28 de março de 2015

New Super Mario Bros. Wii

Capa bonita!
Desenvolvido por: Nintendo EAD Group Nº4
Publicado por: Nintendo
Director: Shigeyuki Asuke
Produtor(es): Takashi Tezuka, Hiroyuki Kimura
Compositor(es): Kenta Nagata, Shiho Fujii, Ryo Nagamatsu
Plataforma: Nintendo Wii
Lançamento: 15-11-2009 (EUA), 15-11-2009 (EU), 03-12-2009 (JP)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história que suporta até quatro jogadores em simultâneo
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: 3 slots para gravação de progresso na memória interna da Wii, Compatível com Wii Remote e Nunchuk 
Estado: Completo 
Condição: Razoável, o disco apresenta algumas marcas de uso
Viciómetro: Acabei-o uma vez quase a 100%.

(Mais um dia, mais uma análise!)

Montes de info pertinente.
Nintendo. Sem dúvida a empresa que faz algumas das minhas sagas favoritas de sempre, que incluem nomes como Zelda, Metroid e StarFox. E então o Mario? Bom, apesar de gostar imenso de alguns jogos clássicos no canalizador, não é de todo saga que siga com ansiedade, algo que se veio a acentuar desde o eterno Super Mario 64, um dos jogos que consta no meu Top 3 desta icónica personagem. E embora não tenha acompanhado a maioria dos jogos desde então, joguei alguns e obviamente comprei um ou outro. É o caso deste New Super Mario Bros. Wii, cuja compra foi influenciada pelo seu antecessor na DS. Este exemplar em questão foi adquirido num negócio via OLX e custou-me 10 euros, coisa não muito comum quando se tratam de jogos do Mario. Infelizmente apresenta algumas marcas de uso no disco pois pertencia a um miúdo, daqueles que têm pouco cuidado com as coisas mas o certo é que não o jogo não apresentou nenhum problema de funcionamento.


Manual, papelada e disco.
New Super Mario Bros. Wii (NSMBW) não é muito diferente dos anteriores. A coisa começa da forma habitual onde tudo está fine and dandy no sítio do costume, Mushroom Kingdom e a dada altura entra Bowser com os suspeitos do costume, neste caso Bowser Jr. e os Koopalings, provocando o caos e levando a Princess Peach com eles para uma voltinha (no pun intended). Como é natural, Mario e companhia não podem permitir uma afronta destas e vão atrás deles por esse reino fora na já conhecida acção platafórmica (se é que existe tal termo). Portanto, a história não é nada importante quando se trata de um jogo do Mario, na minha mais sincera opinião.

Party crashers!!
Um jogo do canalizador é sempre algo bonito de se ver e apreciar e NSMBW não é excepção. Poderá não correr em alta resolução, nem perto pois atinge uns 480p no máximo possível mas o certo é que é bonito, colorido e fluído q.b. para nos manter agarrados à televisão. Os cenários, esses, são variadíssimos, algo a que esta saga já nos habituou desde os tempos da NES e que muito certamente vai continuar a ser um dos pontos fortes em jogos vindouros. A acção decorre num plano 2D com personagens em 3D resultando no já conhecido 2.5D e proporcionando uma excelente experiência de jogo.

Mais um dia feliz na floresta...
A musicalidade de NSMBW é algo que vai desde cedo ficar no ouvido pois apresenta muitos temas já nossos conhecidos, com uma nova sonoridade entre outros tantos novos, que se encaixam perfeitamente no tema do jogo. Isto é também algo em que a Nintendo não falha e dificilmente fariam um jogo do Mario com má música. Aliás, acho impossível a menos que tenham uma infeliz ideia como já tiveram no passado mas isso não interessa nada para agora. O som idem aspas, é perfeito e vai buscar alguns dos efeitos a jogos anteriores, coisa que não me aborrece minimamente. Se funciona bem e não tem problemas, não se mexe, não se altera. É uma regra de ouro.

Ice to meet you little fishies!
Na parte jogável, bom, não há muito a dizer... é Mario! O controlo é impecável, tal como em tantos outros jogos anteriores. É óbvio que existem diversas novidades para o tornar mais apetecível e destacar-se dos outros. Uma delas é a inclusão de multiplayer co-op em simultâneo até quatro jogadores, onde a toscaria entre amigos está mais do que garantida. Experimentei a dois e foi um fartote de rir durante grande parte do tempo pois quando dois jogadores diferentes se juntam (neste caso eu mais adepto de jogos e uma prima que pouco ou nada joga) a coisa tende a ser uma experiência curiosa pois cada um tem diferentes ideias, visões e estratégias. E os níveis estão feito para isso mesmo, cooperação e esta leva-nos facilmente a sítios que são mais difíceis de alcançar se jogarmos sozinhos. Ok, não tão difíceis mas enfim, isso sou eu que já estou batido.

Esta não é a melhor forma de ganhar bronze.
Para além deste multiplayer muito bem vindo, existem outras novidades como power-ups de onde se destacam a Ice Flower, que nos permite congelar inimigos transformando-os em blocos de gelo; o Propeller Mushroom que nos confere um chapéu com hélice e nos permite voar por curtos espaços de tempo e finalmente o Penguin Suit que junta o poder da Ice Flower à habilidade de escorregarmos e termos melhor controlo em parte com água ou gelo. Outros power-ups já conhecidos fazem o seu devido regresso como de costume, bem como o Yoshi em certos níveis. A parte interessante, é que o jogo se controla com o Wii Remote na horizontal, mesmo à antiga como na NES! É de uma simplicidade incrível e prova que os jogos para serem divertidos não têm de ser complexos, bem antes pelo contrário. Pontos fracos no meio disto tudo, há poucos na minha opinião mas o design de alguns níveis deixa um bocado a desejar, especialmente no que toca à parte de coleccionar as moedas todas tornando esta tarefa um tanto extenuante.

That's a HUGE b*tch!
Creio que com esta breve exposição já podem ter uma ideia do que esperar deste New Super Mario Bros. Wii caso decidam pegar nele. Não é dos melhores jogos do nosso canalizador favorito mas é sem dúvida divertido q.b. para jogar e chegar ao final, o que o torna um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: um FPS um tanto medíocre na PS3. :|

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário