8 de junho de 2015

Under Defeat HD [Deluxe Edition]

A capa japonesa é mais bonita.
Desenvolvido por: G.rev
Publicado por: Rising Star Games
Compositor: Shinji Hosoe
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, Arcade
Lançamento: 23-02-2012 (JP), 31-10-2012 (EU), 28-11-2012 (EUA)
Género(s): Vertical Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Compatível com função de vibração, HD 720p, 1080i, 1080p. Leaderboards Online
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o várias vezes em todas as dificuldades. Platina alcançada.

(Com este calor nem jogar me apetece...)

Muita info útil...
Se cresceram nos anos 90, muitos de vós devem recordar-se com saudade de todas as moedinhas que gastaram nas máquinas que povoavam os salões de jogos por esse país fora. E os jogos era mais do que muitos, desde as máquinas de pinball até ao Sega Rally que era o expoente máximo dos jogos de arcada naquela época. Obviamente passei mais tempo de volta dos jogos de luta da SNK que dispensam apresentações e também meti umas boas dezenas de escudos em tudo quanto fosse máquina de shoot 'em up. Havia qualquer coisa de mágico naqueles jogos, que podiam ser de aviões, naves ou helicópteros. E havia, eram monstros de sugar dinheiro! Difíceis, sádicos e malvados se tiver de os adjectivar. Mas com o tempo, este género foi-se perdendo e tornou-se num pequeno nicho que ainda hoje existe mas onde só os  jogadores mais hardcore e teimosos se aventuram. Eu, muito honestamente, não faço parte dessa elite mas sou teimoso e ainda gosto do género portanto sempre que posso jogar algo do género não hesito. O jogo de hoje comprova isto que acabei de escrever e este exemplar foi adquirido algures em Abril de 2014 por cerca de 10 euros, numa loja online. Esta versão inclui todos os DLC's e patches (não é preciso instalar nada na consola) bem como a banda sonora em CD e um artbook digital. O artbook podiam ser físico mas enfim...


Manual, disco e banda sonora.
Under Defeat HD [Deluxe Edition] é uma versão actualizada de um jogo que saiu no fim de vida da Dreamcast e que surpreendentemente vendeu acima das expectativas. Assim sendo fazia todo o sentido em lançar uma versão revista e actualizada do mesmo para que novos jogadores pudessem experimentar a dor e o sofrimento deste género que são os shmups. Não o considero um bullet hell pois a quantidade de projécteis no ecrã não chega a tanto mas adiante. A história, que pouco ou nada interessa nestes jogos existe e é a seguinte: uma versão alternativa da WWII onde controlamos duas personagens que estão sob a alçada do "Empire", pilotando os nossos helicópteros contra a "Union". Estranho? Pois bem, o diálogo das nossas personagens é todo em alemão e os inimigos falam inglês. Já viram onde quero chegar? Exacto, jogamos com os mauzões embora isso não interesse para nada pois o giro é rebentar coisas.

Tiros, muitos tiros!
Como seria de esperar neste género, os visuais são bastante detalhados, recheados de pequenos pormenores e com muita, mas mesmo muita coisa em simultâneo no ecrã, o que por vezes origina algum slowdown, em particular se usarmos o helicóptero especial desta edição que provoca umas explosões enormes. Contudo estou em crer que isto é propositado para nos dar alguma vantagem sobre os inimigos. A perspectiva é vista de cima mas com um certo ângulo que transmite profundidade de campo sendo todo o grafismo do jogo em 3D. E esperem ver bosses enormes pois este jogo não é para meninos!

Aquela torre tem que cair!
A música é excelente, com temas bastante catchy contando ainda com duas versões: original e remix, apelando tanto a fãs do original como novos fãs, podendo a mesma ser ouvida vezes sem conta no CD que vem incluído com o jogo. Adoro quando há este tipo de atenção por parte das empresas que fazem e distribuem os jogos. A sonoridade é também excelente, desde todos os efeitos sonoros que povoam os níveis bem como o voice-acting, ora em alemão, ora em inglês que se ouve de vez em quando.

O modo clássico é assim.
Em Under Defeat HD, a jogabilidade é muito parecida à de outros jogos do género como por exemplo o Zero Gunner 2 ou os Toaplan shooters mas indo por aqui já é entrar em território desconhecido para muitos dos que lêem isto. Ora resumindo, podemos controlar vários helicópteros, cada um com os seus prós e contras, mas o controlo básico é igual para todos. A acção desenrola-se quase sempre numa perspectiva vertical e o nosso helicóptero pode rodar em oito direcções enquanto o movemos tornando o jogo mais dinâmico do que outros do género. Contamos ainda com a nossa arma normal, bombas e a tradicional Option que nos dá outras possibilidades bélicas para além das básicas. Tal como tantos outros, o objectivo é simples: matar tudo o que mexa, evitar os tiros dos inimigos e rebentar com o boss no final do nível. Só é pena ser tão curto, contando apenas com seis longos níveis mas os diferentes níveis de dificuldade ajudam a contrabalançar a coisa. Mesmo em Hard não é assim tão impiedoso quanto possam julgar. Se eu consegui platinar isto, certamente mais conseguirão fazer o mesmo.

Afundar navios é sempre gratificante.
Para além de poder ser jogado a dois, esta versão incluí algumas melhorias curiosas e acima de tudo bem vindas. A música é uma delas, que tal como referi acima, pode ser ouvida na sua versão original ou numa versão remixada bem mais mexida. Por outro lado, o helicóptero extra é uma autêntica máquina de guerra que torna o jogo mais fácil, apelando assim a jogadores menos experientes mas que gostem deste tipo de jogos. No entanto a meu ver, a melhor coisa que este jogo oferece são as várias resoluções que disponibiliza. Podemos jogá-lo na sua versão normal, optar por uma versão widescreen mais actual e com mais espaço no ecrã ou então ir mais além e virar a televisão ao alto, jogando o jogo tal e qual como nas arcadas, ou seja, num ecrã vertical onde a profundidade de campo é bem maior do que nas outras resoluções. Isto é algo completamente diferente e de loucos mas torna a experiência muito melhor do que com as outras opções. O único problema poderá mesmo ser manter a televisão na vertical...

Bom, com tudo isto não há muito mais a referir sobre este Under Defeat HD [Deluxe Edition]. É um excelente jogo, sobretudo se gostarem do género e mesmo que não gostem é bom para desanuviar de todos os restantes géneros que abundam no mercado. Sozinho ou com amigos, é sem dúvida um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: uma conhecida bola cor de rosa na 3DS!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário