15 de julho de 2019

Mario Kart Super Circuit

Quando não tem caixa, o tio faz.
Desenvolvido por: Intelligent Systems
Publicado por: Nintendo
Director(es): Takeshi Ando, Yukio Morimoto
Produtor(es): Shigeru Miyamoto, Kenji Miki
Compositor(es): Kenichi Nishimaki, Masanobu Matsunaga, Minako Hamano
Plataforma(s): Game Boy Advance, 3DS Virtual Console (3DS Ambassador Program), WiiU Virtual Console
Lançamento: 21-07-2001 (JP), 27-08-2001 (EUA), 14-09-2001 (EU)
Género: Racing
Modos de jogo: Diversos modos para 1 até 4 jogadores
Media: Cartucho de 64 megabit
Funcionalidades: Slots para gravação de progresso, Compatível com GBA Link Cable (1 cartucho/4 jogadores)
Outros nomes: Mario Kart Advance (マリオカートアドバンス) (JP)
Estado: Incompleto, falta manual e caixa
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei alguns dos modos várias vezes.

Muito texto têm as caixas desta época.
Provavelmente já vos aconteceu comprarem jogos dos quais não são grandes fãs ou nem sequer constavam na vossa wishlist. A mim acontece-me com alguma frequência ultimamente numa tentativa de achar alguma hidden gem ou simplesmente ser algum jogo com valor que até possa servir de moeda de troca por algo que me interesse futuramente e assim não cair nas garras dos resellers que populam o nosso pequeno país e adoram inflacionar os preços de forma absurda por vezes. Alguns desses jogos revelam ser de facto hidden gems, outros servem apenas para jogar e rapidamente vender ou trocar e há aqueles que embora não me livre deles ficam por aqui apenas por fazerem parte de uma saga específica. O jogo que trago até aqui hoje é um exemplo disso pois não é dos meus favoritos na saga e nem tão pouco o considero um dos melhores. Ainda assim por 3 euros, apenas o cartucho claro, não ia dizer que não. Foi adquirido algures em Abril de 2019 numa loja de artigos usados aqui na zona.


O cartuchito solitário.
Mario Kart Super Circuit marca assim a primeira e única aparição desta saga no Game Boy Advance com tudo aquilo que a caracterizou nos sistemas anteriores da Nintendo. Temos os tradicionais modos single player que incluem Mario GP, Time Trial e Single Run, com os modos multiplayer VS. e Battle. No total existem 20 pistas distribuídas ao longo de 5 campeonatos com 3 níveis de dificuldade apelando assim a todo o tipo de jogadores. Esta saga sempre primou pela simplicidade e divertimento e este jogo não se afasta nem um bocadinho disso.

Que comecem as hostilidades!
No campo visual, Mario Kart Super Circuit é um jogo bastante colorido e o grafismo é sem dúvida um ponto forte com bastante diversidade cénica, algo já habitual na saga. A perspectiva lembra o mode 7 da SNES mas bastante melhorado claro, e acima de tudo full screen, algo que no GBA é imperativo pois de outra forma não se iria ver nada e o jogo seria mesmo impossível de jogar. Contudo creio que preferia ter visto um grafismo mais próximo de Mario Kart 64 mas ainda assim esta escolha poderia afectar a performance do jogo, que desde já é excelente sem problemas nenhuns que tivesse dado conta e com uma fluidez óptima. No departamento sonoro também cumpre o seu objectivo de forma exímia, com uma boa selecção de faixas, algumas já bem conhecidas, outras tantas novas que vão proporcionando um bom ambiente às corridas. Dos efeitos sonoros posso afirmar exactamente o mesmo, com alguns bem conhecidos e memoráveis a serem usados com frequência e outros tantos nem por isso, resultando numa experiência agradável e em nenhum instância repetitiva ou aborrecida.

O Lakitu adora pescar.
A jogabilidade em Mario Kart Super Circuit é aquilo que se podia esperar de um título desta saga com um controlo sólido e preciso que tanto apela aos novatos como aos fãs mais dedicados. A selecção de personagens também lhe confere alguma diversidade, tal como aconteceu em jogos anteriores com algumas a serem mais utilizadas que outras devido ao nosso estilo de jogo. Pessoalmente prefiro as personagens mais pesadas como Bowser e Wario mas em certas pistas, personagens intermédias ou mais leves obtêm melhores resultados. De resto já se sabe que podemos usar diversos power-ups para nosso proveito ou simplesmente para lixar a performance dos adversários, bem como tirar partido de técnicas mais avançadas como o drifting que quando usado como deve ser nos dá um aumento de velocidade significativo. Um dos grandes chamarizes deste jogo é o facto de permitir multiplayer apenas com um cartucho até 4 jogadores, algo que não pude experimentar pois não tenho cabos para os GBAs.

Esta pista não é fácil...
Em suma, Mario Kart Super Circuit é um jogo divertido mas para mim não é bem aquilo que procuro num jogo desta saga. Acho que falta ali qualquer coisa que não sei explicar ou então é a nostalgia a falar mais alto pois o meu favorito continua a ser o Mario Kart 64 com o Mario Kart DS logo atrás. Ainda assim, se o virem barato fisguem-no pois vale a pena ter este JOGALHÃO DE FORÇA.

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário