18 de maio de 2012

Final Fantasy II


Cor-de-rosinha!
Desenvolvido por: Square, Tose
Publicado por: Square Enix
Director: Hironobu Sakaguchi
Produtor: Masafumi Miyamoto
Designer(s): Hiromichi Tanaka, Akitoshi Kawazu, Koichi Ishii
Artista(s): Yoshitaka Amano
Argumentista(s): Kenji Terada, Hironobu Sakaguchi
Compositor(es): Nobuo Uematsu
Plataforma(s): PlayStation Portable e muitas outras
Lançamento: 07-06-2007 (JP), 24-07-2007 (EUA), 08-02-2008 (EU)
Género: Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Universal Media Disc (1.5GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Stick
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas não fui perder tempo nas dungeons extra.

(Praia e mais praia.)

Mais cor-de-rosinha!
Na sequência da última análise, eis que trago até aqui mais um jogo desta longa saga que dá pelo nome de Final Fantasy e parece não ter final à vista, ainda que os jogos não mantenham continuidade entre si, excepto dois casos pontuais devido ao sucesso ou algo parecido dos títulos anteriores. No que concerne a este exemplar, foi adquirido na mesma altura do primeiro, pela mesma quantia de 8 euros e, obviamente, na mesma loja online.


Final Fantasy II começa com a história de quatro jovens, cujas famílias foram mortas numa invasão levada a cabo pelo exército de Palamecia. A trama propriamente dita começa quando Firion, Maria, Guy e Leon são atacados por este mesmo exército e levam uma real coça, ficando para morrer. Logo após este infeliz evento, Firion, Maria e Guy (o Leon sumiu-se), são resgatados pela Princesa Hilda e juntam-se assim aos rebeldes que visam destronar o Emperor, um homem maquiavélico com uns planos bem obscuros para dominar o mundo. O resto já se sabe...

Manual e UMD... cor-de-rosinha!
Tal como o primeiro jogo, Final Fantasy II opta por uns visuais simples mas cheios de pequenos pormenores sem se afastar muito do jogo original. O resultado é um mundo 2D bastante funcional, que não vai atrair tanto novos jogadores mas certamente agrada aos da velha guarda. Mantém as mesmas novidades do primeiro, com novas animações dos sprites, novos efeitos visuais, aspecto 16:9 e claro, cutscenes em CG para alegrar um pouco a coisa, como a Square bem sabe fazer.

Sonoramente, Final Fantasy II é um jogo bastante agradável e com faixas memoráveis, que foram aproveitadas de Final Fantasy Origins, pela sua qualidade. Não fazia sentido refazer a banda sonora quando tinham esta da versão PlayStation à mão. Efeitos sonoros e afins estão também parecidos aos do primeiro jogo, executando a sua função na perfeição. Como é de calcular, não existe voice-acting no decorrer do jogo, nem nas cutscenes.

Tadinhos dos lobos...
A mecânica de Final Fantasy II é provavelmente onde se encontram as maiores diferenças, caso tenham jogado o primeiro ou algum dos outros. Para começar eliminaram-se os level up por experiência. Em vez disso, as personagens evoluem a sua proficiência com as armas, equipamento e magia, sendo que aqui sim existem níveis. Isto elimina também as classes, pelo que podemos evoluir a nosso bel prazer tornando as personagens boas com uma determinada arma/magia ou boas com tudo se tivermos tempo e paciência para tal. Contudo esta evolução não se limita a equiparmos as coisas nas personagens, temos de utilizá-las em batalha, caso contrário fica tudo na mesma. Por exemplo, se quisermos evoluir a magia Fire, temos de a utilizar com frequência. O mesmo se aplica às armas e escudos. Por outro lado, os stats das personagens também evoluem com as batalhas, não só por atacarmos mas também por levarmos pancada, aumentando assim a nossa defesa (física e mágica) e evasão. Digamos que custa a habituar à ideia pois não é como os outros jogos da saga, tornando o grinding mais moroso.

O mapa mundo de forma compreensiva.
Ainda assim a jogabilidade é muito idêntica ao primeiro jogo, onde os random encounters são predominantes sem se tornarem cansativos, ainda que existam sítios onde a sua ocorrência é frequente, nomeadamente sítios com tesouros importantes. A main quest desenrola-se de forma agradável, com a inclusão de um sistema de keywords, que nos permitem desvendar a trama e encontrar pistas acerca do nosso próximo passo. Deste modo sempre que falamos com alguém importante no jogo, certas palavras aparecem de cor diferente, pelo que devemos aprendê-las para ficarmos com as mesmas no inventário por forma a poder questionar certos NPC's e progredir assim na história. Este é também o primeiro jogo da saga a introduzir os famosos Chocobos, que não são assim tão úteis como em outros títulos e ainda a personagem Cid, que se tornou um marco em Final Fantasy, havendo sempre um em cada jogo. Tal como no primeiro, podemos gravar onde quisermos, excepto nas dungeons extra. Estas são conhecidas pela sua dificuldade, tal como a quest extra intitulada Soul of Rebirth, onde continuamos a história, com as personagens que faleceram na main quest. Sim, morrem alguns pelo caminho, logo após começarmos a gostar deles. E por referir dificuldade, esta só começa a fazer-se sentir perto do final, sobretudo na última dungeon onde é quase forçoso fazermos um pouco de grinding para não começarmos a aziar. O mesmo se aplica ao Soul of Rebirth. Um conselho: equipem muito bem as personagens que vão morrer. Não sabem quais são? Gravem com frequência antes para depois poderem fazer reload!

*Omega spoiler - último boss!*
Com isto tudo, Final Fantasy II tornou-se num dos meus favoritos da velha guarda pelas inovações na mecânica de jogo. É um jogo que poderá ter envelhecido mal para alguns mas a meu ver continua óptimo considerando os anos que tem. Não o recomendo a todos mas recomendo-o à minha faixa etária. Actualmente é um jogo fácil de encontrar, tanto na PSP como para os iCoisos pois foi lançada uma versão iOS similar à de PSP. Vá, ide jogar este JOGALHÃO DE FORÇA!

Brevemente iremos maltratar à bruta e sem perdão... zombies! :D

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

1 comentário:

  1. Apesar de ter chegado ao fim do jogo na NES há uma data de anos, já não me lembrava do esquema de level up deste jogo, que realmente demarca-se dos demais. Tal como disse no outro post, qualquer dia compro estas versões remasterizadas, mas não são prioritárias. Aliás, outros Final Fantasy estão em vista ;)

    ResponderEliminar