31 de julho de 2011

Lost Planet 2

Bichos gigantes na capa!
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Director: Kenji Oguro
Produtor: Jun Takeuchi
Motor gráfico: MT Framework 2.0
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox 360, PC
Lançamento: Versão PS3 - 11-05-2010 (EUA/EU), 20-05-2010 (JP)
Género: Third Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador e co-op local/online até quatro jogadores, Multiplayer online para até 16 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (4.6GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes

(Tenho de estudar uma solução para conseguir meter aqui uns vídeos sem estragar muito o layout.)

Kill big! Sim, são todos enormes!
Ainda há uns dias atrás, trouxe até aqui um jogo desta actual geração que se for bem explorado pode dar origem a várias sequelas e até spin-offs. Refiro-me obviamente a Lost Planet, uma das mais recentes obras da Capcom. O conceito do jogo em si pode não ser muito original mas, a meu ver, acho que qualquer fã de ficção científica adora poder rebentar com insectos gigantes e certamente este jogo é bom nesse campo. Hoje trago até aqui a sequela deste jogo, que aguardei com alguma expectativa e felizmente não me desiludiu apesar da critica ter tido opiniões muito heterogéneas, umas boas, outras nem por isso. Este exemplar foi adquirido numa loja online, por cerca de 20 e pouco euros. Como fiz pré-reserva devido ao preço convidativo, tive ainda direito a uma réplica de um dos bosses em tamanho miniatura, como podem ver na foto. :)


Manual e disco.
Lost Planet 2 leva-nos mais uma vez até ao planeta E.D.N. III, agora 10 anos após os eventos do primeiro jogo. O planeta em si mudou, a era glaciar terminou dando lugar a um planeta muito parecido à terra, com selvas, desertos e ainda vestígios da antiga colonização por parte dos humanos. Como é de esperar, sobraram ainda algumas regiões geladas. No entanto as personagens do original não constam neste jogo. Ao invés disso, controlamos várias facções de humanos que vão desde Snow Pirates, Jungle Pirates até aos Ex-NEVEC entre outros. Durante uma batalha entre duas destas facções, na selva, após a destruição de uma mina, um Akrid Category G aparece, confirmando aquilo que todos suspeitavam: os insectos ainda prevalecem e parecem estar mais fortes do que nunca. O resto já se sabe que é história para ir desbravando...

O Akridzinho!
A parte visual de Lost Planet 2 é fabulosa. O MT Framework 2.0 proporciona-nos uns ambientes extremamente orgânicos e realistas, onde tudo parece ter vida própria e onde a iluminação é utilizada de forma precisa, conferindo um aspecto excelente. Por outro lado, é bom ver que existe uma imensa variedade de cenários, algo que me surpreendeu a 100%, pois vão desde selvas, até cidades em ruínas, passando por uma secção sobre carris num comboio gigantesco, até uma viagem até ao espaço em gravidade zero. Isto não esquecendo também a parte do deserto, que me lembra de Star Wars, bem como as partes geladas, reminiscentes do primeiro jogo. E se os cenários são bons, que dizer do resto? Bom, as personagens movem-se com muito mais velocidade e agilidade do que no primeiro jogo, com boas animações e uma óptima consistência em termos de concepção tridimensional mas são os inimigos e os V.S. que saltam à vista, especialmente os inimigos. Estes aparecem em diferentes formas e tamanhos, tal como no primeiro jogo, mas as dimensões dos bosses são algo que só visto pois são tão, mas tão colossais que pensamos duas vezes se realmente é possível derrotar algo tão grande. Para além disto tudo, o detalhe está presente em todo o lado sem falhas aparentes, mesmo nas cutscenes, que são todas elas feitas com o motor de jogo.

Desta vez não é só neve.
A música em Lost Planet 2, tal como acontece noutros jogos, passou-me ao lado, simplesmente porque é tão discreta que a única que me ficou na memória foi mesmo a do menu inicial. Durante o jogo o que realmente interessa ouvir é o som ambiente e acima de tudo o som das comunicações entre os nossos camaradas e nesse aspecto, o jogo é flawless. Todo o som é impecável, desde os confrontos com tiros e explosões a fazerem as colunas tremerem, até ao V.S. onde até se sente o metal a bater no chão, a cada passo que damos. O voice-acting é bom, convincente e sem nenhum tipo de pirosice, que por vezes dá sinais de vida em certos jogos.

Este é bem grande!
O que realmente mudou em Lost Planet 2 foi a maneira de jogar. Não quero com isto dizer que a jogabilidade é diferente do primeiro, pois não é. Aliás, muitos elementos foram mantidos e outros tantos melhorados significativamente. O jogo foi essencialmente concebido a pensar no co-op, mas mesmo sozinho é uma boa experiência, ainda que não seja tão divertida pois os camaradas controlados pelo computador não são de todo espertos, especialmente em certas missões em que precisamos de estratégia conjunta para conseguir triunfar. Aqui sim, posso dizer que o jogo poderá ter falhas mas ainda assim não é grave. Podemos controlar várias facções ao longo do jogo, todas elas muito parecidas mas evoluindo individualmente em termos de personagens. Esta evolução permite-nos aceder a novas armas, itens e afins, todos eles também passíveis de serem evoluídos, com a experiência a "dinheiro" que vamos ganhando, seja a jogar sozinho ou online. Por outro lado, refinou-se o controlo dos V.S., sendo agora possível um só V.S. levar duas e até três pessoas, isto já para não referir o facto de podermos combinar duas unidades numa só, estilo Power Rangers.

Este então é epicamente enorme!
As personagens são também elas completamente personalizáveis, podendo o jogar alterar o seu aspecto ao desbloquear partes ou mesmo skins completas, que se adquirem através de saves de outros jogos como por exemplo Resident Evil 5, Lost Planet e Dead Rising no caso da X360. Uma das alterações mais significativas foi o consumo de Thermal Energy. Em Lost Planet 2 esta serve essencialmente para fornecer energia a certas armas e aos V.S. não sendo de todo essencial à vida da personagem. Por outro lado temos um medidor de batalha que devemos ter sempre em valores altos, pois cada vida que perdermos, este irá diminuir e se chegar a zero, Game Over! O mesmo se aplica se os nossos camaradas fizerem borrada. Este medidor aumenta consoante os nossos triunfos nos níveis. De qualquer modo é possível partilhar Thermal Energy com os outros caso as coisas comecem a ficar negras. O modo online Vs. é interessante mas confesso que mal lhe toquei pois passei a maior parte do tempo a jogar sozinho ou em co-op online. O co-op local experimentei e até resulta bem mas não joguei muito. Certas coisas só são possíveis de realizar se jogarmos em co-op online, tornando o jogo certamente mais interessante.

E é isto o que tenho a dizer sobre Lost Planet 2. É um bom third person shooter, sem nada de grandioso, a não ser os bosses, mas bastante divertido e com um bom replay value para quem gosta de evoluir personagens e afins. Claramente leva com o selo de JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã irei trazer um remake HD de um clássico dos jogos de luta. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário