13 de maio de 2011

Street Fighter II Turbo

Quando não há capa, eu resolvo!
Desenvolvido por: Capcom 
Publicado por: Capcom
Produtor: Yoshiki Okamoto
Designer(s): Akira Nishitani (Nin Nin), Akira Yasuda (Akiman)
Compositor(es): Yoko Shimomura, Isao Abe, Yoshihiro Sakaguchi
Plataforma(s): Virtual Console, Super Nintendo
Lançamento: Agosto de 1993 (Original), 25-06-2007 (EUA), 20-07-2007 (EU), 10-07-2007 (JP)
Género(s): 2D Fighting
Modos de jogo: Modo torneio para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores
Media: Cartucho de 16-megabit, Suporte Digital
Funcionalidades: Suporte para dois jogadores
Estado: Incompleto (falta a caixa original apesar de ter feito réplica)
Condição: Boa, manual com marcas de utilização
Viciómetro: Nem sei quantas vezes o acabei, não consigo contabilizar.

(Esta análise aplica-se a ambas as versões do jogo que tenho na colecção.)

Parte de trás reproduzida o melhor possível.
Que os jogos de porrada não são novidade por estas bandas já se sabe, pois além dos que já foram publicados, muitos mais estão para vir. Porém há alguns que se destacam dos demais por serem especiais em todos os aspectos e terem chegado a um patamar de excelência que muitos poucos conseguem. Podem pensar que este tipo de jogos é sempre a mesma coisa mas são as pequenas diferenças que os distinguem e separam o trigo do joio mas para tal é preciso ter calo. O jogo de hoje é um daqueles que merece um pedestal para si só pois está num nível que poucos alcançarão. Este exemplar, para grande tristeza minha, apresenta-se em formato digital apesar de o ter tido em suporte físico mas não sei porque me livrei dele. Uma parvoíce minha qualquer. Este foi adquirido na Wii Shop Channel, algures em 2008, mais coisa, menos coisa. Posteriormente, algures entre Janeiro e Fevereiro de 2017 arranjei o cartucho original por 14.95€ na Play N' Play.


Manual e cartucho.
Street Fighter II Turbo foi o primeiro upgrade do jogo na SNES, trazendo uma agradável quantidade de novidades. Tal como o anterior, é uma fiel recriação do jogo das arcadas, tentando manter-se o mais parecido possível a este em todos os campos. Eu digo mesmo que as versões de SNES são as melhores até hoje, existindo algumas nitidamente superiores mas que não têm o mesmo carisma nem nostalgia por terem saído já fora de prazo. A história, bem, essa gira em torno de um torneio como já devem saber pelo que não vou fazer comentários acerca da mesma.

E este idem aspas.
Em termos visuais, SFII Turbo sofreu um ligeiro makeover que passou pela mudança da palete de cores, estando agora os cenários com um contraste ligeiramente mais agressivo na medida em que as cores estão mais fortes e alguns elementos foram adicionais, enquanto outros foram removidos (as placas de madeira no cenário do Ryu). Por outro lado, as nossas personagens mantêm-se iguais, tendo sido utilizados os mesmos sprites do jogo anterior mas com algumas animações novas no caso de certas personagens e claro, novas variações de cores para os respectivos fatos. A fluidez mantém-se, sem quebras mantendo a acção sempre constante. Ainda nas diferenças cosméticas, o ecrã de selecção teve direito a novas imagens de alguns lutadores, com bastante melhor aspecto.

Rivalidade eterna...
Sonoramente, SFII Turbo continua com a mesma banda sonora do jogo anterior, com pequenos arranjos em algumas das faixas mas no geral mantendo a excelente qualidade a que a SNES nos habituou neste campo. Na minha opinião, a banda sonora deste jogo bate a versão de arcada aos pontos e nem vale a pena questionar acerca disso. Os efeitos sonoros também foram aproveitados ainda que tenham sido revistos alguns pormenores como por exemplo a intensidade das vozes num golpe especial como o Ha-Do-Ken, consoante o botão pressionando. No antigo, a força do botão correspondia à intensidade da voz, neste esse pequeno pormenor foi removido. Fora isso adicionaram ainda alguns sons e vozes novas para corresponder às modificações feitas nas personagens.

Guile faz a depilação a Zangief.
Algo que teve mudanças significativas foi a jogabilidade muito por "culpa" da função Turbo que permite ao jogador ajustar a velocidade do combate. Todos nós sabemos que a versão original de SFII era lenta por defeito mas com esta nova versão, isso deixou de existir. Tanto podemos jogar à antiga, no modo Normal como acelerar as coisas um bocado tornando os combates ainda mais frenéticos, no modo Turbo. Por outro lado, podemos escolher os bosses, coisa que no anterior não dava, conferindo assim mais quatro personagens à selecção.

O maior BOSS do MUNDO!
Contudo os bosses não têm um final individual como as outras personagens. Para além da velocidade estupidamente rápida e dos bosses, algumas personagens foram presenteadas com alguns golpes novos para as tornar ainda mais dinâmicas (ou chatas quando lutamos contra elas). Ao jogarmos em Vs., podemos agora escolher a mesma personagem que o adversário sem ter de recorrer a um código para activar essa opção, como acontecia no anterior. No entanto, esse mesmo código continua a funcionar neste jogo permitindo juntar mais seis estrelas de velocidade às quatro iniciais e até desactivar os movimentos especiais das personagens. O jogo em quatro estrelas já é rápido demais, imaginem com dez...

Blanka carrega baterias nas horas vagas.
Há uma coisa da qual tenho certeza absoluta, Street Fighter II Turbo é o meu jogo de luta 2D favorito pois tem um valor nostálgico do tamanho do mundo. Por outro lado é um jogo que ainda hoje se joga bem apesar das limitações face a outros do género mais actuais. Mas são essas limitações que o tornam bom pois a escassez de "chulice" em termos de golpes e contra-ataques, separam os bons jogadores dos comuns. E penso que só por isso é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã, ninjas na Nintendo DS! :D

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

3 comentários:

  1. Este foi o primeiro e dos poucos jogos que joguei numa SNES real, já há uns valentes anos atrás, por aí em 1995, na minha escola EB 2,3. Bons tempos!

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me perfeitamente de quando o jogo saiu ter também saído uma colecção de cromos deste jogo para colar numa caderneta em que os primeiros a completa-la poderiam ganhar em casa uma maquina arcade com este jogo ou então uma versão para as consolas.

    Muita nostalgia me trás este jogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A caderneta, se a memória não me falha, é do Super Street Fighter II Turbo de arcada. Lembro-me de ter completado essa na altura mas não sei o que lhe fiz senão estaria aqui ao pé da colecção. Tenho é pena de não ter este de SNES original mas pode ser que o arranje um dia destes. :) (Peço desculpa pela resposta demorada, estive sem PC).

      Eliminar