27 de maio de 2023

Mighty Goose

Quando não há capa, eu faço uma!
Desenvolvido por: Blastmode, MP2 Games (versão consola)
Publicado por: Playism
Director: Richard Lems
Produtor: Richard Lems
Artista: Richard Lems
Compositor: Dominic Ninmark
Motor de jogo: Construct 3
Plataforma(s): Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Linux, MacOS
Lançamento: 05-06-2021 (Lançamento Mundial)
Género: Run 'n Gun
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores localmente
Media: DVD
Funcionalidades: Gravação de progresso na consola, DLC adicional
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o duas vezes e mais uma quando saiu o DLC.

E a traseira a condizer.

Já há bastante tempo que não publicava nada aqui por estas bandas muito por culpa de outros hobbies que ocupam grande parte do tempo como por exemplo restaurar artwork de jogos, algo ao qual comecei a dedicar mais tempo a partir do início de 2022 e tem vindo a ser um exercício quase diário desde então. Logo as análises e artigos passaram para segundo plano mas como a lista de jogos terminados já vai longa, é melhor retomar a actividade nem que seja numa base semanal. E com isto, hoje trago até aqui um jogo curioso e bastante divertido que certamente vai agradar os fãs de Metal Slug dadas as semelhanças. Este exemplar digital foi ganho num passatempo no Twitter algures entre Maio e Junho de 2021. Infelizmente não existe versão física até à data.

Tiros, muitos tiros!
Mighty Goose apresenta-se de forma simples. Um ganso armado até aos dentes anda atrás de um vilão chamado Void King pela galáxia e não terá descanso enquanto não colocar fim à sua tirania. Num jogo deste género não precisamos de muitos mais motivos para andar aos tiros. E primando pela simplicidade, os visuais são certamente luxuosos com uma pixelart incrível, recheados de animações e efeitos e sobretudo com uma excelente performance na Switch, algo que infelizmente não é comum a todos os jogos deste género muito por falta de optimização. Mas em Mighty Goose tudo corre como deve ser e sem entraves, proporcionando uma acção frenética e bonita de se ver.

Mais carne para canhão!
No campo audível a banda sonora destaca-se pela positiva com composições da autoria de Dominic Ninmark, conhecido por outros jogos tais como Moonrider e Blazing Chrome, ambos títulos de peso. Os efeitos sonoros são também bastante bons, com tiros, explosões, grunhidos e claro, o nosso belo ganso a grasnar sempre que nos dê na cabeça fazê-lo.

O ganso passou-se!
Na parte jogável, Mighty Goose é um excelente exemplo de como fazer um bom run 'n gun. O controlo é rápido de aprender e bastante intuitivo, com uma precisão fantástica e dá gosto rebentar tudo o que mexe. Podemos andar, correr, saltar e até rebolar para evitar ataques inimigos. Temos à nossa disposição um arsenal pequeno mas bastante eficaz com o nosso arm cannon a ser a arma principal, uma metralhadora, uma caçadeira, um lança-rockets e uma tesla coil. Estas armas têm munição limitada como é evidente mas também dão mais dano. Podemos ainda fazer uso do Mighty Meter, que quando cheio nos permite ficarmos invencíveis por um curto espaço de tempo e dar muito mais dano, algo particularmente útil nos bosses que se apresentam por norma com dimensões gigantescas.

Yep, este é grande!
O nosso ganso conta ainda com a ajuda de sidekicks, sendo que estes podem ir sendo desbloqueados ao longo da aventura e cada um tem habilidades específicas como por exemplo darem munição extra entre outras. Estes sidekicks podem ser controlados por um segundo jogar residindo aí a vertente co-opmultiplayer do jogo embora seja apenas local. Temos ainda habilidades extra que podemos equipar antes de cada nível conferindo ainda mais diversidade à acção. Os inimigos derrotados deixam para trás moedas que podem ser usadas para comprar armas e veículos durante os níveis em que estamos. Estes  níveis depois de completos podem ser acedidos novamente através do mapa para melhorarmos a nossa pontuação.

No fundo, Mighty Goose é o mais parecido a Metal Slug que temos hoje em dia, tal como Blazing Chrome e Super Cyborg o são para a saga Contra. É divertido, viciante e dá para jogar N vezes sem compromisso sempre que nos dê para andarmos aos tiros. E como tal é um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:

Sem comentários:

Enviar um comentário