Havendo falta de caixa... |
Publicado por: Nintendo
Director: Shinya Kumazaki
Produtor(es): Hiroaki Suga, Hitoshi Yamagami
Compositor(es): Hirokazu Ando, Jun Ishikawa
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: 11-01-2014 (JP), 02-05-2014 (EUA), 16-05-2014 (EU)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer local até 4 jogadores
Media: Versão Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez tendo completado tudo.
(Está um bafo destes...)
Para variar um bocado, a análise que trago até aqui hoje já estava escrita há meses pois foi uma das várias que escrevi para o site Rua de Baixo algures em 2014, daí esta versão que possuo na colecção ser digital. E sem mais demoras vamos ao que interessa. Desde sempre que a Nintendo é conhecida pelas suas mascotes
simpáticas e com as quais fomos crescendo. O que para nós foram heróis hoje
poderão parecer um pouco bonecos infantis mas não deixam de nos acompanhar ao
longo dos anos em imensos jogos que ainda nos prendem ao ecrã da televisão ou
da nossa consola portátil preferida. Kirby é um desses casos de sucesso, que
vive um pouco na sombra de Mario e companhia, mas que nos tem presenteado com
uma série de jogos extremamente divertidos e acima de tudo viciantes
Um velho conhecido. |
Neste novo episódio da saga para a Nintendo 3DS, intitulado
Kirby Triple Deluxe, o nosso pequeno e redondo herói cor de rosa está de volta
para mais uma daquelas conhecidas aventuras onde desta vez vai ter de salvar
não só os habitantes de um novo mundo de nome Floralia, mas também o seu velho
rival Dedede conhecido por se auto-proclamar rei de toda a Dreamland. Não que a
história seja interessante mas está lá.
Quando a fominha aperta, vai tudo! |
Floralia é composta por diversas ilhotas flutuantes que
compõem os diversos mundos por onde Kirby se vai aventurar. Cada mundo é
composto por cerca de 5 a 8 níveis cada, contando já com os dos bosses e níveis
secretos. Estes dois últimos são abertos com as Sun Stones, itens que agem como
chaves e que podem ser encontrados nos restantes níveis. Cada nível de boss
requer um determinado número de Sun Stones, que varia consoante o mundo onde
estejamos e os níveis secretos requerem todas as Sun Stones desse mundo. Isto
significa muita exploração pela frente. O controlo de Kirby é simplesmente
perfeito e intuitivo, funcionando tal e qual muitos outros jogos da série onde
podemos correr, saltar, voar e claro, comer quase tudo, copiando assim as
habilidades de vários inimigos. O nosso herói conta ainda com um botão para se
defender e pode desviar-se dos ataques inimigos se carregarmos numa das direcções,
na altura certa.
Terra das cáries... |
O verdadeiro divertimento deste jogo reside na miríade de
habilidades disponíveis, que podem ser utilizadas tanto em combate como na
resolução de puzzles, algo que realmente está muito bem implementado. Algumas
destas habilidades já são conhecidas e alusivas a clássicos como por exemplo
Sword (Legend of Zelda), Ninja (Shinobi) ou Fighter (Street Fighter), entre muitas
outras, contado com cinco estreantes como a Hypernova, onde Kirby consegue
devorar quase tudo, desde bosses até ao próprio cenário.
Toscaria a quatro! |
Visualmente, Kirby Triple Deluxe é um jogo bastante bonito
e colorido, com animações excelentes, desde as personagens aos cenários onde
tudo se mexe ao seu ritmo sem se tornar repetitivo em nenhuma instância, graças
à enorme variedade gráfica. Este mesmo é-nos apresentando na já habitual perspectiva
2D mas com gráficos 3D que funciona na perfeição a 60 frames por segundo mesmo
com o modo 3D ligado. Novidade neste jogo é a possibilidade de Kirby poder
saltar entre as camadas do cenário, algo que proporciona novos puzzles e
algumas cenas de mais frenesim, bem como algumas áreas secretas. Contudo, o
modo 3D neste jogo não está tão bem implementado como devia, não transmitindo
grande sensação de profundidade durante a maioria do jogo, o que é pena pois os
visuais bem mereciam.
Tambores é com este tipo. |
A componente sonora de Kirby Triple Deluxe é o que se
poderia esperar, com várias faixas já bem conhecidas deste universo,
remisturadas e arranjadas para esta nova geração, oriundas de vários jogos, com
outras tantas novas. Não existe qualquer espécie de vozes, sendo tudo quanto é
efeito sonoro bem conseguido e sempre algo “fofinho”. Algumas das
funcionalidades da 3DS são utilizadas neste jogo, tais como o giroscópio da
consola, para a resolução de puzzles e até progressão em vários níveis, sem
tornar a tarefa demasiado extenuante ou enfadonha para o jogador. Na verdade
estas partes são bastante divertidas. A funcionalidade de StreetPass é também
utilizada para recebermos itens de cura de outros jogadores e Keychains, que se
traduzem em porta-chaves coleccionáveis. Estes, para além de poderem ser
recebidos por outros jogadores, podem ser trocados por Play Coins e, como é
óbvio, encontrados nos níveis e modos de jogo extra.
Está de chuva para o nosso amiguinho! |
Kirby Triple Deluxe não se fica pelo modo história e
oferece-nos mais uns quantos modos de jogo. O primeiro é Kirby Fighters, uma
espécie de versão simplificada de Super Smash Bros. (ambos os jogos são da HAL)
onde escolhemos a nossa habilidade de eleição e lutamos contra outros Kirby’s,
controlados pelo CPU ou por outros 3 jogadores. Estes podem jogar mesmo sem o
jogo, via Download Play o que torna este extra especialmente atractivo para fãs
de SSB. Peca por não ter modo online mas não era algo realmente necessário. O
outro extra disponível desde início dá pelo nome de Dedede’s Drum Dash,
colocando-nos na pele do rei e onde temos apenas de carregar no botão A
enquanto vamos avançando aos saltos em cima de tambores. Obviamente isto tem de
ser feito ao ritmo da música, onde o timing tem de ser perfeito para apanharmos
todas as moedas e conseguir assim a melhor pontuação possível. É menos
apelativo que o modo anterior mas bom para quem gosta de desafios.
Esta gaja é do piorio... |
O único defeito que consigo apontar neste título é a sua
dificuldade. O jogo é demasiado fácil uma vez que Kirby conta com tantos
recursos e até ao mundo 5 vão encontrar tudo quase de uma assentada só se
explorarem bem os níveis. Talvez isto explique o porquê de gravar o progresso
mas não gravar as vidas recolhidas. O desafio surge nos últimos dois mundos e
nos bosses, que requerem alguma estratégia. Mas aprendida a mesma, é fácil
derrotá-los e algumas habilidades ajudam bastante no processo. Terminada a
história, o jogo é simpático ao ponto de nos oferecer dois modos extra:
Dedede’s Tour, uma versão mais difícil da história, sem mapa e sem algumas
partes exclusivas de Kirby mas sem dúvida mais desafiante, com novos inimigos.
O último modo chama-se The Arena e não é mais do que um boss rush mode para os
mais persistentes.
Embora a 3DS tenha várias escolhas dentro do género
das plataformas, Kirby Triple Deluxe é uma óptima alternativa aos títulos do
Mario e sem dúvida alguma um dos melhores do género, o qual se recomenda a
miúdos e graúdos. E já se sabe, como é hábito, é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Próximo jogo: um clássico da PS2 remasterizado na PS3.
MURRALHÕES DE FORÇA:
MURRALHÕES DE FORÇA:
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