1 de agosto de 2011

Super Street Fighter II Turbo HD Remix

Custom cover porque tem de ser.
Desenvolvido por: Backbone Entertainment
Publicado por: Capcom
Designer(s): David Sirlin, Rey Jimenez
Artista: UDON Entertainment
Compositor(es): Remixed Soundtrack - OverClocked ReMix, djpretzel, Shael Riley / Original Soundtrack - Yoko Shimomura, Isao Abe, Syun Nishigaki
Motor gráfico: Backbone Entertainment's Reaper Engine com a versão de Dreamcast de Super Street Fighter II Turbo Matching Service
Plataforma(s): PlayStation Network (PS3), Xbox Live Arcade (Xbox360)
Lançamento: 25-11-2008 (EUA), 19-02-2009 (EU)
Género(s): 2D Fighting
Modos de jogo: Modo arcade para um jogador. Modo Vs. para dois jogadores, Multiplayer online para até 8 jogadores
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido da consola, HD 1080p, Suporte de auricular Bluetooth
Estado: Não se aplica.
Condição: Não se aplica.
Viciómetro: Acabei-o duas vezes com o Ken, se tanto.

(Mais um dia de Inverno para começar Agosto em grande...)

Hoje é dia de Jogalhões Flash Muitos falam em jogos de luta a 3D mas esquecem-se realmente que o 2D foi onde tudo começou e muitos puristas continuam a preferir este estilo, ignorando por completo todo aquele visual flashy que o 3D oferece. Super Street Fighter II Turbo HD Remix, apesar de ter um nome enorme continua a ser o que sempre foi na sua essência: um jogo de pancadaria com uma jogabilidade inigualável ainda que não seja o meu favorito na série. E esta versão veio a trazer algumas novidades, bastante agradáveis, tanto a jogadores da velha guarda como a novatos. Este meu exemplar digital foi adquirido via PlayStation Store americana por cerca de 15 dólares, pois na altura não estava disponível na portuguesa.


Best Friends Forever...
Para começar, todo o aspecto gráfico foi alterado para encaixar, digamos assim, nesta geração HD e a Udon Entertainment está de parabéns pois conseguiu manter o carisma que caracteriza as personagens e respectivos cenários, presenteando-nos com um character design simplesmente fantástico e extremamente bem animado. Para além de ser possível jogar com os sprites clássicos e em 4:3, outras características como widescreen e 1080p são alguns dos "bombons" que nos são também oferecidos. Sonoramente também sofreu alterações, estando a banda sonora a cargo da OC ReMix, já conhecidos neste meio pelo excelente trabalho que têm feito com tantas outras bandas sonoras de videojogos embora, claro está, sempre possamos optar pela banda sonora antiga.

A jogabilidade mantém-se praticamente inalterada, à excepção de uns tantos golpes novos presentes no reportório de algumas personagens e o facto de podermos escolher entre jogar a versão HD Remix e a versão clássica. A principal diferença aqui é que para além das cores dos fatos mudarem, o input para alguns golpes também muda sendo que na versão HD Remix todos os controlos para estes mesmo golpes estão simplificados (aplica-se nomeadamente aos Super's). Dos modos de jogo disponíveis podemos optar pelo tradicional Arcade, passando pelo Training até ao Multiplayer que nos oferece a possibilidade de jogarmos online e organizar torneios para além do habitual Versus local. O online não é particularmente atractivo, segundo a minha experiência, e a dificuldade do single player continua a ser ridiculamente difícil à semelhança do original. Deviam ter optado pela dificuldade de Street Fighter II' ou a versão Turbo Hyper Fighting, que era bastante justa.

Chun-Li numa pose sugestiva!
Uma particularidade que me despertou a atenção foi a possibilidade de podermos mexer nos dipswitches como se de uma máquina de arcada se tratasse. Estes permitem-nos alterar certos aspectos no jogo, nomeadamente o comportamento de certos golpes para algumas personagens. Outro aspecto interessante foi a inclusão de hitboxes visíveis para termos certeza absoluta de que golpes, combinados com outros, encaixam melhor em determinadas personagens. Obviamente que isto a meu ver, já é demasiada informação e tech talk para o jogador comum.

Para terminar, penso que esta versão não é das melhores no geral mas é sem dúvida uma das mais acessíveis de se arranjar. Pessoalmente prefiro o velhinho Street Fighter II Turbo da SNES e esse também é acessível via Virtual Console, na Wii. A escolha fica ao vosso critério mas ainda assim este é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Vamos distribuir uns tiros e explosões, já amanhã. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário