Boa artwork! |
Publicado por: Nintendo
Director: Masahiro Sakurai
Produtor(es): Shinya Saito, Masaya Kobayashi
Compositor(es): Keiki Kobayashi, Junichi Nakatsuru, Hiroki Hashimoto, Hiroyuki Kawada, Eriko Sakurai, Akihiko Ishikawa, Yoshinori Hirai
Plataforma(s): Nintendo 3DS, WiiU
Lançamento: 13-09-2014 (JP), 03-10-20141 (EU/EUA)
Género: Fighting
Modos de jogo: Vários modos para um jogador, Multiplayer local e online para até quatro jogadores
Media: Versão Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD, StreetPass, SpotPass
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o várias vezes, nos diferentes modos de jogo.
(Agora que acabaram as festas, que venha o Verão rapidinho!)
WTF?! |
Todo o fã de videojogos que se preze gosta de jogos de pancadaria. É algo inerente à nossa condição enquanto jogadores e afinal de contas, o conflito, faz parte da natureza humana por mais pacíficos que sejamos. Nesta perspectiva, o jogo de hoje ilustra isso com bastante clareza. É um jogo de luta mas algo diferente dos demais. Este exemplar digital foi-me cedido cordialmente pelo Francisco Abrunhosa para análise, algures entre Setembro e Outubro de 2014, tendo essa sido publicada originalmente no site Rua de Baixo. Agora é publicada novamente aqui com as devidas alterações.
Super Smash
Bros. dispensa apresentações para qualquer fã Nintendo. Mas para os que não
conhecem, esta será talvez a melhor altura para ficarem a par da loucura que
esta série proporciona. Tendo feito a sua estreia em 1999, na velhinha
Nintendo64, esta série tem vindo a passar de consola em consola ao longo destes
anos, fazendo agora a sua primeira incursão portátil na Nintendo 3DS. E melhor
estreia não poderia ter sido.
Pobre Bowser... |
A premissa
de Super Smash Bros. for Nintendo 3DS é muito simples: meter uma catrefada de personagens famosas
de videojogos à pancada umas com as outras, em diversas arenas onde prevalece a
que sofrer menos no combate seja por tempo ou por pontos. Ao contrário da
tradicional barra de energia, aqui temos uma percentagem que vai subindo ao
sofrermos danos e assim que ultrapassa os 100% temos uma enorme chance de
sairmos a voar da arena. A ideia é fazermos isto aos restantes combatentes
utilizando para tal não só golpes normais mas também golpes especiais, tudo
designado a dois botões apenas mas que em conjunto com o circle pad nos permite
uma panóplia diversa de ataques. Temos ainda dois botões para saltar, um para
agarrar os adversários e ainda um de defesa que também nos permite esquivar de
ataques quando usado em simultâneo com o circle pad. E isto é a base que serve
para todos os lutadores.
Cai fora, cachorro! |
Aprendidas
estas noções, estamos prontos para entrar no mundo de Super Smash Bros., que
nos disponibiliza logo à partida mais de 30 personagens diferentes, oriundas de
diversas sagas Nintendo, Sega, Namco e até Capcom. Algumas já são velhas
conhecidas de jogos anteriores mas outras tais como Pac-Man, Mega Man, a
instrutora do WiiFit e até Shulk, de Xenoblade Chronicles fazem aqui a sua
estreia triunfal. Mais personagens são reveladas à medida que vamos jogando,
desafiando-nos para combater e ficando disponíveis após as derrotarmos. Ainda
que a base do jogo seja a mesma para todas as personagens, cada uma tem os seus
pontos fortes e fracos, sendo algumas mais fortes, outras mais rápidas,
aliciando assim qualquer tipo de jogador pois é fácil de aprender a jogar mas
um verdadeiro desafio se pretendermos bater-nos contra os maiores. Para além
disso, estando completamente localizado em Português, serve tanto para miúdos
como para os graúdos, pois estes últimos certamente cresceram com algumas
destas personagens.
Os pequenos são tramados! |
Tal como as
personagens, as arenas são todas oriundas de vários jogos, cada qual com as
suas armadilhas e manhas, algumas relativamente simples em termos estéticos mas
outras bastante mais complexas contando sempre com duas versões: uma normal,
onde o caos acontece de todas as maneiras e outra versão alternativa, sempre
com um plano horizontal e sem objectos para nos ajudar na demanda de bater nos
outros. O surpreendente neste título é todo este frenesim se processar a 60 frames
por segundo, sem abrandamento de espécie alguma, mesmo se jogado com o 3D
ligado, que proporciona um bom efeito de profundidade ainda que não seja nada
de espectacular como noutros jogos. Visualmente, este Super Smash Bros. for Nintendo 3DS é muito
bom e acima de tudo variado, levando a 3DS aos seus limites. As personagens são
bastante detalhadas mas perdeu-se um pouco no detalhe de alguns cenários, algo
que contudo não interfere na experiência de jogo, embora por vezes as
personagens fiquem demasiado pequenas, sobretudo se estiverem quatro ao mesmo tempo
no ecrã. Sonoramente, é soberbo, com bastantes faixas conhecidas, algumas
remisturadas e outras tantas mantidas na sua versão original, como é o caso da
Mute City de F-Zero, um verdadeiro pedacinho de nostalgia. E todas estas podem
ser ouvidas sem termos de estar a jogar.
Tão fofos... esmaga! |
Embora seja
um jogo de luta, Super Smash Bros. for 3DS tem imensos modos de jogo que vão desde o
simples Smash, onde jogamos contra mais 2 ou 3 lutadores, segundo as regras que
podemos definir a nosso gosto, passando pelo modo clássico de jogos anteriores,
onde após seguirmos uma rota no mapa, defrontamos a infame Master Hand no
final. Um dos modos iniciais, o Smash Run, mete-nos durante cinco minutos num
ambiente semi aberto onde podemos derrotar vários tipos de inimigos e ganharmos
power-ups, abrir arcas de tesouro e afins, para no final confrontarmos outros
lutadores numa batalha, que tanto pode ser uma luta como uma corrida para ver
quem chega primeiro à meta. Os modos extra incluem ainda um modo de treino para
aperfeiçoarmos a nossa técnica, vários modos Smash e outros mini-jogos como
rebentar blocos, alvos e bater num saco de areia com o intuito de o projectar o
mais longe possível.
All aboard! |
Tudo isto
recompensa-nos sempre com algo, sejam troféus, golpes extra que nos permitem
modificar as personagens existentes, criarmos uma baseada nos Mii's ou
simplesmente dinheiro para podermos desbloquear tudo o resto. O jogo conta
ainda com um modo online e um modo local para desafiarmos amigos e
desconhecidos. Finalmente, fazendo utilização do StreetPass, existe ainda um
mini jogo onde controlamos uma personagem nossa representada por um circulo
numa arena vista de cima, cujo o objectivo é empurrar para fora da mesma todos
os adversários que recolhermos enquanto andamos com a consola no sleep mode. Se for caso disso, podemos também passar os nossos dados para a versão da WiiU e continuar
a pancadaria em FullHD. Actualmente, existem DLC's pagos que incluem personagens e cenários extra como por exemplo o Ryu de Street Fighter II e a sexy Bayonetta do jogo com o mesmo nome, bem como compatibilidade com os Amiibo.
O primo afastado do Rocky. |
A Nintendo
prova mais uma vez que sabe o que faz no que respeita a videojogos. Super Smash
Bros. for Nintendo 3DS é um jogo espantoso do ponto de vista técnico e ainda melhor
quando chega a hora de jogar. Se têm uma 3DS este jogo tem de constar na vossa
colecção, é obrigatório! E como tal, é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Próximo jogo: um FPS MMO na PS3 (sim, leram bem, joguei um MMO)!
MURRALHÕES DE FORÇA:
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