Uma capa bastante azul. |
Publicado por: Nintendo
Compositor(es): Koji Kondo, Hajime Wakai, Satomi
Terui
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: Físico - 14-07-2011 (JP), 09-09-2011 (EUA/EU), Digital - 04-10-2012 (EU), 18-10-2012 (EUA), 01-11-2012 (JP)
Género(s): Shoot 'em up, Rail-shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer Vs. até quatro jogadores.
Media: Cartão de jogo com 4GB
Funcionalidades: Multiplayer Single Card Play
Lançamento: Físico - 14-07-2011 (JP), 09-09-2011 (EUA/EU), Digital - 04-10-2012 (EU), 18-10-2012 (EUA), 01-11-2012 (JP)
Género(s): Shoot 'em up, Rail-shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer Vs. até quatro jogadores.
Media: Cartão de jogo com 4GB
Funcionalidades: Multiplayer Single Card Play
Outros nomes: (スターフォックス64 3D Sutā Fokkusu Rokujūyon Surīdī)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes nos dois modos de jogo e experimentei o multiplayer duas vezes.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes nos dois modos de jogo e experimentei o multiplayer duas vezes.
(Nada a declarar, excepto um jogo novo no GameBoy!)
Pelo menos já não leva autocolantes! |
Depois de ter inventado um gorila teimoso, um canalizador
destemido e um elfo heróico, Shigeru Miyamoto parecia não ter mais nada por
onde puxar nos confins da sua aparentemente ilimitada imaginação. Contudo, e
para não nos deixar de surpreender, lá arranjou mais uma personagem para
adicionar a este espólio. Surgida por via das suas vivências, nomeadamente
inspirada num santuário de um Deus raposa (isto só mesmo no Japão) e no seu gosto
pela série Thunderbirds, eis que Fox McCloud e a sua equipa StarFox, fazem a sua estreia. E
com isto surgiram também uma série de jogos ao longo destes anos todos, mas o
que trago aqui hoje é um remake do conhecido jogo de N64. Este exemplar
ficou-me por cerca de 20 euros no Jumbo do Almada Fórum. Ou se enganaram a
marcar o preço ou tinham muitos em stock. O certo é que agora não há lá nenhum.
Manual, papelada, cartão de jogo e inlay. |
StarFox 64 3D é um título que coloca tudo às claras. É
StarFox, é a versão de N64 e é em 3D. Mas vamos lá aprofundar a coisa. StarFox
64 3D é um remake da versão original, que à semelhança do Ocarina of Time 3D,
fez o mesmo trabalho. Grafismo melhorado e adaptado à nova portátil,
jogabilidade igualmente tratada do mesmo modo e até sonoridade refeita em
certas instâncias. Mas de resto é o mesmíssimo jogo tal como se lembram, ou
deviam lembrar. A história? É o costume nesta saga. O sistema de Lylat,
composto por diversos planetas, é ameaçado pelo cientista Andross, que como é
hábito, não está nos seus dias e decide tentar conquistar tudo e todos.
Obviamente certas entidades não gostam disto e chamam a equipa StarFox para
tratar do assunto como só eles sabem.
Este tanque é brutal! |
A melhoria visual é significativa mal se começa a jogar.
Tudo foi refeito e melhorado, desde os cenários, texturas, efeitos visuais,
conferindo um aspecto muito bom, ao nível por exemplo, dos títulos de GameCube.
No entanto não se perdeu nem uma pitada do encanto da versão original,
melhorou-se tudo isso, e um excelente exemplo é quando chegam ao planeta Solar.
O efeito 3D funciona bem, conferindo uma profundidade de campo agradável, algo
que se nota mais em determinados níveis, não sendo uma constante ao longo do
jogo.
No campo do áudio, StarFox 64 3D teve direito a uma
excelente banda sonora, tal como o original, mantendo as mesmas faixas
musicais. Mas teve uma espécie de tratamento na parte das vozes, uma vez que
foram gravadas novamente utilizando os mesmos actores do original. Porém
nota-se que a entoação de alguns é ligeiramente diferente, caso conheçam a
fundo o jogo de N64 e para além disso, algumas frases foram ligeiramente
alteradas por motivos que me transcendem, mas adiante. Tenho lido algumas
análises onde se queixam do som mas sinceramente certos preciosismos deviam nem
ser tidos em conta.
A frase mais famosa da saga. |
Longe vão os tempos daqueles comando em forma de nave
espacial da N64, que foi alvo de tanto gozo mas revelou ser um dos melhores e
mais versáteis comandos de sempre, na minha modesta opinião. E como adaptar o
esquema de controlo de StarFox 64 ao novo título neste novo hardware? Simples e
de duas maneiras. Tirando partido do potencial da máquina, optou-se pelo uso do
giroscópio para controlo da nossa Arwing, Landmaster ou Blue Marine, algo que
até resulta bem mas que para tipos da velha guarda como eu, é demasiada
informação. Desse modo existe também a solução antiga, de utilizar os botões e
o Circle Pad para o efeito, coisa que resulta na perfeição. O posicionamento
dos botões é perfeito e parecido ao do jogo original, com uma ou outra
diferença às quais facilmente nos adaptamos. A fluidez de jogo é também algo
que ajuda bastante pois tudo se torna ainda melhor.
Capitão Óbvio ataca de novo. |
Tal como no original, antes de cada missão temos um mapa
onde podemos ver todos os níveis e assim escolher a rota a tomar, ainda que
certas rotas tenham de ser desbloqueadas dentro dos níveis pelo cumprimento de
determinados requisitos. Nesta nova versão dispomos ainda de dois modos: o 3DS
e o N64. O primeiro é um modo adaptado à portátil, ligeiramente mais fácil em
termos de dificuldade (independentemente da rota que queiramos seguir),
permite-nos gravar o progresso entre níveis (coisa que o original não fazia) e
até repetir rotas caso nos tenhamos enganado sem sermos penalizados por isso.
Faz também uso do giroscópio e a informação é mostrada no ecrã inferior da
consola. No modo N64 encontramos o desafio do original, tal como nos lembramos
dele, sem ajudas nem nada que se pareça. Ambos os modos nos presenteiam com
medalhas, pela nossa prestação. Os mais persistentes poderão ainda desbloquear
o modo Professional, tal como no original.
Quente, quentinho! |
Para além do single player, existe ainda um modo onde
podemos jogar os nossos níveis favoritos na tentativa de obter o maior recorde
possível em termos de pontuação, embora os limites neste modo tenham sido
alterados para o desafio ser ainda maior. Outro dos modos é o multiplayer onde
podemos eleger o Battle para desafiar até três amigos via Single Card Play, ou
seja, quatro consolas e um jogo apenas. O mau disto é que só podemos usar
Arwing's (o Landmaster e andar a pé com uma arma como no original, foram
omitidos), existem pouquíssimos cenários para as escaramuças e não dá para
jogar online. Por outro lado, podemos até utilizar adversários controlados pela
IA, com nível de dificuldade ajustável e até termos a nossa cara no jogo para
que os rivais nos possam ver. Sinceramente este modo não me atraiu nada embora
seja divertido com mais pessoal.
Carantonhas no multiplayer. |
Em suma, StarFox 64 3D é um jogo excelente para se ter numa
portátil. Tem tudo o que o original tinha mas melhorado e é uma óptima opção
para quem não tem o cartucho de N64. Quem jogou o original, faça favor de jogar
esta versão. Quem não jogou, já devia estar a jogar. E não há desculpa para não
o fazer pois até já existe versão digital na eShop para quem prefere assim.
Seja como for, este é indubitavelmente um JOGALHÃO DE FORÇA!
Muito em breve vamos sentir a fúria na PS3! :D
MURRALHÕES DE FORÇA:
Eu devo ser dos poucos que prefere o Starfox Adventures a todos os outros. Shooters de naves nunca foi o meu forte, contudo esta versão parece-me bastante interessante com as novidades que implementaram.
ResponderEliminarEu gosto de todos. Todos menos o Assault e o Command (que nem tenho).
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