6 de dezembro de 2020

Mega Man X

Mais uma reprodução das minhas.
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom, Nintendo (EU)
Director: Keiji Inafune
Produtor: Tokuro Fujiwara
Compositor(es): Toshihiko Horiyama, Yuki Iwai, Yuko Takehara, Makoto Tomozawa, Setsuo Yamamoto
Plataforma(s): Super Nintendo Entertainment System, Sega Saturn, PC, Nintendo Gamecube, PlayStation, PlayStation 2, PSP (Maverick Hunter X), Virtual Console, PlayStation Network, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4
Lançamento: 17-12-1993 (JP), Janeiro de 1994 (EUA), 25-08-1994 (EU) (Original)
Género(s): Acção, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Funcionalidades: Sistema de passwords para manter o progresso
Outros nomes: RockMan X (JP)
Media: Formato Digital
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez.

Esta foi fácil de fazer, modéstia à parte.
Nos tempos áureos das 16-bit, posso orgulhar-me de ter jogado mesmo muita coisa, desde os jogos mais rafeiros até aos grandes e incontornáveis clássicos, ainda que se soubesse o que sei hoje, teria ficado com alguns deles pois muitos eram emprestados e provavelmente os donos não iriam sentir a falta deles nos tempos que correm. Era uma época diferente, onde emprestar jogos era algo comum e feito sem pensar, sendo que eu próprio corri o risco de ficar sem alguns dos jogos que ainda hoje mantenho na colecção por emprestar a amigos e colegas de escola. Mas esses tempos já lá vão, e apesar de ter jogado muita coisa boa não joguei tudo o que era bom uma vez que nem sempre havia aquele colega que tinha aquele jogo em particular. O título que trago até aqui hoje é um bom exemplo disso, pois eu tenho a sequela e joguei-a primeiro mas nunca tinha tocado no original, tendo apenas experimentado via emulação há uns anos mas desistido rapidamente. Com a SNES Mini colmatei essa falha e descobri que realmente é um jogo bem melhor que a sequela, ainda que me falte jogar todos os que se seguem pois esta saga cresceu desde então.
 

Charge shot neles!
Mega Man X surgiu na Super Nintendo por volta de 1994 e foi uma surpresa pois é um jogo bastante diferente daquilo a que estávamos habituados na NES e até no Game Boy embora a sua essência e base sejam as mesmas. Assim surge uma sub-série do original, onde o famoso Dr. Thomas Light decidi criar um novo Mega Man ao qual chama X, com capacidade para sentir, pensar e até tomar as sua próprias decisões. Mas rapidamente apercebe-se que este modelo é potencialmente perigoso se cair nas mãos erradas e quebrar a regra de ouro: magoar humanos. Decide então mantê-lo numa cápsula de diagnóstico durante 30 anos para testes. 100 anos mais tarde, esta cápsula é descoberta pelo Dr. Cain que apercebendo-se do potencial de X cria uma gama de robots (conhecidos por Reploids) que replicam as suas características. Porém alguns desses robots insurgem-se e começam a criar problemas, sendo apelidados de Mavericks. É criada uma força de combate denominada Maverick Hunters, liderada por Sigma, que a dada altura também vira o barco e volta-se contra tudo e todos. É aqui que surge a hipótese de X combater esta ameaça.

Este gosta de voar alto...
Fazendo jus ao potencial da SNES, Mega Man X presenteia-nos com uns visuais coloridos e cheios de acção, onde tudo é extremamente detalhado e cheio de pequenos pormenores e excelentes animações. Os sprites surgem em diversos tamanhos, desde os mais pequenos inimigos aos maiores bosses. Por sua vez, o próprio Mega Man é agora diferente e maior, com mais animações disponíveis. O design dos níveis embora linear incita à exploração pois existem locais que não são acessíveis logo à partida, pelo que podemos revisitá-los mais tarde com o equipamento necessário. A variedade visual é também bastante vasta com diferentes ambientes em cada nível, bastante temáticos a condizer com os bosses que os habitam. Embora seja um jogo bastante agradável à vista, existe algum slowdown que surge quando existem muitos objectos no ecrã, mas na minha experiência não afectou em nada a jogabilidade.

Mais uma habilidade para a lista!
A componente audível de Mega Man X conta com uma banda sonora variada, repleta de temas bastante catchy e agradáveis de se ouvir, sem entrar na repetição. Contudo existe algum reverb na músicas, algo que é mais notório em certos níveis do que em outros. Os efeitos sonoros são também bastante bons, com muita variedade e sem se tornarem monótonos, onde o que mais vamos ouvir são tiros e explosões.

 

 

Estes mechs são úteis em certas zonas.
Em termos de jogabilidade, Mega Man X é um jogo simples e de rápida aprendizagem, onde para além de ser controlar o nosso herói de serviço com facilidade, podemos saltar e disparar como se não houvesse amanhã. Existe ainda um charge shot que permite devastar os inimigos mais rapidamente bem como todas as armas que os bosses nos proporcionam depois de derrotados, umas melhores que outras em termos de utilização e dano. Outras tantas têm propósitos específicos que ajudam a explorar melhor os níveis e assim achar os tanques de reserva extra e corações que nos aumentam a barra de energia, algo que é altamente recomendado fazer se quisermos ter hipótese contra os bosses à medida que progredimos.

Sempre que derrotamos um Maverick, ganhamos algo.
Sendo um jogo na famosa saga Mega Man, seria de esperar que fosse difícil mas o certo é que este título é provavelmente um dos mais fáceis e acessíveis a novos jogadores. Não só pela sólida jogabilidade mas também porque os inimigos e bosses não são tão agressivos nem dão assim tanto dano (salvo uma ou outra excepção) como em outros jogos. A partir do X2 as coisas tornaram-se um pouco mais difíceis mas ainda assim nada ao nível dos 8-bit. Por outro lado, com passwords as coisas podem ser retomadas mais tarde ou no caso da SNES Mini, com save states ainda facilita mais a situação caso não tenham muita paciência ou tempo. Este Mega Man X conta ainda com um segredo bem guardado que se traduz numa habilidade especial bem conhecida de quem gosta de videojogos: o Hadouken, essa famosa bola de fogo oriunda de Street Fighter II. Está muito bem escondida mas se a descobrirem, têm em mãos a melhor arma de Mega Man X que mata qualquer inimigo (mesmo bosses) com um tiro mas têm de ter a barra de energia ao máximo. E para a usar, têm de fazer o mesmo input como se estivessem a jogar Street Fighter II, o que é genial.

Mega Man X é sem dúvida um excelente jogo e foi uma boa surpresa para mim uma vez que não sou grande apreciador desta saga mas aos poucos vou começando a gostar mais da mesma. Pode não ser tão longo quanto outros jogos na série mas pela sua acessibilidade e por ser tão divertido é sem dúvida uma JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:

Sem comentários:

Enviar um comentário