10 de setembro de 2011

Lord of Arcana [Slayer Edition]

Estas são iguais.
Desenvolvido por: Access Games
Publicado por: Square Enix
Compositor(es): Nobuo Uematsu, Kenichiro Fukui, Satoshi Henmi, Hitoshi Sakimoto
Plataforma: PlayStation Portable
Lançamento: 14-10-2010 (JP), 25-01-2011 (EUA), 04-02-2011 (EU)
Género(s): Action Role Playing Game, Hack 'n Slash
Modos de jogo: Modo história para entre um a quatro jogadores via Ad-Hoc
Media: Universal Media Disc (1.5GB)
Funcionalidades: Instalação no Memory Stick para reduzir tempos de loading, Gravação de progresso no Memory Stick (352KB mínimo), Compatível com Wireless para entre 2 a 4 jogadores, Compatível com Ad-Hoc Party na PS3.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Ainda o estou a jogar e vai demorar até o concluir.

(Parece que hoje está de chuva...)

Atrás diferem ligeiramente.
Há uns anos começou a moda dos MMORPG, movendo multidões, causando polémicas e um rol sem fim de outros acontecimentos. Pessoalmente nunca fui muito à bola deste género, até porque quanto mais gente, mais confusão e eu cá gosto é de sossego. Também não sou muito fã do multiplayer online salvo raras excepções, prefiro tudo entre amigos e saber com o que posso contar. Obviamente este género, que é muito popular nos PC's, rapidamente se estendeu às consolas, ainda que o sucesso não tenha sido semelhante, nem de perto, nem de longe. Ainda assim existem vários jogos que apostam neste conceito mas numa fórmula muitíssimo reduzida. O jogo de hoje ilustra um pouco esse cenário. Este exemplar que possuo foi comprado numa loja online, como já é hábito, por cerca de 12 euros. Visto ser a Legacy Edition, para além do jogo vir numa caixa de cartão, faz-se acompanhar de um belíssimo artbook de capa dura e ainda um mini CD com a banda sonora. Também traz um voucher de 50% de desconto na compra da cópia digital de Crystal Defenders. Não lhe dei uso pois não me interessava.


Manual, vouchers e UMD.
Lord of Arcana é um jogo que tem imensas semelhanças com outros do estilo, nomeadamente com a série Monster Hunter e o mais recente God Eater Burst. Quero com isto dizer que basicamente andamos a caçar monstros, alguns pequenos, outros gigantescos. A história decorre no reino de Horodyn e gira em torno de uma pedra mágica de nome Arcana, que se diz conferir grande poder mágico a quem a possuir. Como é normal, neste mundo para além de humanos existem enormes bestas que povoam o território e para tal, como Slayers, temos de os caçar para conseguir atingir o nosso objectivo final.

Artbook e mini CD musical.
À semelhança de outros títulos recentes de PSP, Lord of Arcana tem uma parte visual bastante cuidada e bonita. Os cenários, apesar de um pouco repetitivos, estão bem pormenorizados e com detalhe q.b., bem como o nosso porto de abrigo conhecido por Puerto Carillo, onde podemos "descansar" e tratar de outros assuntos. As personagens estão também bem concebidas, dotadas de boas animações, fazendo com que a acção decorra sem grandes entraves. Destaco em particular os monstros, nomeadamente os bosses que atingem proporções enormes num ecrã tão pequeno mas ainda assim não descuram todo o detalhe a que têm direito. Neste aspecto, Lord of Arcana é impecável. Por vezes a câmara atrapalha um pouco mas sendo manual, temos toda a liberdade em controlá-la e corrigir possíveis falhas.

Sonoramente não é nada de espantoso mas a banda sonora é adequada à acção, com uma boa selecção de músicas, tanto para a parte de andarmos pelos cenários como nas batalhas. Não é de todo memorável mas é agradável ao ouvido. Os efeitos sonoros e afins também cumprem o seu papel sem deslizes embora não exista qualquer espécie de voice-acting, algo que também não se justificava para o tipo de jogo que é.

A primeira grande batalha.
A jogabilidade é bastante parecida à de Monster Hunter mas com algumas inovações. Sendo o objectivo encontrar a pedra de Arcana, o jogo decorre sob a forma de missões, existindo uma Guild onde vamos subindo de ranking consoante o nosso desempenho. Estas missões vão desde exterminar grandes bestas a apenas recolher alguns itens, coisa que obedece sempre a derrotar monstros. As missões vão subindo de dificuldade à medida que vamos abrindo novos capítulos, ou caso joguemos as dos DLC's (que são gratuitas e saíram cinco packs). De X em X capítulos, temos de regressar ao templo que se situa no centro de Puerto Carillo, pois uma das Arcana's chama-nos ao dever, onde invariavelmente temos de derrotar um animal de grande porte. Podemos fazer isto sozinhos ou com outros jogadores, até um máximo de quatro, onde as coisas diferem um pouco pois os monstros são mais difíceis de derrotar mas a estratégia e coordenação entre a malta torna tudo mais fácil.

A união faz a força!
Tal como em tantos outros RPG's, em Lord of Arcana criamos a nossa personagem, damos-lhe um nome e partimos à aventura. Vamos subindo de nível, compramos equipamento e armas, bem como magia para nos auxiliar no campo de batalha, entre outras coisas. Os itens que vamos achando servem para construirmos novas armas e equipamento ou gerar novas magias. Para além disto, podemos ainda evoluir tudo aquilo que já criámos. Para complementar o nosso equipamento, temos ainda Orbs que nos ajudam indirectamente com vários efeitos e ainda um Ultimate Spell, onde podemos utilizar algumas das bestas que caçámos anteriormente para nos ajudarem em batalha. O que difere para jogos como Monster Hunter é a inclusão de cutscenes com Quick Time Events (QTE) nas batalhas, nomeadamente quando tiramos cerca de metade da energia e no final, tornando as coisas mais engraçadas, de certo modo. As batalhas, estas, são todas em tempo real e podemos fazer lock-on a partes específicas dos inimigos, para as partirmos e assim recolhermos alguns itens raros para depois os utilizarmos na confecção de armas, equipamento e afins. O único senão é que o jogo é todo assim, algo que se torna aborrecido ao final de algum tempo até porque a dificuldade não ajuda, especialmente se o jogarmos sozinhos, onde o grinding se torna necessário para progredir. Contudo alguns bosses obedecem a certas estratégias/armas, tornando-se fáceis mal o jogador descubra a combinação ideal.

O tasco onde o pessoal se reúne.
Se gostam de Monster Hunter e derivados, vão gostar de Lord of Arcana, caso contrário não lhe toquem pois não há aqui nada de interessante. É normal que o preço baixo a que se encontra online seja um chamariz, até porque é uma edição especial mas podem sempre controlar o impulso de compra. Digo isto mas não sou a melhor pessoa para o dizer, se é que me entendem. Bom, apesar de tudo, não deixa de ser divertido em doses curtas e por isso é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã vamos para Roma, brincar aos assassinos. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

4 comentários:

  1. Não conhecia este jogo, mas quando comprar uma PSP tenho um outro jogo deste género muitos lugares acima na lista de espera: Phantasy Star Portable

    ResponderEliminar
  2. Sim, é do mesmo género. Estou a ver que o meu blog anda a criar monstros... xD

    ResponderEliminar
  3. Criar monstros? Como assim? :P

    ResponderEliminar
  4. O pessoal que lê, mesmo os que não comentam, depois dizem-me que estão a pensar comprar consolas para jogarem alguns dos jogos. Daí eu andar a criar "monstros". :)

    ResponderEliminar