31 de março de 2020

Gears of War 2

Big man na capa!
Desenvolvido por: Epic Games
Publicado por: Microsoft Game Studio
Produtor: Rod Fergusson
Designer: Cliff Bleszinski
Artista: Chris Perna 
Argumentista: Joshua Ortega
Compositor: Steve Jablonsky
Plataforma: Xbox360
Lançamento: 07-11-2008 (Lançamento Mundial), 30-07-2009 (JP)
Género: Third Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores, Multiplayer Online para até 10 jogadores
Media: DVD-ROM
Funcionalidades: Instalação opcional no disco rígido com redução de pop-in de texturas (6.3GB), Gravação de progresso no disco rígido/Memory Card, HD 720p, 1080i, 1080p, Leaderboards Online, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Muito boa, poucas marcas de uso
Viciómetro: Acabei-o uma vez em Normal.

Yep, aquela frase não engana.
Continuando a demanda de desbravar a minha pequena colecção de Xbox360, eis que chegamos a mais um capítulo da saga Gears of War, e muito provavelmente o meu favorito na saga até agora. Embora goste de ter toda uma história de como um jogo chega à minha humilde colecção, o facto é que com estes da Xbox360 a história é virtualmente a mesma para todos uma vez que os comecei a adquirir este ano e foi tudo de empreitada, por assim dizer. Deste modo, este Gears of War 2 aterrou na colecção a 20 de Fevereiro de 2020 por 3€ estando em bom estado de conservação considerando as coisas. O bom de coleccionar coisas de Xbox nesta altura do campeonato é o facto de termos sempre o chamado "desconto Microsoft" pois 90% dos jogos são estupidamente baratos quando comparados até às versões de PS3, que costumam ser inferiores tecnicamente.


Manual, papelada e DVD.
Gears of War 2 continua a história que teve início no primeiro jogo onde Marcus Fenix e Dominic Santiago (e o resto do pessoal) lutam para manter a humanidade à tona contra a horda Locust, que desta vez tem um plano ainda mais maquiavélico, que envolve literalmente afundar todas as cidades que ainda existem por forma a dizimar por completo todos os humanos. Claro que os nossos heróis não vão deixar as coisas por mãos alheias e decidem uma vez mais enfrentar a horda tendo eles também um plano para acabar de vez com os Locust. O que ambas as partes não contam é com a existência de uma nova ameaça que visa exterminar tudo e todos...

Não, não viemos fazer o check-up anual...
Do primeiro título para este houve uma clara evolução técnica em todos os campos, a começar pelo grafismo que agora apresenta ainda mais detalhe e uma complexidade bastante superior em termos de geometria dos níveis e cenários. Se o primeiro jogo era bonito, este eleva ainda mais a fasquia com uma variedade enorme de cenários que não só se prendem nas cidades e ambientes urbanos mas também locais como grutas, florestas e até o interior de uma gigantesca minhoca que foi deveras a minha parte favorita na saga até hoje. Os visuais neste local são tão viscerais e orgânicos que tudo parece realmente vivo. As animações continuam excelentes, desde as nossas personagens aos inimigos que aparecem em todos os tamanhos e feitios. Melhorou-se também a qualidade geral das texturas ainda que uma ou outra apresente um look low res mas nada que afecte a experiência.

A cover continua a ser a nossa melhor amiga.
Sonoramente, Gears of War 2 volta a apresentar uma banda sonora dinâmica mas desta vez com alguns temas mais memoráveis que os do jogo anterior, sobretudo os que podemos ouvir em partes determinantes para a história com o som ambiente a tomar o palco durante o resto da acção. Os efeitos sonoros mantêm-se praticamente na mesma com alguns novos e outros tantos reutilizados mas sempre com aquele impacto que o disparar das armas causa ou os sons guturais dos inimigos ao serem esventrados. O voice acting uma vez mais é de uma qualidade soberba, com excelentes performances por parte dos actores de voz de cada personagem, com bastante exposição no que concerne a história e até alguma comicidade levada a cabo pela personagem do costume (sim Baird, é a ti que me refiro).

Este é grande mas há maior!
Mantendo a mesma fórmula em termos de jogabilidade, Gears of War 2 poderia ser mais do mesmo mas o certo é que também se melhorou esta área. O controlo e movimento é agora mais fluido, com uma selecção maior de armas para espalharmos o caos, sendo que algumas delas são bem interessantes de se usarem. Existem também muito mais instâncias de combate, algo que no jogo anterior era escasso com muitas zonas vazias. Aqui isso não acontece e a acção é quase non stop durante a maioria do tempo. A própria geometria dos níveis deixou de ser blocky como era no primeiro e as coisas fluem de modo diferente, mais interessante a meu ver. Por outro lado nem sempre estamos a pé e até podemos conduzir um veículo que me levou aos tempos de Metal Slug/Blaster Master pela sua semelhança com esses clássicos. As batalhas com os bosses são também alguns dos melhores momentos que vi nesta saga. O modo co-op regressa, permitindo assim dois jogadores enfrentarem a horda e podendo cada um escolher a dificuldade que mais lhe convém, sendo que esta ajusta-se de forma dinâmica.

O modo Horde é viciante.
No que concerne ao modo multiplayer, desta vez podemos jogar contra bots offline e assim experimentar tudo o que o jogo nos tem para oferecer. Confesso que isto é sempre uma boa opção não só para nos habituarmos aos mapas mas também ficarmos a conhecer as nuances de cada modo, que desta vez para além dos que já existiam no jogo original foram adicionados outros tantos. Um dos melhores é sem dúvida o Horde, onde ondas de inimigos são lançadas na nossa direcção e temos de destruir tudo para ir progredindo. Existem 50 no total e o melhor de tudo é que ao passarmos uma onda, podemos recomeçar daí caso sejamos mortos ou simplesmente não nos apeteça jogar mais. Claro que existe um contra, perdemos todas as armas que tenhamos recolhido até essa onda mas a meu ver isso só aumenta o desafio. Em co-op é mais fácil pois duas cabeças pensam (teoricamente) melhor do que uma mas sozinho constitui um bom desafio sem ser demasiado frustrante até porque existem sempre manhas em certos cenários. Vários DLCs foram lançados para este título e uma edição física intitulada All Fronts Collection era para ter saído embora tenha sido cancelada. Contudo, foi lançada digitalmente por 1200 MS Points se a memória não me falha mas agora é gratuita e para além de conteúdo para o multiplayer, inclui um capítulo apagado do modo história é que uma boa adição e nos permite reviver uma certa zona do jogo de forma diferente.

Gears of War 2 é sem dúvida um dos melhores exemplos que encontrei de como fazer uma excelente sequela que ultrapassa em tudo o original. Tudo neste jogo foi incrivelmente satisfatório do princípio ao fim, com apenas uma parte ligeiramente frustrante por se alongar demasiado mas ainda assim não o suficiente para me fazer mudar de opinião no geral. Deste modo, não restam dúvidas que estamos perante um verdadeiro JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário