27 de dezembro de 2010

Starwing

Nome fatela... Starwing.
Desenvolvido por: Nintendo EAD, Argonaut Software
Publicado por: Nintendo
Director: Katsuya Eguchi
Produtor: Shigeru Miyamoto
Desenho de Personagens: Takaya Imamura
Compositor: Hajime Hirasawa
Plataforma: Super Nintendo
Lançamento: 21-02-1993 (JP), 01-03-1993 (EUA), 03-06-1993 (EU)
Género(s): On-Rail Shooter, Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Cartucho de 16-megabit com chip Super FX
Outros nomes: StarFox (EUA)
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o muitas vezes, na época não tinha muito jogo e jogava os mesmos até à exaustão. Descobri tudo, incluindo a rota secreta e bati todas as dificuldades.

(Mais um! Isto agora é sempre a bombar... até acabar a pilha! xD)

Chip Super FX, sente o embrulho!
Espaço, a última fronteira. Não, não sou muito fã de Star Trek, só mesmo do último filme que saiu que está muito bom. Mas claro, gosto de ficção científica, gosto do espaço, das naves espaciais, dos E.T's e essas coisas todas. Quem é que não gosta? Bem, alguém, há-de não gostar mas são parvos, todos! Sem ofensa... ^^ E jogos de naves? São estupidamente viciantes e adoro-os, apesar de, não ter assim muitos. Starwing é um deles, talvez um dos primeiros, em verdadeiro 3D que aterrou na minha colecção, nessa data ainda pequenina mas já orgulhosa. Não me lembro ao certo como chegou mas deve ter sido oferta do pai, ou da mãe, não sei mesmo precisar. Lembro-me que foi barato face aos preços praticados na época, por volta de 5 contos ou assim (quando o preço de venda ao público era tipo 15-17 contos). Um roubo, mas ainda hoje o é, neste país... 69.90€, o novo número do demo.


Tudo incluído.
Starwing não devia chamar-se Starwing mas sim StarFox, pois é o nome que tem nos EUA e Japão. O motivo invocado para tal mudança deve-se ao facto de que já existia um jogo com o mesmo nome à data em que este foi lançado. Daí, Fox passou a ser Wing, ainda que a personagem retenha o mesmo nome, felizmente. Starwing é o primeiro de uma série de jogos, publicados pela Nintendo, que deu origem a uma empolgante saga espacial, que em muito se assemelha a filmes que todos nós conhecemos e que não vou estar aqui a citar, pois devem jogar cada um dos jogos e descobrir esses momentos. A história é o típico cliché: imperador mauzão quer dominar a galáxia, a equipa StarFox é destacada para eliminar o imperador, a sua frota e aliados. Querem melhor? Eu não, está óptimo!

Tivesses disparado mais cedo...
Uma coisa que destacou Starwing na época em que apareceu foram de facto os seus gráficos. Pela primeira vez, podíamos ver como era um jogo com grafismo em 3D na SNES, deixando de lado os sprites e trazendo para o ecrã polígonos em toda a sua glória e sem texturas de espécie nenhuma. Era como ver uma apresentação em wireframe, mas as cores e com profundidade. Ok, haviam alguns sprites, nomeadamente alguns mísseis inimigos e um dos upgrades dos nossos lasers mas eram necessários. Obviamente que isto na SNES em 1993 foi um grande progresso e fiquei fascinado pela qualidade visual que a máquina me proporcionava. Aliada a isto estava ainda a velocidade a que o jogo corria, que era mais do que aceitável, pois o jogo não sofriam de grandes entraves com isto tudo a correr no ecrã. Na parte sonora e musical, também foi um trabalho bem feito, apesar de não termos vozes a falar num linguagem perceptível, elas estavam lá, sempre a comunicar nas situações mais bicudas e a nível geral, os efeitos sonoros estavam mais do que decentes. A música essa, era perfeita para descrever a acção, em qualquer um dos níveis. Lembro-me que no nível em que vamos full throttle contra a frota do Andross, parecia que tinha uma orquestra sinfónica a tocar só para descrever a acção frenética.

Espaço, a última fronteira. Ou não!
Na parte jogável, controlar a Arwing (a nossa navezinha, portanto), era relativamente fácil e depois de se apanhar o jeito, era um gozo tremendo fazer barrel rolls e deflectir os tiros inimigos enquanto os bombardeávamos com torrentes de laser. Sim, gosto rebentar coisas, de facto, adoro! E gosto ainda mais quando temos de rebentar os bosses enormérrimos que nos aparecem no final dos níveis! Os companheiros de equipa ocasionalmente ajudam mas passam mais tempo a pedi-la, especialmente o Slippy que se mete em todo o tipo de encrenca... raio do sapo. Ainda que seja um On-rail Shooter devido à rota pré-definida, prefiro considerá-lo um Shoot 'em up, afinal de contas 90% do tempo vemos a nave, só em certos níveis é que temos a mira constantemente no ecrã. Ainda assim, seja na primeira ou na terceira pessoa, a jogabilidade mantém-se inalterada se bem que gosto mais de o jogar só com a mira, pena isso não ser seleccionável.

Andross vai espirrar feio...
E é isto este Starwing, um jogo de naves, em 3D, divertido, com uma dificuldade crescente, com várias possibilidades de chegar ao final e ver o verdadeiro final. Teve uma evolução positiva até à N64, depois com a GameCube, a série espetou-se ao comprido. Não pelo StarFox Adventures, mas pelo StarFox Assault que prometeu muito e ofereceu muito pouco. O da DS é outra história. Enfim, histórias para outra altura... E sim, Starwing é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Brevemente, mais jogatina...

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário