4 de março de 2022

Alwa's Awakening

Capa custom.
Desenvolvido por: Elden Pixels
Publicado por: Elden Pixels (Digital), Clear River Games (Físico)
Designer(s): Mikael Forslind, Kevin Andersson
Artista(s): Manuel Samolo, Tobias Mattsson, Alexander Berggren
Compositor(es): Robert Kreese, Prof. Sakamoto
Plataforma(s): Nintendo Switch, PlayStation 4, XboxOne, PC (Steam), Linux, macOS
Lançamento: 27-09-2018 (Nintendo Switch)
Género(s): Aventura, Plataformas, Metroidvania
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória da consola, HD 720p (Handheld), 1080p (Docked)
Media: Formato Digital
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o duas vezes a 100%.

E a traseira a condizer.
Hoje em dia é comum ver uma imensidão de jogos indie em tudo quanto é loja digital, cuja qualidade varia desde o medíocre ao excelente. E como é evidente, um dos géneros mais utilizados é o agora sobejamente conhecido Metroidvania, tornado popular em grande parte pelo eterno Symphony of the Night e não pelo Super Metroid como alguns podem crer. No meio de tanto jogo, descobri há uns anos atrás algo chamado Alwa's Awakening, numa análise que li no Rubber Chicken e que desde logo me deixou interessado pois parecia ter tudo aquilo que gosto no género sem complicar ou almejar chegar ao patamar dos mais famosos. Naquilo que posso apenas chamar "um golpe de sorte", ganhei uma chave para a versão Steam num passatempo que o próprio Rubber Chicken levou a cabo na mesma altura, o que me levou a experimentar o jogo e só o larguei depois de ter feito literalmente tudo. Como gostei tanto do mesmo, alguns anos mais tarde aproveitei uma promo na eShop da Switch e lá fisguei esta versão que trago a analisar hoje. Mas a história não acaba aqui pois ainda resolvi embarcar numa onda de triple dipping e adquiri a versão física do jogo que vem acompanhada da sua soberba sequela. Será que algum dia irei adquirir a versão de NES que está para ser lançada? Só o tempo o dirá.
 

Os blocos verdes são nossos amigos.
Alwa's Awakening apresenta-se com um simples jogo que nos coloca na pele de Zoe, uma rapariga que se vê transportada até ao mundo de Alwa onde vai ter de ajudar os seus habitantes a combater um mal terrível de forma a restabelecer a paz. Para tal vai ter de explorar diversos locais neste estranho mundo e encontrar não só magias mas também quem a ajude na sua demanda. Ao bom estilo dos clássicos de NES, Alwa's Awakening prima pela simplicidade da sua trama e sem grandes complicações na mesma, uma vez que o objetivo é... derrotar os mauzões.

Estes tipos são grandes mas não são grande coisa.
Visualmente estamos perante de um jogo que opta por utilizar as limitações típicas da NES mas que ainda assim proporciona um grafismo variado, colorido e acima de tudo bem animado, com bastante detalhe nos cenários e mesmo em tudo quanto mexe, desde a nossa personagem, aos inimigos e claro alguns pormenores nos cenário como por exemplo a água. Obviamente o jogo não sofre dos habituais contras vistos na NES como sprite flickering e slowdown, mas creio que isso seja por uma questão estética e até agradeço que assim seja. Na parte audível, Alwa's Awakening tem uma excelente banda sonora com temas que me ficaram desde logo no ouvido, onde cada zona tem uma música diferente que se adequa na perfeição ao ambiente de mistério e exploração. O mesmo se aplica aos efeitos sonoros que cumprem o seu papel na perfeição, respeitando as limitações da NES, sem se tornarem intrusivos ou monótonos.

Com a bolha chegamos longe.
E tal como se propõe a levar-nos numa viagem de regresso ao tempo das 8-bit, Alwa's Awakening tem uma jogabilidade excelente onde com apenas dois botões conseguimos dominar o mundo, sendo que um deles nos permite atacar com o nosso bastão, a única arma que Zoe dispõe e o outro serve para saltarmos por cima de obstáculos, inimigos e outras coisas que se coloquem no nosso caminho. Zoe tem acesso ainda a magias que vai descobrindo ao longo da sua demanda e são uma peça fundamental para progredirmos. A primeira é o bloco que nos permite como o nome sugere, criar um bloco que serve de plataforma para chegarmos a um patamar fora do alcance do salto normal, bem como bloquear projéteis inimigos a até flutuar na água servido de jangada (com um upgrade a ser descoberto para isto). O segundo é uma bolha que nos permite flutuar na vertical durante alguns segundos ou infinitamente com o upgrade. Finalmente temos o raio que é a única magia que permite dar dano directo nos inimigos e não tem upgrade.

Todo o bom jogo tem aranhas gigantes.
Como seria de esperar, esta magias servem não só para nos auxiliar na exploração mas também para resolver diversos puzzles que nos dão acesso a novas zonas ou simplesmente a blue orbs que servem para fortalecer Zoe contra os vários bosses que vamos ter de defrontar. Quantas mais tivermos na nossa posse, mais dano conseguimos infligir antes do combate sequer começar. Estas lutas variam em dificuldade e obrigam-nos a fazer bom uso da nossas habilidades sobretudo mais para o final. Para nos ajudar na demanda ainda dispomos de um mapa onde podemos ver cada zona, bem como os pontos de gravação, warps e bosses. Neste mapa ainda contamos com os itens e chaves que já encontrámos.

Alwa's Awakening é sem dúvida um excelente jogo, feito com paixão por uma pequena equipa e isso é bem visível desde logo. É simples e divertido, mantendo-nos curiosos com a exploração ainda que seja um jogo curto. Mas ainda bem que assim o é pois podemos voltar a jogá-lo várias vezes sem se tornar cansativo e isso para mim é o suficiente para o considerar mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:

Sem comentários:

Enviar um comentário