10 de março de 2020

Duke Nukem 3D: 20th Anniversary World Tour

Capa custom made by me.
Desenvolvido por: 3D Realms (Original), Gearbox Software, Nerve Software (20th Anniversary World Tour)
Publicado por: Gearbox Software (20th Anniversary World Tour)
Produtor(es): Greg Malone, George Broussard
Designer(s): Allen H. Blum III, Richard Gray
Artista(s): Stephen Hornback, Dirk Jones, James Storey
Compositor(es): Lee Jackson, Robert Prince
Plataforma(s): PlayStation 4, Xbox One, PC (20th Anniversary World Tour)
Lançamento: 11-10-2016 (Lançamento Mundial)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer Online (2-8 jogadores)
Media: Digital (EU), Blu-Ray (US)
Funcionalidades: Instalação obrigatória no disco rígido (1.3GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com função de vibração do DualShock4, HD 720p, 1080i, 1080p, Suporte Remote Play com PSVita
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez com platina alcançada mas hei-de voltar à carga novamente.

Traseira da capa americana.
Os anos 90 foram sem dúvida um ponto de viragem bastante importante no que concerne aos videojogos, não só nas consolas e arcadas mas também em PC, onde o salto foi notoriamente maior. Lembro-me de jogar um sem fim de jogos em PC e sempre os achar demasiado básicos quando comparados com os "equivalentes" em consola, onde as coisas corriam muito mais suavemente e com títulos mais apelativos. Mas a dada altura, já quase a meio da década, passamos de jogos como Prince of Persia e Rick Dangerous II só para referir alguns, para coisa como Rise of the Triad, DooM e o não menos famoso Duke Nukem 3D. Este último foi uma clara evolução dos outros dois, com imensas coisas que não eram possíveis de fazer como olhar para cima e para baixo, mergulhar na água e afins. Mas popularizou-se por outros motivos mais conhecidos do público em geral como o palavreado da própria personagem e clara referências a sexo e violência. E com alguma controvérsia à mistura, a sua popularidade cresceu e o jogo foi lançado N vezes em diferentes plataformas, com diferentes versões sendo que a última e mais recente é esta que aqui apresento hoje. Apesar de existir em formato físico, este nunca foi lançado fora dos Estados Unidos (uma estupidez sem explicação) e tive de adquirir a versão digital que aproveitei estar a 2.99€ na PSN para o fazer, algures em Fevereiro de 2020.


Eles não gostam mesmo do Duke...
Duke Nukem 3D: 20th Anniversary World Tour marca assim o regresso de Duke às consolas (e PC) fazendo assim uma espécie de estreia nas consolas actuais. Mas esta nova versão inclui algumas novidades que tornam a experiência bem melhor que qualquer uma das anteriores. A história de Duke Nukem 3D por esta altura já e mais que conhecida mas para quem não sabe ou simplesmente é a primeira vez que o joga, a coisa resume-se a Duke chegar à Terra de mais uma aventura e deparar-se com uma invasão alienigena que resultou em morte e devastação por todo o lado sendo que ele é a única esperança da raça humana. Mais coisa, menos coisa pois num FPS a história é tão importante como num filme porno.

A tua cara não me é estranha.
As novidades começam logo pelo grafismo que apesar de ser igual ao mesmo dos anos 90 contém alguns elementos novos com melhores texturas em certos locais, nova iluminação e efeitos bem como a opção de podermos alternar (em tempo real ao pressionar um botão durante a acção) entre grafismo à antiga (Build Engine), com as suas limitações e perspectiva estranha visto não ser completamente 3D, ou visuais ligeiramente melhorados fazendo uso de um motor 3D que torna a experiência muito mais agradável e moderna com o mesmo gostinho à antiga. A variedade visual é vasta com imensos locais por onde vamos passar a rebentar tudo o que mexe e com muito por descobrir, desde cidades, estações espaciais, grutas e montanhas, e outros locais de interesse lá mais para a frente. A acção é bastante fluída correndo a 1080/60fps sem solavancos ou outros problemas. Foram feitas algumas alterações ao HUD e interface em geral para acomodar estas novas mudanças, com uma fonte mais legível.

Nope, o Trump não está ali (sadly).
Na parte audível as coisas também foram alvo de um makeup geral com novas linhas de diálogo proferidas pelo lendário Jon St. John, bem como todas as outras a serem regravadas para manterem consistência. Houve quem torcesse o nariz relativamente a isto mas existe a opção de ouvir o áudio original (legacy) portanto não me parece que seja um ponto negativo. Por outro lado a banda sonora mantém-se na mesma, com as faixas habituais a serem tocadas ao longo dos níveis mas com uma selecção de outras tantas novas devido ao novo episódio que foi incluído com esta versão do jogo.

Cambalacho, cambalacho everywhere...
No que diz respeito à jogabilidade, para quem jogou qualquer versão anterior de Duke Nukem 3D sabe o que esperar, com acção a rodos, imensos inimigos para despachar, uma boa variedade de armas e controlo sólido, perfeitamente adaptado ao comando da PS4 sem entrave de espécie alguma. O jogo divide-se à mesma em episódios, desta vez cinco sendo um completamente novo e original exclusivo desta versão. Este novo episódio intitulado Alien World Order foi desenhado pelos autores dos originais e decorre em torno do globo em cidades como Paris e Holanda, onde uma nova invasão faz com que Duke volte novamente à carga. Agora temos ainda novos inimigos (e um "novo" boss) bem como uma nova arma para provocar o caos pelas hostes.

Hora do churrasco!
O jogo permite ainda a vertente multiplayer, algo que não experimentei mas a julgar pelo conteúdo a experiência deve ser tal e qual como nas versões antigas de PC, o que por si só é bastante bom pois joguei imenso estas. Algo que ficou de fora desta versão foi o conteúdo extra presente nas edições Megaton Edition e Kill-a-Ton 2015 Collection que incluíam as expansões oficiais Duke It Out In D.C., Duke Caribbean: Life's a Beach e Duke: Nuclear Winter produzidas por outros estúdios que não a 3D Realms, o que é uma pena pois se tivesse incluído tudo seria possivelmente a edição definitiva deste clássico.

Bom, já deu para terem uma ideia do que esperar desta versão do jogo e se realmente não têm nenhuma na colecção outra esta é algo a considerar. Mesmo que tenham alguma, este Duke Nukem 3D: 20th Anniversary World Tour vale a pena ter nas consolas actuais pois é um verdadeiro JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário