17 de fevereiro de 2020

Panzer Dragoon II Zwei

Caixinha custom!
Desenvolvido por: Team Andromeda
Publicado por: Sega
Director: Tomohiro Rondo
Produtor: Tomohiro Rondo
Designer(s): Kentaro Yoshida, Yukio Futatsugi, Manabu Kusunoki
Artista: Kentaro Yoshida
Argumentista(s): Yukio Futatsugi, Katsuhiko Yamada
Compositor: Yayoi Wachi
Plataforma(s): Sega Saturn, PC (Exclusivo Japonês)
Lançamento: 22-03-1996 (JP), 10-05-1996 (EU/EUA)
Género: On Rails Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória da consola ou Backup Memory Cart
Estado: Incompleto, falta a caixa e o manual original. Caixa CD Jewel Case personalizada
Condição: Impecável (CD)
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas mais se seguirão.

E traseira a condizer.
Não é a primeira vez que escrevo acerca de jogos de Sega Saturn e se forem seguidores do blog desde sempre, provavelmente lembram-se de ter lido pelo menos uma ou duas análises a Virtua Fighter que por estupidez minha apaguei em vez de as arquivar quando me livrei da consola. Volvidos alguns anos e agora que voltei a ter as consolas na minha posse (três logo assim de rajada), é altura de ir analisando alguns dos jogos que entretanto fui arranjado já para não referir os que tinha e que vou novamente analisar. Para começar elegi um que sempre gostei mas nunca tinha tido jogado a sério pois só tinha uma cópia do mesmo para jogar na minha Saturn japonesa, que se encontra modificada para o efeito. Entretanto apareceu-me um exemplar original, apenas CD que me foi dado pelo amigo Fernando Sardinha, algures em Janeiro de 2020 e assim ganhou uma nova casa. Visto não estar completo, dei-lhe o tratamento que dou a todos os meus jogos e fiz-lhe uma capa personalizada a condizer para o guardar numa comum caixa de CD.


E o belo do disco.
Panzer Dragoon II Zwei é daqueles jogos que merecia ter tido mais amor na altura em que foi lançado pois a meu ver é jogo que foi menosprezado em larga parte devido a outros jogos e sobretudo à concorrência. Mas creio que não foi apenas este jogo em particular mas sim a saga inteira que compreende três jogos na Sega Saturn (um deles custa um rim e um pulmão actualmente) e outro na Game Gear embora este mais uma brincadeira do que outra coisa. Existe ainda o Orta na Xbox que também não teve a devida atenção. Mas voltando a Zwei, a trama desde começa numa pequena vila onde Jean-Luc Lundi descobre um coolia mutante com asas (os "dragões" portanto, usados em trabalhos agrícolas e como meio de transporte). Sendo que nesta vila todos os coolia mutantes são mortos devido a superstições, Lundi decide poupar a vida a este dando-lhe o nome de Lagi. Algum tempo depois, Lundi decide levar Lagi para um passeio e é aqui que a sua vila é atacada por uma enorme nave de nome Shelcoof, comandada por Sestren, cujo objectivo é eliminar Lagi. Nisto, Lagi começa a emanar um brilho verde da sua garganta e dispara raios que só os dragões antigos conseguiam fazer. É aqui que Lundi decide juntamente com Lagi perseguir a enorme nave e assim vingar-se do mal que foi feito.

Pelo chão também se combate.
Em termos visuais, Panzer Dragoon II Zwei é uma clara evolução do seu antecessor com uma melhoria significativa no grafismo e que mostrava o que a Sega Saturn conseguia fazer em termos de 3D nas mãos certas. Os cenários primam pela atmosfera decadente que conseguem transmitir traduzindo-se em amplos espaços que outrora comportaram uma civilização, com uma variedade aceitável de ambientes diferentes que podemos apreciar ao longo da nossa demanda. Os inimigos aparecem sob as mais variadas e diferentes formas, cada uma mais estranha que a anterior, com destaque para os bosses que por norma são gigantescos. O nosso dragão também tem o seu destaque devido às diferentes transformações que pode assumir, cujo design é bastante interessante. Podemos ainda contar com cutscenes em CG, típicas da época que hoje em dia pouco impressionam mas que foram uma evolução importante na altura.

Um dos vários gigantes a derrotar.
No campo audível somos presenteados com uma agradável banda sonora que se adequa perfeitamente à acção do jogo, proporcionando um excelente ambiente e que de certa forma talvez nos recorde do primeiro jogo embora não se fique apenas pela composição electrónica e orquestral, introduzindo também uns toques étnicos, por assim dizer, conferido uma sonoridade única. Os efeitos sonoros cumprem a sua função, com muitas explosões e disparos a serem ouvidos ao longo da acção, alguns deles aproveitados do primeiro título.

Apesar disto ser água, aquilo não é marisco.
Panzer Dragoon II Zwei brilha acima de tudo na jogabilidade. O controlo é de uma simplicidade extrema onde o objectivo e rebentar tudo aquilo que vemos no ecrã. Ou pelo menos darmos o nosso melhor nesse sentido. O controlo de Lagi é bastante intuitivo, podendo subir ou descer bem como voar para os lados, enquanto rebentamos tudo com a arma de Lundi ou com os lasers de Lagi, sendo que estes fazem lock-on aos inimigos. Existe ainda um ataque berserk onde ao enchermos uma barra para o efeito, podemos disparar automaticamente sobre tudo e todos os que estejam nas proximidades. Sendo um jogo on-rails, a acção é constante e os inimigos surgem de todo o lado, o que os leva a fazer uso dos botões L e R para rodar a câmara e assim ver as coisas de todas as perspectivas, algo que pode ser previamente observado no mini-mapa que nos mostra sempre a direcção dos inimigos. O jogo é composto por sete episódios ainda que o último seja apenas a batalha final.

Nos últimos níveis as coisas aquecem.
Algo que mudou face ao primeiro jogo é o facto de existirem múltiplas rotas a seguir, algo que tem influência nas transformações de Lagi visto que isto depende da nossa performance ao longo dos níveis. Algumas delas são-nos atribuídas no final de certos episódios mas outras requerem mesmo alguma técnica da nossa parte para serem desbloqueadas. Estas permitem-nos aumentar o número máximo de lock-ons o que é sempre útil, especialmente nos últimos níveis. Embora seja mais fácil do que o seu antecessor, Panzer Dragoon II Zwei oferece-nos bastante replay value pois as rotas alternativas e transformações são sempre motivo para se jogar novamente. Isto e a Pandora's Box, que nos oferece uma panóplia de novas opções que vão desde cheats a um nível secreto. Pode ser desbloqueada de várias formas como por exemplo acabar o jogo mais de 30 vezes, acumular 30 horas de jogo, conseguir um rácio de 100% em Shot Down ou ter um save do Panzer Dragoon Saga. Que jeito me dava ter um Backup Memory Cart neste momento...

Já ficaram com uma ideia do que esperar de Panzer Dragoon II Zwei depois de terem lido o que aqui escrevi. É sem dúvida alguma um excelente jogo não só na Sega Saturn como no género em geral, que ainda hoje é divertido e visualmente atractivo. Podem esperar pelo remake que se aproxima mas seria um crime não jogarem o original visto que é um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário