13 de dezembro de 2020

Oniken - Unstoppable Edition

Mais uma capa personalizada.
Desenvolvido por: JoyMasher
Publicado por: Digerati Distribution (Nintendo Switch), JoyMasher (PC)
Director: Danilo Dias
Produtor: Danilo Dias
Designer(s): Danilo Dias, Pedro Paiva, Thais Weiller
Compositor: Thommaz Kauffmann, João Felipe Santos, Wendell Jean Kuci, Bruno Araujo
Plataforma(s): Nintendo Switch, XboxOne, PlayStation 4, PC (Steam, GOG), Linux, MacOS
Lançamento: 01-02-2019 (Nintendo Switch)
Género(s): Acção, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória da consola, HD 720p (Handheld), 1080p (Docked)
Media: Formato Digital
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas mais se seguirão.

Não deixei nada ao acaso!
Se tiver de descrever a minha experiência com a eShop da Switch é um pouco como andar à procura de isco para a pesca: há que escavar e chafurdar bem na lama para se encontrarem as melhores minhocas. É preciso remexer bem todo aquele lodo lamacento para se encontrar algo de bom e surpreendente. No caso do jogo que trago até aqui hoje, não foi preciso tanto pois já o conhecia anteriormente visto ter conhecimento da versão PC e ter gostado do que vi. Logo foi chegar à eShop, pesquisar pelo nome e adicionar à wishlist à espera de uma boa promoção que não levou muito tempo a acontecer visto este jogo em particular estar quase sempre com desconto. Não me recordo ao certo quanto paguei por esta versão digital mas foi por volta dos 2 euros algures entre Março e Abril de 2020.
 

Este ursinho não é nada carinhoso... topam?
Oniken - Unstoppable Edition é daqueles jogos que nos remetem imediatamente para os tempos áureos da NES, com todos aqueles clássicos que nos passaram pelas mãos e nos fizeram sofrer à grande com a sua dificuldade bruta e impiedosa. Oniken apresenta-se como uma amálgama de jogos indo buscar inspiração a esses mesmos seja na dificuldade, design de níveis ou mesmo apresentação visual. A história é bastante simples decorrendo num futuro pós-apocalíptico, onde tudo foi praticamente destruído pela guerra e agora a humanidade vive oprimida por um exército cibernético denominado Oniken. Contudo existe um pequeno grupo de resistentes liderados pelo General Zhukov, que a dada altura pede a Zaku, provavelmente o único capaz de enfrentar a ameaça, para pôr um fim a Oniken. E é aqui que começa a aventura.

Com filtro CRT, para quem aprecia essas coisas.
Logo à partida Oniken parece um jogo saído de uma NES, perdido algures no tempo pois visualmente partilha muito daquilo que se pode ver nessa consola, excepto todos aqueles pequenos contratempos como sprite flickering e slowdown. O jogo conta com uma palete de cores bastante reminiscente dessa era, com sprites simples mas com algum detalhe e animações interessantes, bem como outros com dimensões bem maiores e efeitos curiosos, algo que é usado particularmente nos bosses. Os cenários são bastante variados embora invoquem particularmente uma estética futurista e... cibernética. Diria mesmo que este jogo me lembra clássicos como Ninja Gaiden, Contra, Mega Man, Shadow of the Ninja e Strider apenas para referir alguns. Até as cutscenes parecem prestar homenagem a alguns desses jogos. Podemos jogar coma imagem a 16:9 mas recomendo que seja a 4:3 pois o 16:9 é "esticóvisão", existindo ainda um filtro para dar o look retro CRT. A música também é algo que não foi deixado ao acaso e Oniken conta com uma excelente banda sonora que capta da perfeição não só o ambiente opressivo do jogo mas também os 8-bit da NES com toda aquela sonoridade e efeitos característicos. Os efeitos sonoros são igualmente muito bons, com alguma variedade entre os mesmos e uma vez mais remetem-nos para os clássicos pois em algumas instâncias são bastante parecidos.

Mais um monte de metal para a sucata.
Em termos de jogabilidade, Oniken apresenta-se como um jogo simples onde atacamos e saltamos, podendo ainda usar granadas como sub-weapon que são uma ajuda preciosa, sobretudo em certos bosses. Existe ainda um ataque especial que podemos usar se recolhermos um certo item duas vezes, que é particularmente útil em diversas ocasiões. O controlo é preciso e sem complicações onde o objectivo é sempre o mesmo: percorrer um nível, derrotando inimigos e sub-bosses até chegarmos ao boss do nível. Os níveis em si têm alguma variedade não se ficando apenas pelo combate normal mas também proporcionando-nos uma viagem de mota em alguns deles. O único problema que encontrei neste jogo é o facto dos botões de ataque e salto estarem afixados ao X e A em vez de usarem o Y e B. Isto torna as coisas estranhas e não existe dentro do jogo opção para remap. Felizmente a Switch permite fazer isso nas opções da consola portanto não é de todo um mal maior. Fora isso existe um bug estranho que ocorre quando continuamos a jogar um nível qualquer em vez de começar do início, onde o texto das cutscenes simplesmente desaparece, sendo que para corrigir isto basta trocar a língua do jogo.

Jenny resolve tudo ao tiro, Contra style!
Oniken não é um jogo fácil e por vezes a dificuldade dispara de forma absurda ao ponto de ter ficado frustrado com certas partes. Contudo, com alguma persistência e acima de tudo muita calma, as coisas tornam-se fáceis pois todos os ataques são telegrafados e basta perceber os timings dos mesmos para se progredir com calma e sucesso. Não sei ao certo o que esta Unstoppable Edition adiciona mas o jogo tem seis níveis no total e ainda um nível extra em que jogamos com outra personagem e a jogabilidade é tipicamente inspirada em Contra. Por outro lado existe ainda o habitual Bosh Rush Mode e ainda um Hardcore Mode onde temos apenas uma vida e uma surpresa se chegarmos ao final. No geral, nota-se que este jogo é uma carta de amor aos clássicos da NES pela sua mecânica e ideias e até a Hokuto no Ken, esse anime másculo, onde claramente se inspiraram para dar o look ao nosso Zaku. Algumas ideias de Oniken transitaram para Blazing Chrome, provavelmente o melhor jogo que os nossos amigos brasileiros produziram até agora mas isso fica para outra análise.

Bom, com isto já ficam com uma boa ideia do que esperar deste Oniken - Unstoppable Edition, um jogo difícil mas bastante divertido que capta bastante bem todas aquelas coisas que caracterizam os clássicos de NES. E com isto resta-me dizer que este é mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:

Sem comentários:

Enviar um comentário