7 de outubro de 2019

Golden Axe

Aquela cover art...!
Desenvolvido por: Sega
Publicado por: Sega
Designer(s): Makoto Uchida
Compositor(es): You Takada
Plataforma(s): Arcade, Sega Mega Drive, Master System, Sega CD, DOS, Amiga, Atari ST, Amstrad, Commodore 64, iOS, PC Engine CD, WonderSwan Color, ZX Spectrum, Android
Lançamento: 22-12-1989 (EUA), 23-12-1989 (JP), 30-11-1990 (EU)
Género(s): Acção, Beat 'em up
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores, Modo Versus para um ou dois jogadores
Media: Cartucho de 16-megabit
Funcionalidades: Nenhumas
Estado: (In)completo, falta um manual em português e o manual original
Condição: Excelente
Viciómetro: Acabei-o bastantes vezes tanto na MD como em PC

Informação sempre pertinente.
Mega Drive, esse nome poderoso da era das 16-bit, que tantas horas de divertimento proporcionou é sinónimo de fervorosas guerras entre fãs Nintendo e Sega que ainda hoje são bem capazes de perdurar se bem que num tom bem mais ameno e descontraído. O certo é que nunca tive uma naquela época mas por diversas pedia emprestada a Mega Drive da minha vizinha (no pun intended) que tinha uma boa colecção de jogos, isto já para não falar naqueles que o pessoal da escola me ia emprestando. Não sou portanto estranho a todos aqueles clássicos Sega que brilharam nos anos 90. Um dos meus favoritos era sem dúvida Golden Axe, que curiosamente joguei primeiro em PC alguns anos antes tendo acabado essa versão vezes sem conta que curiosamente é capaz de ser a melhor home version do jogo. Passem pelo canal de YouTube do St1ka's Retro Corner e fiquem a conhecer melhor as surpresas dessa versão. Bom, mas continuando, quando finalmente arranjei uma Mega Drive, cortesia do meu velho amigo Rogério Lopes, eis que vinha lá um exemplar do Mega Games 2, que alberga três nomes pesados dos videojogos: Streets of Rage (já aqui analisado na versão 3DS), Revenge of Shinobi (a analisar) e Golden Axe. Infelizmente o cartucho não dava sinais de vida nem depois de uma limpeza exaustiva, troca de um componente e testes diversos à PCB. Foi preciso esperar alguns anitos para arranjar um exemplar solto por 5 euros na Play 'N Play, algo que chegou precisamente este mês.


O pacote que traz tudo.
Golden Axe é daqueles jogos icónicos que nos remetem logo para aquilo que a Sega sempre soube fazer bem: trazer a experiência arcade para o conforto do lar. E o certo é que esta versão do jogo é provavelmente a mais popular de todas pois quase toda a gente que tinha uma Mega Drive tinha um exemplar deste jogo. Com raízes ficadas nas arcades, Golden Axe revela ser um jogo bastante simples com um objectivo concreto: derrotar os mauzões e chegar ao vilão que cometeu as atrocidades, um tema recorrente nesta época. Neste caso temos três heróis que de uma forma ou outra foram ostracizados pelo vilão Death Adder e querem agora vingança pelo sucedido. E claro, porque num jogo de pancada com tema medieval fica sempre bem querermos derrotar alguém que nos fez mal, ou fez mal a alguém que nos é próximo, a uma comunidade e afins.

Estes carecas são terríveis!
No aspecto visual, Golden Axe mostra-se com um produto do seu tempo adaptado a uma consola de 16-bit, onde o grafismo é bastante detalhado e com pormenores interessantes mas que falha em algumas partes quando comparado à versão arcade. Provavelmente se tivesse aparecido mais tarde no ciclo de vida da Mega Drive, poderia ser praticamente idêntico mas as coisas não funcionam assim. Os cenários são sem dúvida um dos pontos que mais aprecio neste título com bastante diversidade entre os mesmos sem se tornarem enfadonhos e monótonos. Os sprites das personagens e inimigos são bastante detalhados, com diferentes tamanhos sobretudo para os bosses, ainda que em termos de animação deixam um pouco a desejar pois estas são bastante limitadas e tudo é muito estático quando não há movimento de espécie alguma. Mesmo em termos de movimentos, o número de frames de animação é muito reduzido conferindo ao jogo um aspecto pesado.

A cavalo num dragão.
A sonoridade em Golden Axe é algo que desde miúdo me ficou na memória, com uma selecção musical bastante agradável e que se adequa perfeitamente à acção e ambiente do jogo. Os efeitos sonoros são também bastante competentes no seu desempenho com imensos a serem usados em diferentes instâncias mas alguns são bastante mais memoráveis do que outros, sobretudo o dos inimigos quando são derrotados e o do sinal que nos indica para seguir caminho em determinadas alturas.

É só mandá-los borda fora!
Em termos de jogabilidade, Golden Axe é um jogo bastante simples tal como um jogo arcade deve ser. Podemos atacar, saltar e usar magia contra tudo o que é inimigo, com algumas nuances pelo meio que nos permitem executar alguns movimentos extra como saltar e atacar em simultâneo, rebolar no meio dos inimigos (algo que raramente consigo) e atacar em corrida, algo que é extremamente útil quando estamos rodeados (e os inimigos também o fazem). Das três personagens que podemos escolher, todas têm as suas virtudes. Ax Battler é o típico all rounder, com força, velocidade e magia tudo por igual; Tyris Flare é mais ágil, tem magia mais forte mas tem menos força; Gillius Thunderhead é o típico tanque, com força bruta mas mais lento e magia mais fraca, ainda que a meu ver ele não seja assim tão lento e é sem dúvida a melhor personagem.

O responsável por tudo tinha de ser do Benfica...
A progressão do jogo vai decorrendo ao longo de diversos níveis, onde temos de lidar com hordas de diferentes inimigos, se bem que grande parte são variantes de cor que são mais rápidos/agressivos e alguns dos bosses passam a ser inimigos comuns. Pelo caminho podemos ainda encontrar algumas "boleias" como é o caso do Chicken Leg e dos dragões vermelhos e azuis, que podem ser usados em combate, tanto por nós como pelos inimigos. Como se não bastasse, encontramos também uns ladrõezecos que trazem poções de magia e outros que trazem comida para restituir a barra de vida. A magia obedece a algumas regras que se traduzem em níveis. Cada nível representa uma variante diferente da magia em questão e o dano que provoca. Mais poções acumuladas significa mais magia poderosa.

Toma seu estúpido, por me teres apalpado!
A dificuldade em Golden Axe não é excessiva como em outros jogos da época mas o certo é que alguns inimigo têm a péssima tendência de nos rodear e atacar incessantemente, algo que se torna agravante pelo facto de não haver frames de invencibilidade quando nos levantamos do chão. Contudo, o jogo é benevolente ao ponto de em algumas situações os inimigos se suicidarem devido à posição da nossa personagem no cenário, visto que estes apresentam imensas partes onde se pode cair se não tivermos cuidado. Por outro lado, esta versão de Mega Drive tem um nível extra com um boss final que poderá dar dores de cabeça se não se aplicarem a fundo, algo que torna um jogo pequeno ligeiramente maior. Existe ainda um modo Beginner, para além do Arcade, onde jogamos só até ao nível três e confrontamos o filho do Death Adder (ele só aparece mesmo neste modo). Para prolongar as coisas, o modo Versus permite-nos lutar contra outro jogador ou contra hordas de inimigos caso optemos por jogar sozinhos.

Golden Axe é sem dúvida um excelente jogo, e ainda que as suas sequelas sejam jogos significativamente melhores, eu prefiro o primeiro acima de tudo. É um jogo icónico que mesmo com as suas limitações  ainda hoje continua a ser bastante divertido e isso é o suficiente para ser um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

2 comentários:

  1. Bom ver-te a escrever mais sobre o lado azul da força! Excelente jogo e curiosamente também joguei muito a versão DOS back in the day, ainda com os sons horríveis do PC Speaker... só vim a ter o "kit multimedia" (placa de som + CD drive) uns anos mais tarde... Ah, as memórias!
    Funny thing since I was a kid: Com o Thunderhead, encostava-o a um canto de uma parede, a sprite dele parece sempre que estava a mijar! eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa curiosa sobre o Golden Axe de PC é que dá para trocar os sprites de tudo quando é objecto ou seja, podes meter um dragão a disparar dragões. xD Caso não conheças, um amigo meu fez um vídeo sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=FBB1nSFxrCk

      Eliminar