26 de julho de 2011

Street Fighter EX2 Plus

Dois conhecidos na capa.
Desenvolvido por: Arika
Publicado por: Capcom
Artista: Minato Koio
Compositor: Motoi Sakuraba
Plataforma(s): PlayStation, Arcade
Lançamento: 22-12-1999 (JP), 30-12-1999 (EUA), Algures em 1999 (EU)
Género: 3D Fighting
Modos de jogo: Modo Arcade para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores, Outros modos de jogo
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (1~8 Blocos)
Estado: Completo
Condição: Mediana, apresenta marcas de uso
Viciómetro: Joguei-o muito pouco, acabei apenas com duas ou três personagens.

(Ainda esta semana, novos jogos deverão chegar, espero eu!)

Nem um autocolante.
Hoje é dia de Jogalhões Flash, que é o mesmo que dizer, uma coisa assim muito rápida até porque não joguei muito o título que trago até aqui hoje. Este faz parte da longa série Street Fighter que deu origem a várias sub-séries, desde os Alpha até aos EX. O jogo de hoje é um dos que faz parte da curta série EX e este exemplar aterrou-me literalmente na colecção, tendo sido doado por um amigo que o tinha e nem sabia de quem era. Agora é meu! :P


Street Fighter EX2 Plus é mais um jogo de porrada a 3D, algo que naquele tempo era um bocado estranho à série em questão mas funcionava razoavelmente bem. Sinceramente não prestei atenção nenhuma à pouca história que possa existir mas é o mesmo do costume: um torneio, vários lutadores com motivações pessoais e um mauzão do qual todos se querem vingar. O resto é pancadaria e mais nada.

Manuais, disco e papelada.
Visualmente, SFEX2 Plus não é nada do outro mundo mas destaca-se do anterior por ter um grafismo mais polido, onde os modelos tridimensionais das personagens são mais redondinhos, tendo um aspecto bem melhor. Há também um notório aumento da velocidade de jogo pois o primeiro era um tanto lento e parecia estranho. Este melhorou nesse aspecto e os 60 frames constantes mantêm a acção a fluir em grande. Os cenários é que continuam um bocadinho insípidos, com uma imensa sensação de profundidade mas ao mesmo tempo de vazio.

A nível sonoro diria que é um jogo bastante sólido, com uma boa banda sonora, adequada ao género e todo o som em geral, tanto a nível de porrada como de vozes, é bastante competente, fazendo com que esta mistura resulte bem.

Ryu acerta em cheio na bochecha!
Se jogaram os Street Fighter "clássicos" não terão grande dificuldade em jogar este pois a fórmula é a mesma. O 3D é algo meramente cosmético pois a jogabilidade é 2D, como se gosta. Os golpes são praticamente os mesmos e elaborados da mesma maneira. O que realmente confere alguma variedade no meio disto tudo são as novas personagens, não presentes nos clássicos, que têm quase todas um bom reportório de golpes e são bastante fáceis de "utilizar". Só é pena não se terem aproveitado estas para os jogos mais recentes. Os lutadores vão desde alguns velhos conhecidos da saga, a outros tantos do primeiro EX, bem como uns quantos novos exclusivos desta saga. Este título introduz algumas novidades em termos de mecânica, relativamente ao original. Para além dos Super Combos, Super Cancels e Guard Breaks, foram introduzidos os Excel Combos, que nos permitem encadear golpes básicos e especiais dando origem a novos combos. É como pensar um pouco nos Custom Combos de SFA3. Contudo não podemos ligar um golpe com outro igual, nem tão pouco cancelar golpes com outros. Outras novidades dizem respeito a personagens secretas, um modo de jogo chamado Director Mode e um mini jogo de bónus onde andamos a esmagar meteoros.

Não sendo o melhor jogo do género, Street Fighter EX2 Plus é razoável para aquilo a que se propõe, não conseguindo agradar a todos. Na minha opinião, o primeiro é bem melhor do que este mas ainda assim não é para todos. Claro que estando na colecção já se sabe que é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Mais zombies e alguma cooperação, aqui, amanhã. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

4 comentários:

  1. Esta série nunca me chamou muito à atenção, para mim Street Fighter sempre terá aquele look "anime". Em relação à mecânica de jogo não tenho muito a dizer, visto que só o joguei uma ou outra vez...

    ResponderEliminar
  2. O look anime apareceu com a série Alpha, a minha favorita. Ainda assim nada bate os clássicos.

    ResponderEliminar
  3. quem joga jogos de luta casualmente provavelmente prefere MK, pela simplicidade. Mas quando vc se aprofunda no negócio e vê a dinâmica que SF propõe, não há como negar que é a melhor série de jogos de luta, sendo o Alpha 3 o meu preferido.

    Quanto ao jogo em questão, esse SF comparado aos outros é deprimente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em questão de campeonatos nível profissional, guilty gear é o melhor jogo.

      Eliminar