30 de março de 2012

Tennis

Mais uma repro da caixa original.
Desenvolvido por: Nintendo R&D1
Publicado por: Intelligent Systems
Plataforma(s): Game Boy , Nintendo Entertainment System, Virtual Console
Lançamento: 29-05-1989 (JP), 01-08-1989 (EUA), Algures em 1990 (EU)
Género: Ténis
Modos de jogo: Modo torneio para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores
Media: Cartucho de 0.25-megabit
Funcionalidades: Compatível com Game Link
Estado: Incompleto (sem caixa nem manual)
Condição: Mediana, o autocolante apresenta descoloração.
Viciómetro: Joguei-o muitas vezes no passado sem nunca o ter terminado.

(Esta chuvinha não dá com nada...)

Parte traseira reproduzida na íntegra.
O Jogalhões Flash está de regresso para mais uma micro análise assim muito rápida uma vez que o jogo de hoje assim o justifica. Este exemplar apresenta-se em bom estado e foi-me cedido por um amigo que o tinha perdido algures lá para casa e como não tinha destino melhor a dar-lhe...







O cartucho na respectiva caixa protectora.
Tennis no Game Boy é um daqueles jogos que todos conhecemos mas que provavelmente muitos nunca jogaram pois não era jogo que atraísse massas quando comparado a outros títulos da pequena portátil. Eu revejo-me neste cenário pois naquela época preferia um Super Mario do que um jogo de ténis mas adiante. A base deste jogo é simples, é ténis com as regras convencionais para a altura e o senhor Mario a arbitrar as partidas.

Mario é o árbitro de serviço.
Quando comparado a outras versões, Tennis no Game Boy apresenta uns visuais bastante bons para a máquina em questão, onde os sprites têm um tamanho aceitável e se distinguem uns dos outros, com bastante detalhe independentemente das suas dimensões reduzidas. De facto, consegue-se logo ver o amigo Mario sentado na cadeira enquanto os jogadores se defrontam. A fluidez de jogo é também decente, sem ser demasiado frenético ou lentamente aborrecido. Obviamente não existe grande variedade de cenários mas isso também não é algo importante no jogo.

Sonoramente, Tennis não é nada que já não se tenha visto no Game Boy e nem sequer surpreende quando comparado a outros títulos. No entanto, a música está lá e é suficientemente funcional apesar de se tornar repetitiva muito rapidamente pelo que existe uma opção, convenientemente colocada no ecrã principal, para a desligar. O som em si é o normal para esta máquina, com efeitos sonoros simples mas agradáveis, desde o bater da bola até à reacção do público. Muito rudimentar mas altamente eficaz.

E o resto é assim.
Na componente jogável não há nada a apontar em termos de falhas pois o jogo destaca-se neste campo. Ambos os botões de acção são utilizados tendo diferentes efeitos consoante a pressão exercida e a combinação com o D-Pad. É possível bater com mais ou menos força, atirar a bola em arco entre outros efeitos. Isto é particularmente útil considerando que o jogo tem quatro dificuldades que se traduzem nos nossos adversários. O primeiro é facílimo enquanto que o quarto é uma verdadeira dor de cabeça. É ainda possível utilizar o Game Link para jogar contra um amigo, algo que me lembro de ter feito no secundário, diversas vezes.

E Tennis é isto, um jogo simples mas que pode proporcionar algumas horinhas de divertimento sem se pensar muito. Apesar de ser menos fácil arranjar um exemplar físico, existe uma versão digital na Virtual Console da 3DS, que sempre podem adquirir caso tenham interesse neste clássico. Com isto já se sabe que é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Volto em breve com uma aventura épica numa consola Nintendo. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

1 comentário:

  1. Este não, mas a versão de NES joguei-a até à exaustão cá por casa. Bons tempos!

    ResponderEliminar