10 de agosto de 2011

Ninja Gaiden Sigma 2 [Collector's Edition]

Devia ter as meninas na capa!
Desenvolvido por: Team Ninja
Publicado por: Tecmo Koei
Designer: Yosuke Hayashi
Motor gráfico: Hybrid Engine
Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: 29-09-2009 (EUA), 01-10-2009 (JP), 02-10-2009 (EU)
Genéro(s): Hack 'n Slash
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modo Missions co-op para dois jogadores online ou um offline
Media: Blu-Ray
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (3GB), Gravação de progresso no disco, Compatível com Sensor de Movimento, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, 1080i e 1080p, DLC adicional (fatos para as personagens)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o algumas seis ou sete vezes. É excelente!


(A praia está boa e recomenda-se.)

Sticker free!
Ultimamente o blog tem andando com muitos ninjas mas confesso que não é intencional, foi mesmo por acaso que isto aconteceu. Os jogos "ninja" parece que ficaram todos amontoados nesta fase. Mas isso nada interessa, de uma maneira ou outra haveriam de aparecer por aqui. E após o jogo de hoje ficam a faltar apenas 39 análises, isto se entretanto eu não comprar mais! Claro que isso vai acontecer e isto nunca terá um fim, ocasionalmente terá um abrandamento. Mas até lá continua-se a escrever avidamente e todos os dias. O jogo de hoje, após este paleio todo, tem ninjas e este exemplar veio de uma loja online por cerca de 16 euros, novo como é normal. Posteriormente o meu amigo João Salema cedeu-me a Collector's Edition que inclui a banda sonora em CD, um artbook/guidebook de 80 páginas e ainda DLC.


Ninja Gaiden Sigma 2 é a sequela do primeiro título e decorre um ano após os eventos onde a acção começa por nos levar até Tokyo, onde o mestre Muramasa abriu uma pequena loja. Pouco depois, Sonia, uma agente da CIA aparece à procura do nosso conhecido Ryu Hayabusa, enquanto membros do Black Spider Ninja Clan atacam a loja e acabam por raptá-la. No meio disto tudo, Ryu faz a sua aparição mas não consegue evitar o rapto, acabando por perseguir os ditos pelos telhados de Tokyo. Eventualmente consegue salvar a moça e esta informa-o do pior: a sua vila está novamente em perigo. Assim começa mais uma saga de espadada e vingança.

Manual, inlay e disco.
Existem diferenças notórias face à versão de Xbox360 no que diz respeito ao jogo no seu todo mas começando pela parte visual, talvez seja aqui onde estas são mais significativas. Uma das melhorias foi mesmo o aumento da resolução nativa, que permite o jogo correr a 720p, a 60 frames por segundo, isto fruto de ser ter utilizado o mesmo motor de jogo do primeiro Sigma. Este upgrade visual trouxe tanto de bom como de mau. Por um lado permitiu visuais mais polidos, uma iluminação melhor e uma fluidez constante mas por outro vimos o número de inimigos reduzido, uma menor utilização de polígonos e algumas texturas substituídas, tudo isto em prol da performance visual. A violência foi também toda ela removida mas já vou tocar nesse aspecto mais adiante. Ainda assim, com tanta mudança o jogo continua a ter uns visuais fabulosos, sobretudo no que toca aos bosses de tamanho colossal que se mexem com uma graciosidade impressionante. Obviamente, toda a acção do jogo assim o permite.

Comic/art book e OST CD.
Gostei da banda sonora deste jogo pois consegue acompanhar esta acção frenética sem vacilar, considerando que andamos 99% do tempo a cortar membros e aos saltos de um lado para o outro. A música poderia tornar-se despercebida mas ao invés disso está sempre bem presente, por mais discreta que seja. O som no geral é excelente, tal como no original desde aos efeitos sonoros das armas, aos grunhidos dos inimigos, passando claro, pelo voice-acting que apesar de não ser nada do outro mundo, pelo menos podemos ouvi-lo em japonês.

Rachael e Ryu em acção.
Como seria de esperar a jogabilidade em Ninja Gaiden Sigma 2 continua frenética. E pouca coisa mudou do primeiro para este em termos de mecânica. Continuamos a ter um vasto arsenal de armas brancas ao nosso dispor bem como armas secundárias, para nos livramos das hordas de inimigos. Contudo, as armas secundárias são agora limitadas, nomeadamente as flechas, pelo que isto levou a uma redução no número de inimigos voadores, pois não fazia sentido existirem muitos nestas condições. Por outro lado, agilizou-se o combate, pois Ryu agora pode desmembrar os inimigos, com certos combos, colocando-os assim numa "posição" para o linchamento. Assim, podemos executar as novíssimas Obliteration Techniques, que permitem executar os inimigos muito rapidamente. Contudo, inimigos feridos tornam-se duplamente mais perigosos e agressivos, resultando em ataques devastadores. As Ultimate Techniques continuam presentes mas já não dependemos delas para sobreviver, o que era algo que me irritava profundamente no primeiro jogo e que o tornava tão difícil e desesperante. Em Sigma 2 a dificuldade foi bastante reduzida, para agradar aos menos experientes, algo que não agradou aos hardcore mas sendo curto e grosso, esses que se lixem com F. Os jogos são para serem divertidos e quando o Easy e Normal não permitem isso, temos chatice!

Ryu restaura estátuas nos tempos livres.
Ainda assim, este Sigma 2 é um desafio pois o número reduzido de inimigos deu origem a que estes sejam mais fortes. Para compensar a tareia que levamos, no final dos combates temos sempre a hipótese de recuperarmos energia, tornando as coisas mais agradáveis. Esta versão do jogo tem bastantes diferenças face à versão de Xbox360. Uma delas foi mesmo a parte visual que referi acima, donde destaco agora a violência reduzida. Os rios de sangue e membros mutilados desapareceram, dando lugar a uma névoa roxa e um niquinho de glóbulos vermelhos. Os membros saltam mas desaparecem logo mal tocam no chão, ainda que isso não me aborreça muito. Para compensar esta perda, cinco novos bosses foram introduzidos, podemos agora jogar com Rachel, Ayane e Momiji em três novos capítulos e ainda temos acesso à Enma's Fang, uma enorme espada particularmente boa para inimigos grandes.

Momiji dá uma lição aos irmãos Tengu.
Os puzzles foram completamente omitidos, estando todos os caminhos abertos de início, os inimigos aquáticos bem como as respectivas armas deixaram de existir bem como os Test of Valor, cujas recompensas agora se encontram espalhadas pelos diversos níveis do jogo. Certos itens que apanhamos são automaticamente utilizados não sendo possível guardá-los. No fundo tornou-se o jogo bastante mais arcade e dinâmico, sem confusões de espécie alguma. O modo Team Mission Mode permite agora jogar com um parceiro online, em co-op, com bastantes desafios, alguns deles bem complicados. Podemos optar por jogarmos sozinhos com ajuda de uma personagem controlada pelo computador mas nos níveis mais avançados é impossível conseguir completá-los deste modo. Não é um modo de jogo particularmente atractivo e é indicado para os mais veteranos e pacientes.

Ninja Gaiden Sigma 2 destaca-se do primeiro por ser mais fácil mas acima de tudo mais divertido em todos os aspectos, com imensas batalhas, especialmente as dos bosses que são excelentes e acção non-stop. Se têm uma PS3 e gostam de Hack 'n Slash, este jogo é perfeito e como tal, é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã voltamos aos RPG's à antiga, na velhinha PlayStation. :)

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário