20 de agosto de 2011

Tekken 5

Platinum... bah!
Desenvolvido por: Namco
Publicado por: Namco
Director: Katsuhiro Harada
Plataforma(s): PlayStation 2, Arcade
Lançamento: 24-02-2005 (EUA), 31-03-2005 (JP), 24-06-2005 (JP)
Género: 3D Fighting
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores, Outros modos de jogo para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (57KB mínimo), Compatível com controlo analógico: apenas joysticks, Compatível com Função de Vibração.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o com todas as personagens e todos os modos de jogo.

(Mais um belíssimo dia de... Inverno?)

Mas sem coisas feias coladas.
Esta exposição que aqui trago hoje poderá ser muito semelhante a outra já publicada pelo simples motivo que se trata praticamente do mesmo jogo mas esta versão tem bastantes coisas a mais. Sem mais rodeios "falo" obviamente de Tekken 5, originalmente publicado para arcada e posteriormente adaptado para PS2 antes de aterrar noutras consolas da Sony. Este exemplar é a versão Platinum e veio cá parar a casa por mero acaso visto que foi um amigo meu que me fez o favor de o comprar pois achou-o barato. Eu lá fiquei com ele.


Tekken 5 remete-nos uma vez mais para o mundo da pancadaria onde desta vez a história pega a partir dos eventos de Tekken 4 levando-nos novamente ao King of the Iron Fist Tournament, onde os diversos lutadores competem entre si por vários motivos pessoais. Não sou especialmente apreciador da história de Tekken portanto nem me atrevo a fazer um resumo.

Manual e DVD.
Algo que realmente se destaca em Tekken 5 é o seu grafismo conciso e bastante agradável, com uma fluidez impressionante, sempre a correr nuns gloriosos 60 frames por segundo e onde as personagens se mexem graciosamente em cenários que remontam às origens por serem na sua maioria "infinitos", no que concerne à extensão de espaço para lutar. As personagens em si estão magnificamente bem concebidas, com muito detalhe e atenção ao pormenor, bem como os próprios cenários que são bastante variados nas suas temáticas, considerando também a origem dos lutadores que lhes correspondem. Cutscenes em CG contam-nos a história com uma qualidade muitíssimo boa, sendo um regalo para a vista.

Lee acerta em cheio!
Sonoramente não prestei muita atenção à música ainda que esta seja adequada ao estilo de jogo. Pessoalmente tomo mais atenção ao som e ao voice-acting, onde apostaram em deixar a língua nativa de cada personagem, resultando assim numa mistura interessante de inglês, com e sem sotaque, japonês, mandarim e coreano. Hoje em dia isto já é comum em alguns jogos de luta. O som em si é aquilo a que esta série já nos habituou, sólido e funcional.

Devil Jin a distribuir o seu amor.
Ao pegarmos no comando logo ficamos a saber que este jogo continua a reter aquilo que tornou esta saga tão boa e que se traduz em jogabilidade simples e frenética, aliada a uma aprendizagem crescente no que diz respeito ao domínio de cada personagem. Não é difícil jogar Tekken mas é difícil dominar certas personagens na sua totalidade. Para além de um modo história, temos ainda um modo Arcade Battle, Survival, Time Attack e o melhor destes, o Devil Within, que no fundo é uma side-story e até continuação do Tekken Force de Tekken 3 e Tekken 4, isto já para não o comparar ao Death by Degrees. Neste modo controlamos apenas Jin Kazama que procura respostas junto da G Corporation, sendo que se trata de um beat 'em up que ao ser completado nos presenteia por exemplo com Devil Jin. E por falar em personagens, Tekken 5 tem vinte à nossa disposição, mais doze secretas. Infelizmente o último boss só é seleccionável através de um cheat device, coisa que não acontece na versão de PS3. Podemos ainda vestir as personagens ao nosso gosto, com indumentárias que vamos adquirindo com o dinheiro ganho nos vários modos de jogo, algo nunca visto nesta série.

King com pinta de chulo.
Mas esta versão de Tekken 5 é sem dúvida uma caixinha de surpresas e a dada altura descobrimos que incluí as versões de arcada de Tekken, Tekken 2 e Tekken 3, em todo o seu esplendor, bem como StarBlade, um shoot 'em up antigo. Obviamente, estas versões não incluem os lutadores exclusivos para as versões caseiras de PlayStation.

Não desfazendo a versão de PS3, o facto é que a versão de PS2 é bem melhor por todos os extras que incluí e pelo modo história que a meu ver é importante para se perceber alguma coisa do jogo. E se pensarmos bem, são cinco jogos pelo preço de um e só por isso é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã trago até aqui um dos melhores RPG's de sempre na PlayStation. :)

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

2 comentários:

  1. Era capaz de ter jurado que tinha comentado este artigo...
    Também tenho este Tekken (mesmo a versão Platinum) e pelo que me pareceu, comparando com os outros 2 Tekkens da PS2 este realmente foi o que me pareceu mais bem conseguido e repleto de conteúdo extra. Gostei bastante de terem incluido a versão arcade dos 3 primeiros jogos, mas ainda assim queria comprar as versões PS1.

    ResponderEliminar
  2. Comentaste a versão de PS3 que publiquei com poucos dias de diferença em relação a esta. :) Mas esta é bem melhor.

    ResponderEliminar