8 de janeiro de 2016

Super Smash Bros. for Nintendo 3DS

Boa artwork!
Desenvolvido por: Sora Ltd., Bandai Namco Games
Publicado por: Nintendo
Director: Masahiro Sakurai
Produtor(es): Shinya Saito, Masaya Kobayashi
Compositor(es): Keiki Kobayashi, Junichi Nakatsuru, Hiroki Hashimoto, Hiroyuki Kawada, Eriko Sakurai, Akihiko Ishikawa, Yoshinori Hirai
Plataforma(s): Nintendo 3DS, WiiU
Lançamento: 13-09-2014 (JP), 03-10-20141 (EU/EUA)
Género: Fighting
Modos de jogo: Vários modos para um jogador, Multiplayer local e online para até quatro jogadores
Media: Versão Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD, StreetPass, SpotPass
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o várias vezes, nos diferentes modos de jogo.

(Agora que acabaram as festas, que venha o Verão rapidinho!)

WTF?!
Todo o fã de videojogos que se preze gosta de jogos de pancadaria. É algo inerente à nossa condição enquanto jogadores e afinal de contas, o conflito, faz parte da natureza humana por mais pacíficos que sejamos. Nesta perspectiva, o jogo de hoje ilustra isso com bastante clareza. É um jogo de luta mas algo diferente dos demais. Este exemplar digital foi-me cedido cordialmente pelo Francisco Abrunhosa para análise, algures entre Setembro e Outubro de 2014, tendo essa sido publicada originalmente no site Rua de Baixo. Agora é publicada novamente aqui com as devidas alterações.



Super Smash Bros. dispensa apresentações para qualquer fã Nintendo. Mas para os que não conhecem, esta será talvez a melhor altura para ficarem a par da loucura que esta série proporciona. Tendo feito a sua estreia em 1999, na velhinha Nintendo64, esta série tem vindo a passar de consola em consola ao longo destes anos, fazendo agora a sua primeira incursão portátil na Nintendo 3DS. E melhor estreia não poderia ter sido.

Pobre Bowser...
A premissa de Super Smash Bros. for Nintendo 3DS é muito simples: meter uma catrefada de personagens famosas de videojogos à pancada umas com as outras, em diversas arenas onde prevalece a que sofrer menos no combate seja por tempo ou por pontos. Ao contrário da tradicional barra de energia, aqui temos uma percentagem que vai subindo ao sofrermos danos e assim que ultrapassa os 100% temos uma enorme chance de sairmos a voar da arena. A ideia é fazermos isto aos restantes combatentes utilizando para tal não só golpes normais mas também golpes especiais, tudo designado a dois botões apenas mas que em conjunto com o circle pad nos permite uma panóplia diversa de ataques. Temos ainda dois botões para saltar, um para agarrar os adversários e ainda um de defesa que também nos permite esquivar de ataques quando usado em simultâneo com o circle pad. E isto é a base que serve para todos os lutadores.

Cai fora, cachorro!
Aprendidas estas noções, estamos prontos para entrar no mundo de Super Smash Bros., que nos disponibiliza logo à partida mais de 30 personagens diferentes, oriundas de diversas sagas Nintendo, Sega, Namco e até Capcom. Algumas já são velhas conhecidas de jogos anteriores mas outras tais como Pac-Man, Mega Man, a instrutora do WiiFit e até Shulk, de Xenoblade Chronicles fazem aqui a sua estreia triunfal. Mais personagens são reveladas à medida que vamos jogando, desafiando-nos para combater e ficando disponíveis após as derrotarmos. Ainda que a base do jogo seja a mesma para todas as personagens, cada uma tem os seus pontos fortes e fracos, sendo algumas mais fortes, outras mais rápidas, aliciando assim qualquer tipo de jogador pois é fácil de aprender a jogar mas um verdadeiro desafio se pretendermos bater-nos contra os maiores. Para além disso, estando completamente localizado em Português, serve tanto para miúdos como para os graúdos, pois estes últimos certamente cresceram com algumas destas personagens.

Os pequenos são tramados!
Tal como as personagens, as arenas são todas oriundas de vários jogos, cada qual com as suas armadilhas e manhas, algumas relativamente simples em termos estéticos mas outras bastante mais complexas contando sempre com duas versões: uma normal, onde o caos acontece de todas as maneiras e outra versão alternativa, sempre com um plano horizontal e sem objectos para nos ajudar na demanda de bater nos outros. O surpreendente neste título é todo este frenesim se processar a 60 frames por segundo, sem abrandamento de espécie alguma, mesmo se jogado com o 3D ligado, que proporciona um bom efeito de profundidade ainda que não seja nada de espectacular como noutros jogos. Visualmente, este Super Smash Bros. for Nintendo 3DS é muito bom e acima de tudo variado, levando a 3DS aos seus limites. As personagens são bastante detalhadas mas perdeu-se um pouco no detalhe de alguns cenários, algo que contudo não interfere na experiência de jogo, embora por vezes as personagens fiquem demasiado pequenas, sobretudo se estiverem quatro ao mesmo tempo no ecrã. Sonoramente, é soberbo, com bastantes faixas conhecidas, algumas remisturadas e outras tantas mantidas na sua versão original, como é o caso da Mute City de F-Zero, um verdadeiro pedacinho de nostalgia. E todas estas podem ser ouvidas sem termos de estar a jogar.

Tão fofos... esmaga!
Embora seja um jogo de luta, Super Smash Bros. for 3DS tem imensos modos de jogo que vão desde o simples Smash, onde jogamos contra mais 2 ou 3 lutadores, segundo as regras que podemos definir a nosso gosto, passando pelo modo clássico de jogos anteriores, onde após seguirmos uma rota no mapa, defrontamos a infame Master Hand no final. Um dos modos iniciais, o Smash Run, mete-nos durante cinco minutos num ambiente semi aberto onde podemos derrotar vários tipos de inimigos e ganharmos power-ups, abrir arcas de tesouro e afins, para no final confrontarmos outros lutadores numa batalha, que tanto pode ser uma luta como uma corrida para ver quem chega primeiro à meta. Os modos extra incluem ainda um modo de treino para aperfeiçoarmos a nossa técnica, vários modos Smash e outros mini-jogos como rebentar blocos, alvos e bater num saco de areia com o intuito de o projectar o mais longe possível.

All aboard!
Tudo isto recompensa-nos sempre com algo, sejam troféus, golpes extra que nos permitem modificar as personagens existentes, criarmos uma baseada nos Mii's ou simplesmente dinheiro para podermos desbloquear tudo o resto. O jogo conta ainda com um modo online e um modo local para desafiarmos amigos e desconhecidos. Finalmente, fazendo utilização do StreetPass, existe ainda um mini jogo onde controlamos uma personagem nossa representada por um circulo numa arena vista de cima, cujo o objectivo é empurrar para fora da mesma todos os adversários que recolhermos enquanto andamos com a consola no sleep mode. Se for caso disso, podemos também passar os nossos dados para a versão da WiiU e continuar a pancadaria em FullHD. Actualmente, existem DLC's pagos que incluem personagens e cenários extra como por exemplo o Ryu de Street Fighter II e a sexy Bayonetta do jogo com o mesmo nome, bem como compatibilidade com os Amiibo.

O primo afastado do Rocky.
A Nintendo prova mais uma vez que sabe o que faz no que respeita a videojogos. Super Smash Bros. for Nintendo 3DS é um jogo espantoso do ponto de vista técnico e ainda melhor quando chega a hora de jogar. Se têm uma 3DS este jogo tem de constar na vossa colecção, é obrigatório! E como tal, é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: um FPS MMO na PS3 (sim, leram bem, joguei um MMO)!

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário