comprar uma consola Nintendo. :)

      Eliminar
    3. Verdade, e a qualidade é quase sempre a mesma. Um negócio legal que eu ouvi sobre o Mario é que eles deram aquela boina pra ele, porque era muito difícil fazer cabelo com aquela tecnologia, e deram um bigode pra não precisar fazer a boca dele mexendo enquanto fala pra não dar trabalho também. O resultado de tanta preguiça é algo que eu não consigo imaginar diferente de forma alguma! hahaha'

      Esse "X" promete hein, Pedro?! Realmente me parece ser bem promissor. Mas será que vai ser a Square Enix que irá produzir? Porque todas as sagas que eles possuem (Chrono, Mana, SaGa, Vagrant Story, FF Tactics, Grandia, Dissidia, Valkyrie Profile), foram deixadas de lado para nos agraciar com o "grandiosíssimo" FF XIII. -.-'

      Eu ia falar Dragon Quest também, mas tá saindo o Dragon Quest X já pra Wii U (e Wii se não me engano).

      Eliminar
    4. Não, é produzido pela Monolith, a Square já não faz JRPG's de jeito infelizmente. Dragon Quest é série que não gosto, apesar de ser do mesmo género, nunca tive interesse. Sei que são bons jogos mas não me apelam.

      Eliminar
    5. A Square bem que podia ceder as sagas Chrono e Grandia para outras empresas produzirem também, eu anseio muito por outra edição da saga Chrono, apesar de que Chrono Cross é bem fraco, Chrono Trigger foi simplesmente lendário.

      Eu te entendo, nunca fui fã de dragon quest também não, mas citei por ser reconhecido como um bom jogo e tal.

      Eliminar
  5. Hmm seria bom seria, mas também já vimos a Square abrir mão das suas sagas (como por exemplo com o terceiro jogo da série Parasite Eve) e o resultado não foi grande coisa (já analisei o jogo aqui no blog). Também é difícil fazerem algo relacionado com Chrono Trigger, esse foi provavelmente um dos melhores jogos de sempre e é complicado igualar. Uma equipa de fãs estava, há uns anos atrás, a fazer um remake mas a Square rapidamente fez com que o projecto deixasse de existir. Não sei se sabias mas fica aqui o link do que sobrou: http://www.opcoder.com/projects/chrono/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 3rd birthday não foi tão bom mas é melhor do que nada que é a única coisa que a gente tem recebido ultimamente.

      Nossa, partiu meu coração ver aquelas imagens. Nunca pensei que veria o Chrono em 3D. *-* Até baixei o trailer aqui, vou ver depois. Mas pensa uma coisa comigo Pedro, tudo bem, Chrono Trigger é um dos melhores jogos já feitos e é muito difícil fazer algo que sustente um nome tão forte. Mas cara, è a fusão da Square e da Enix, imagina só a equipe que eles possuem, o poder, dinheiro. Eu garanto que com as idéias e pessoas certas a gente teria um outro grande jogo. Poder pra isso a Square tem.

      Não sei se já ouviu falar, mas fizeram uma "continuação" do Chrono Trigger original, chamada Crimson Echoes

      http://chronotriggerproject.blogspot.com.br/2011/02/chrono-trigger-crimson-echoes.html

      Pelo o que todos falam e pelo pouco que vi, a qualidade tá muito alta, uma pena não poder jogar ele no meu SNES. :/

      Eliminar
    2. A fusão entre a Square e a Enix já foi há tanto tempo que muitos dos elementos de ambas já bem fazem parte da actual SquareEnix. Por exemplo, parte dos criadores de Final Fantasy, incluindo o criador da saga, fazem parte da Mistwalker que fez o Lost Odyssey e o The Last Story. É normal que os jogos actuais da SE não sejam grande coisa. Quanto ao Chrono, já conhecia esse projecto há bastante tempo e é bem interessante. A única maneira de jogar isso na SNES é arranjar um cartucho que permite escrever a ROM na memória e fazer bypass à protecção que a consola tem contra cópias. É coisa para haver no eBay mas não ser barata, logo a emulação servirá o propósito.

      Eliminar
    3. Entendo, entendo. Eu acho que a única saída seria a Square abaixar a cabeça e tentar trazer o povo de volta. Você acha que, digamos em um longo prazo, a SquareEnix tá fadada ao fracasso com jogos tão fracos? (Salve os remakes e os fan services).

      É bem interessante mesmo. Dizem que o único contra do jogo é o Chrono falar como um personagem normal. Apesar de a saga Chrono ter o personagem principal silencioso, eu prefiro assim.

      Realmente servirá, pois tenho um joystick para pc, ai já se quebra um pouco do gelo de jogar fora do console.

      Eliminar
    4. A SquareEnix já há muito que aposta também como editora. Um desses casos é o Deus Ex Human Revolution, que até teve muito boa recepção. Logo a meu ver não acredito que esteja condenada ao fracasso no geral, poderá é fazer menos concorrência a outros estúdios que produzem bons RPG's.

      Quanto à emulação, sempre joguei com comando no PC, mesmo ainda no tempo que não se utilizava USB. Hoje em dia é bem mais fácil e uso o comando da PS2, com um adaptador USB que funciona tanto no PC como na PS3. Mas é muito raro jogar em emuladores, só mesmo coisas fan-made como esse do Chrono ou por exemplo o remake do Metroid II, que podes experimentar a demo. O link está aí na lista de links comoProject AM2R - Another Metroid 2 Remake. :)

      Eliminar
    5. Desculpe a demora
      Entendo o que quer dizer. Mas que vai perder poder isso vai.

      Interessante vou dar uma olhada nesse remake, é sempre bom jogar Metroid. :) Mas esse do Chrono, você chegou a ir muito longe no jogo?

      Eliminar
    6. Este remake do Metroid II está cada vez melhor! Já terminei a demo e aguardo ansiosamente pela versão final. Este Chrono só joguei um bocado e foi por curiosidade (vi o rom na romset completa de SNES e fique curioso) mas não fui longe nem tão pouco tenho vontade de o acabar. Prefiro jogar mais uma vez o original, até porque ainda não terminei a versão de DS (que é praticamente igual à de PlayStation).

      Eliminar
    7. Pus para baixar agora o Metroid. ^^
      Para retribuir (provavelmente você já viu):
      http://www.oldschoolgamer.com.br/materias/street-fighter-x-mega-man/
      Adorei essa edição! Só achei muito fácil (exceto o Ryu).

      Olha, o original é incrível, mas ainda sim quero terminar esse Crimson Echoes, pois é sempre bom ouvir uma nova história.

      Eliminar
    8. Obrigado mas já conhecia esse excelente tributo dos fãs do Blue Bomber. Acabei-o há pouco tempo até. Não é tão difícil quantos os originais mas é um desafio, especialmente lutar contra o Sagat ou o Akuma que requer uns quantos Perfects nos bosses anteriores. :)

      Eliminar
    9. Eu ainda não o terminei, só lutei contra alguns boss, mas ficou realmente incrível, é como se fosse feito na mesma época que os outros. Pra mim que sou da velha guarda não é muito difícil, mas pra quem chegou "agora" nos games realmente não é coisa fácil.

      Já ouviu falar em um jogo chamado I wanna be the guy?

      Eliminar
    10. É preciso os fãs fazerem um jogo pois a Capcom já não os sabe fazer como antigamente. Esse que referiste não conhecia mas já tive a ver vídeos e é daqueles para arrancar cabelos.

      Eliminar
    11. Hahaha' concordo. Pelo menos Monster Hunter tá indo bem. O problema é que agora eles tão colocando um dragão que cospe vírus que infecta outros monstros, e eu tô com medo disso ficar estranho.

      Quanto a esse jogo, tem uma parte lá que gastei umas 15 vezes pra passar. Um amigo meu gastou aproximadamente 60! A dificuldade é de se comparar com aqueles Marios Kaizo, os quais eu nem bem sei o que fazer.

      Eliminar
    12. A única coisa que gosto nesses jogos é ver vídeos da malta a jogar. Eu jogá-los nem pensar, ainda tento manter a sanidade mental por mais uns anos. xD

      Eliminar
    13. kkkkkkkk' O segredo é não levar a sério, rir das suas próprias mortes, porque senão tu fica louco mesmo. Tem umas partes lá que você para e fala, mas porque tá tão calmo? Aí cai um meteoro gigantesco em cima do coitado. Eu começo é a rir mesmo.

      Você joga Dark Souls? Eu ouvia falar tanto que aquele jogo era dificílimo, mas fui ver nem é tanto assim. E você, o que achou?

      Eliminar
    14. Não, não tenho o Dark Souls nem o antecessor, Demon Souls. São jogos que não me atraem tanto pelo ambiente como pela dificuldade. Sou apologista de que um jogo é para uma pessoa se divertir e não irritar. Qualquer um destes jogos não é coisa que me divirta.

      Eliminar
    15. Olha Pedro, concordo com você, diversão é o mais importante, por isso amo os jogos da Nintendo. Só que tem um porém. Qual a graça de jogar um jogo sem desafio, que não é recompensante? Que é só andar, bater e zerar? Pra mim o auge do video-game é quando você faz aquela coisa super difícil e se acha o máximo por tal feito e quer contar pra todo mundo. :D

      Eliminar
    16. Depende muito do jogo. Por exemplo, um Zelda não tem de ser difícil para ser bom e aliás nenhum é. Agora um Ninja Gaiden se não for difícil não tem muita piada. Mas se for dada a hipótese de escolher a dificuldade, melhor ainda, mais pessoas terão oportunidade de desfrutar do jogo. Acho que todos os jogos deviam ser assim.

      Eliminar
    17. Acho que a dificuldade do Zelda tá mais em descobrir o que fazer, tanto para onde ir como em métodos para matar um boss, nem precisa mais do que isso.

      Não tenho nada com a vida de ninguém sabe, mas pra mim, colocar o jogo no very easy e jogar só por jogar, é jogar o dinheiro e o tempo fora.

      Eliminar
    18. Sim, jogar em Very Easy não é coisa que faça a não ser depois de ter terminado o jogo em Normal ou Hard e me falte apanhar alguma coisa extra ou fazer algum troféu e assim perco menos tempo a tentar. Mas há pessoas que preferem jogar nestas dificuldades mais fáceis por diversos motivos, sejam eles tempo, paciência ou mesmo não terem jeito para os jogar em Normal ou acima disso. Compreendo perfeitamente o ponto de vista deles.

      Eliminar
    19. Acho que dá pra entender sim. O problema sou eu que levo a sério demais esse lance de dificuldade mesmo. Eu estou com 21 e jogo desde os 4, então acaba que eu preciso de coisas diferentes pra me satisfazer.

      Estou jogando nesse momento o Crisis Core. Você achou que ele valeu o nome do FFVII?

      Eliminar
    20. Eu gostei do Crisis Core, penso que a minha pequena análise aqui no blog não deixa margem para dúvidas. Tem alguns defeitos mas nada que arruíne a experiência. No entanto prefiro o Dirge of Cerberus, que tanta gente odeia.

      Eliminar
    21. Vou ver sua análise agora. :) Nossa eu gelei todo quando vi a Aeris! hahaha'

      Olha, a jogabilidade do Dirge é melhor, mas a parte do enredo na qual o Crisis Core se passa é mais interessante. Não que o enredo do Dirge seja ruim, longe disso, é um dos meus jogos preferidos.

      Queria saber de uma coisa, e talvez você tenha a informação, é quanto os enredos do Crises Core, Dirge of Cerberus e Advent Children. Você acha que já tinham sido todos planejados pelo Hironobu Sakaguchi e sua equipe? Ou será que ainda existe gente na Square competente o suficiente pra conseguir boas histórias assim?

      Eliminar
    22. Isso é uma boa questão. Eu creio que quando lançaram o FFVII não estavam à espera de uma recepção tão calorosa nem que o jogo tivesse tanto sucesso. Se virmos bem, foi o primeiro Final Fantasy a ter "expansões" dentro do mesmo universo e só mais tarde é que vimos isso acontecer com outros como o X-2, IV After Years e XIII-2, por exemplo. Portanto não creio que tivesse sido algo planeado inicialmente. Quanto a haver gente que consiga boas histórias actualmente, já é algo que tenho dúvidas, considerando estes últimos jogos da saga mas é possível que ainda existam uns iluminados. No caso do FFVII, é um daqueles jogos que tem um universo fantástico, como muito para explorar para além do que já se fez e para mim é o melhor até à data.

      Eliminar
    23. Realmente, tanto que o deixarem de lado para dar atenção ao Chrono Trigger, o que eu achei bom, mas não que CT seja melhor que FFVII, mas é que o CT fez o que melhor poderia se fazer no SNES, quanto ao sistema e tudo mais. Já o FFVII não poderia ficar sem os CGs que, mesmo que fracos devido a época, aparecem em cenas que não poderiam ser "deixadas de lado", como a da morte da nossa querida vendedora de flores.

      Mas quanto ao assunto em questão, o Sakaguchi saiu em 2004, o Advent Children foi em 2005, Dirge em 2006 e Crisis Core em 2007. Pode ser que uma parte da equipe dele permaneceu e dirigiu as coisas, ou já tinham o pedido fazer mais da história antes ou depois dele sair, ou então quem sabe, ainda existe gente na Square que, se caso se esforçarem (muito), conseguem fazer algo bom. Mas considerando o FFXIII, acho que eles estão lavando banheiros ou servindo café lá na Square.

      Eliminar
    24. O FFXIII é uma das maiores nódoas de sempre no reportório da Square. Tentaram remediar com o XIII-2 que é muito melhor mas ainda assim não chega a ser excelente como os antigos até ao VII.

      Eliminar
    25. Diria eu que é a maior. E ainda não tenho nenhuma expectativa para com o XIII-3. Já estou bem jogando a versão para PSP do FFI.

      Eliminar