18 de agosto de 2015

Resident Evil 4 [Wii Edition]

Gosto mais desta capa.
Desenvolvido por: Capcom 
Publicado por: Capcom
Director: Shinji Mikami
Produtor: Hiroyuki Kobayashi
Argumentista(s): Shinji Mikami, Haruo Murata
Compositor(es): Misao Senbongi, Shusaku Uchiyama
Plataforma(s): NintendoWii, PlayStation 2, Nintendo GameCube, PC, iPod/Phone/Pad
Lançamento: 31-05-2007 (JP), 03-07-2007 (EUA), 13-07-2007 (EU)
Género(s): Acção, Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modos extra desbloqueáveis.
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória interna da consola
Outros nomes: バイオハザード4 Wii Edition - Biohazard 4 Wii Edition
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas hei-de o jogar mais vezes.

(Need some beach like... now!)

En español!
Para fugir um pouco ao que é costume por aqui, hoje é dia de Jogalhões Flash pois o jogo que trago até aqui já é a terceira vez que faz a sua inclusão por estas bandas. Refiro ao sobejamente conhecido Resident Evil 4, que já conta com N versões diferentes nas mais variadas plataformas. E só de pensar que era um exclusivo de peso na GameCube dá vontade de rir pois tornou-se num dos jogos mais comuns e baratos de arranjar nos dias que correm. Contudo, esta versão da Nintendo Wii, com o "inteligente" subtítulo Wii Edition não é assim tão comum de se ver por aí. Mas uma coisa é certa, mesmo com as supostamente superiores versões HD e até uma Ultimate HD no PC, a versão de Wii é a melhor de todas. Já vão ficar a saber porquê. Este exemplar foi adquirido a um utilizador do fórum Collector's Corner, mais concretamente o RyoHazuki por 10 euros estando em impecável estado de conservação.


Manual, papelitos e disco.
Não havendo necessidade alguma de rever a história (podem sempre ler a minha análise à versão de GameCube se tiverem interesse nesses pormenores) passemos a factos concretos. Visualmente, esta Wii Edition é muito semelhante à versão de GameCube mas com uma diferença (que também já existia na versão de PS2): estamos perante um widescreen em condições, verdadeiro por assim dizer em contraste com aquele letterbox da versão original, tornando o jogo muito mais atractivo. Não reparei em grandes diferenças gráficas pois tudo me pareceu bastante semelhante e fluído, desde as cutscenes em tempo real bem como toda a restante acção.

Exacto, dispara no machado...
Em termos sonoros e audíveis tudo mantém o mesmo nível de qualidade da obra original, sem alterações nem aldrabices. O voice-acting permanece igual e a banda sonora idem aspas, proporcionando o excelente ambiente ao qual já nos tínhamos habituado. Não se mexe no que está bom e parece que a Capcom fez a aposta certa. Obviamente, é na parte jogável que existem diferenças a começar logo pelo controlo feito via Nunchuck e Wii Remote. Habituado a jogar de comando na mão, pensei que este novo esquema fosse alterar a experiência e tornar tudo mais gimmicky e aborrecido. Não podia estar mais enganado. Jogar com este novo esquema é intuitivo, e divertido e acima de tudo proporciona uma precisão superior a qualquer uma das outras versões deste jogo. Apontar as armas tornou-se bem mais fácil, seja em combate ou na resolução de algum puzzle e após alguns minutos não vão querer voltar a jogar este jogo com um comando normal. Os quick time events obedecem agora a algum waggle por parte do utilizador mas até se tornam mais divertidos assim. Por outro lado, foram incluídos todos os extras presentes na versão de PS2 e até PC, como é o caso de Separate Ways, onde tomamos o controlo de Ada Wong e ficamos a saber da sua ligação a Albert Wesker.

E com isto termino esta brevíssima exposição deste excelente jogo que aconselho vivamente a todos os que gostam do género. Aos que gostam de Resident Evil, bom... a única coisa que digo é que já deviam ter esta versão na vossa colecção pois para mim é a versão definitiva e como tal é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: o remake de um JRPG na PSP.

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

2 comentários:

  1. Esse é jogo certo para jogar no Game Cube,eu preciso resolver este pecado gamístico e jogar Resident Evil no GC.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo jogado praticamente todas as versões, prefiro esta da Wii por ser mais cómoda em todos os aspectos (controlo, não ser preciso trocar de disco a meio do jogo, etc). Já com o REmake, o jogo é praticamente idêntico nas duas, excepto a parte de trocar de disco. :)

      Eliminar