Bonita artwork! |
Publicado por: Capcom
Director: Seiji Shimoda
Produtor: Kazuhiro Tsuchiya
Compositor: Kaoru Wada
Motor gráfico: Unreal Engine 3
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox 360
Lançamento: 21-02-2012 (EUA), 23-02-2012 (JP), 24-02-2012 (EU)
Género: Acção, Beat 'em up, Rail Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (1.1GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas ainda hei-de lá voltar futuramente.
(Chuva... bleh!)
Em todas as gerações de consolas surge de vez em quando um
título que nos surpreende de tal forma que é difícil descrevê-lo. Talvez pela
originalidade, ou talvez pela sua dose de loucura, o certo é que dá que falar
pelos mais diversos motivos. Até hoje há pelo menos um ou dois em cada
plataforma que me passou pelas mãos e, como não podia deixar de ser, chega agora
a vez da PlayStation 3 ter um desses jogos. Este meu exemplar foi adquirido
algures em Setembro, na GAME do Almada Fórum por cerca de 20 euros. Novo claro,
fazendo uso de uns descontos acumulados.
Autocolantes... nhec. |
Asura's Wrath pode ser considerado jogo por alguns, anime
interactivo por outros mas no fundo é uma mistura dos dois que resulta em algo
completamente louco, surpreendente ou resumindo numa única palavra, um
verdadeiro mindfuck. Pensem numa mistura de God of War, com Naruto e ainda uma
medida bem doseada de shoot 'em ups e o resultado é este jogo. Curiosos? Então
vamos lá! A trama centra-se em Asura, um dos vários semi deuses que protegem
aquilo a que podemos chamar de Terra neste jogo dos invariáveis demónios que a
assolam. A dada altura Asura é acusado de ter morto o Imperador, matam-lhe a
mulher, raptam-lhe a filha e banem o pobre coitado para todo o sempre. Contudo,
a fúria de Asura parece não ter fim e até a sua vingança estar concluída, este
desgraçado está sempre de regresso para rebentar, literalmente, tudo e todos no
seu caminho. É caso para dizer que Kratos é um menino quando comparado com este
tipo mas já vimos esta história vezes sem conta.
Manual, papelito e respectivo disco. |
Sempre achei interessante o uso de cel shading nos jogos e
em Asura's Wrath isso é algo que se destaca. Fazendo uso do Unreal Engine 3, a
Cyber Connect optou por este estilo visual, conferindo ao jogo um toque único
que o torna numa espécie de anime jogável e extremamente parecido a Naruto
(cujos jogos recentes também foram desenvolvidos pelo mesmo estúdio) em certos
aspectos. Mas o jogo destaca-se em particular pelo uso de elementos do Hinduísmo e do Budismo, dando-lhe uma mística especial, algo que se reflecte
nas personagens e cenários e que o torna particularmente atractivo. Mas como se
isto não bastasse, um toque sci-fi é a cereja no topo do bolo! Sim, sci-fi,
budas robots, cruzadores espaciais estilo Star Wars e outras coisas loucas. E é
isto que o torna especial. A variedade de cenários pode não ser muita, mas a
qualidade visual é boa, detalhada e memorável, algo que também passa para as
personagens todas elas muito bem conseguidas neste campo. Escusado será dizer
que as cutscenes são todas feitas com o motor de jogo, embora os interlúdios utilizem artwork variada lembrando anime.
Um bicho... grande! |
Aliada aos gráficos está a excelente banda sonora, que
conjuga uma catrefada de estilos musicais, incluindo também músicas como
"Symphony No. 9 from "The New World" 4th Movement",
bastante famosas e que assentam que nem uma luva neste jogo, tornando certos
confrontos em encontros épicos, dignos de um filme! Confesso que algumas faixas
desta banda sonora, uma vez mais, me lembram de Naruto mas o próprio jogo, todo
ele, o faz. Os diálogos estão presentes tanto em Inglês como em Japonês para
gáudio dos mais ferrenhos, assim como eu, que preferem o áudio original. Pois
bem, é possível e vale a pena pois as vozes em Inglês, apesar de não serem más,
não se adequam tão bem ao jogo em questão.
Um dos muitos interlúdios. |
A loucura de Asura's Wrath começa sem dúvida na jogabilidade.
Esta passa por vários patamares, todos eles bastante lineares mas não deixa
ninguém indiferente. Atrevo-me a dizer que grande parte do jogo se baseia em
Quick Time Events (QTE), algo que pode provocar desagrado à maioria das pessoas
mas que se justifica dada a natureza do jogo. Outra parte é dedicada à
pancadaria na terceira pessoa, com button mashing à mistura onde o objectivo é
bater, bater, bater e bater ainda mais, até enchermos a nossa barra de Burst,
activá-la e avançar na história. Isto aplica-se tanto a batalhas contra hordas
de inimigos como a bosses. O Burst é a base do combate. Contudo, o mesmo se
poderá dizer das cenas em que o jogo se torna rail shooter/shoot 'em up, dando
ares a Sin & Punishment pois a mecânica é similar e o objectivo é rebentar
tudo, podendo Asura disparar livremente ou utilizar o lock-on para tiros
precisos.
Virou a barca! xD |
O jogo divide-se em episódios, como se de um anime se
tratasse, com os respectivos separadores de intervalo a meio do episódio e as
cenas do próximo capítulo no final. É giro, é diferente e torna o jogo único,
sem nunca nos dar hipótese de poisar o comando pois pode surgir um QTE do nada.
As batalhas são frenéticas, estejamos nós a distribuir fruta nos inimigos no ar
ou na terra e os confrontos com os bosses são o expoente máximo da palavra
"épico". Cada um parece que é mais épico do que o anterior e as
surpresas são de tal maneira que vamos dar por nós a exclamarmos vezes sem
conta em frente à televisão. No final de cada episódio somos avaliados pelo
nosso desempenho que se traduz em Battle Points (pancada dada e recebida),
tempo e Synchronic Rate (número de vezes que acertámos os QTE na mouche). Com
isto vamos desbloqueando cutscenes, artwork e até barras de energia com
diversos efeitos para nos ajudar na acção, algo que a barra inicial não faz a
não ser indicar-nos a vida restante. Os mais persistentes podem tentar rank S
em todos os níveis e todas as dificuldades.
E vai continuar muitas mais vezes... |
Ao contrário de muitos jogos actuais, Asura's Wrath não tem
modos extra nem modos online. No entanto, e dada a sua natureza
"episódica", existem DLC's extra com episódios especiais. Não vou
referir nada para evitar spoilers mas isto é para mim o único ponto fraco do
jogo e que me desiludiu até certo ponto. Podiam ter incluído pelo menos um deles! Haja pachorra
Capcom...
E com isto resta-me dizer que Asura's Wrath é daqueles jogos
que só jogando é que dá para crer. É completamente overboard em imensos
aspectos e surpreendente ao ponto de até o mais descrente ficar agarrado ao
jogo para ver o que vai acontecer a seguir. Não o recomendaria a qualquer um
mas o facto é que é tão bom que sou quase que obrigado a fazê-lo. Não restam dúvidas
que é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Volto brevemente com monstros, ninjas e outras coisas que
tais. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
Passei completamente ao lado desse jogo, parece-me ser interessante. Fica debaixo de olho!
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