14 de julho de 2011

Pro Evolution Soccer 2

Amor à camisola.
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Tokyo
Publicado por: Konami
Compositor(es): Michiru Yamane, Sota Fujimori
Plataforma: PlayStation 2
Lançamento: 25-03-2002 (JP), 25-10-2002 (EU), 11-03-2003 (EUA)
Género: Futebol
Modos de jogo: Vários modos para um ou mais jogadores
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (586KB mínimo), Compatível com controlo analógico: todos os botões, Compatível com Multitap para jogos até 8 jogadores (requer dois Multitap)
Outros nomes: World Soccer: Winning Eleven 6 (EUA), Winning Eleven 6 (JP)
Estado: Completo
Condição: Mediana, apresenta diversas marcas de uso na caixa e no disco.
Viciometro: As poucas vezes que o joguei foi quase sempre contra amigos.

(E já estou de volta, infelizmente... a praia e a piscina estavam tão boas.)

Autocolante foleiro... check!
Se seguem o blog com frequência já devem ter reparado que não tenho muitos jogos de futebol porque sinceramente não é um desporto que goste, ou pelo menos aprecie ao mesmo nível que a maioria dos Portugueses. E não é de estranhar pois o futebol no nosso país é muito mauzinho, assemelhando-se mais a uma telenovela (da más) do que a desporto. Ainda assim tenho um ou outro jogo do desporto-rei e não me impeço de futuramente ter mais. Há que estar aberto a novos panoramas. Mas voltando ao que interessa, este exemplar caiu-me aqui de pára-quedas, pois era de um amigo meu que entretanto vendeu a PS2 mas esqueceu-se do jogo. Quando o achou, lá achou por bem que eu tomasse conta dele.


Manuais, catálogo e DVD.
Pro Evolution Soccer 2 foi em tempos um dos melhores jogos de futebol que existiam, devido a vários factores, desde o grafismo passando claro pela jogabilidade e desafio que proporcionava. Sendo um jogo de futebol não há muito a dizer, pois não temos um background histórico nem um herói de espada na mão. Ainda assim, existe uma história que remonta aos tempos da SNES, onde apareceu o famoso International Superstar Soccer, jogo que deu origem a todos os que se seguiram e dividiu a série em duas vertentes: a vertente ISS, mais arcade e ao estilo de Virtua Striker mas melhor, e a vertente PES, que começou na PlayStation e apostava numa simulação mais realista e com hipótese de ser modificada parcialmente pelo jogador.

Começa a partida.
Embora não fosse o primeiro jogo do género na PS2, foi certamente o primeiro onde o grafismo transpunha o ecrã, mostrando-nos uns visuais extremamente realistas onde alguns jogadores eram facilmente identificados e com imensos pormenores. Os estádios também pareciam ter vida, embora ganhassem mais detalhe nas futuras sequelas. Algo que sempre caracterizou esta série foi a sua fluidez, algo que em PES2 se faz sentir constantemente, com uns sólidos 60 frames, ocasionalmente agitados por um ou outro solavanco em partes de mais confusão, algo que porém, não afecta a experiência.

Sonoramente temos uma excelente recriação do desporto-rei, com todos os sons característicos da bola e seus participantes, desde os jogadores, passando claro está pelo público e as claques que entoam cânticos de apoio. Por incrível que pareça, parte da banda sonora foi composta por Michiru Yamane, sobejamente conhecida pelo seu trabalho na saga Castlevania. Quem diria! Mas existem duas músicas que se destacam particularmente, sendo elas, "We will rock you" e "We are the champions" dos Queen, músicas estas que simbolizam eternamente este jogo.

O Edit Mode serve para corrigir estas coisas.
O verdadeiro ouro está mesmo na jogabilidade. PES2 é fácil de aprender, difícil de dominar mas essa curva de aprendizagem é onde está o desafio do jogo. E embora digam que os jogos de futebol são todos iguais, a verdade é que não são, e não é preciso gostar-se do género para se reparar nisso. É senso comum. Este é um bom jogo para se aprender, já o anterior era péssimo e o que saiu a seguir de PES2 também não era o melhor. Mas voltando ao controlo em si, tem tudo aquilo que é preciso para se marcar golos, com uma jogabilidade precisa e sólida, cheia de pequenos truques e estratégias. Tanto os mais noobs como os mais hardcore vão sentir-se à vontade, pois as opções de modificação são mais do que muitas, permitindo modificar a estratégia e afins. O jogo apresenta vários modos como os tradicionais Match Mode, League Mode, Cup Mode, passando pelo Master League Mode que é uma espécie de modo carreira, onde pegamos numa equipa ao nosso gosto e podemos fazer contratações e essas coisas todas. Por norma este é o modo onde todos passam mais tempo e evoluiu imenso ao longo das sequelas. Existem ainda o Training Mode que é aquilo que o nome sugere e o Edit Mode, onde podemos editar imensas coisas, como as equipas e os jogadores, bem como criar novos. A única coisa pela qual o jogo peca é mesmo a falta de uma licença oficial da FIFA para termos as 40 equipas disponíveis com os nomes oficiais. Mas havendo falta de equipas com nomes correctos, os jogadores pelo menos têm-nos todos verdadeiros.

Embora não seja apreciador deste género, considero que PES2 foi um bom jogo para a sua época. É claro que com as sucessivas actualizações se tornou obsoleto, algo com que este género sofre não havendo volta a dar. Ainda assim é um JOGALHÃO DE FORÇA pelas partidas animadas que proporcionou.

Amanhã no Jogalhões, voltamos ao crime e à violência. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário