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Boa artwork!
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Desenvolvido por: Team Ninja
Publicado por: Tecmo
Director: Tomonobu Itagaki
Produtor: Tomonobu Itagaki
Designer(s): Masanori Sato, Noriaki Kazama, Katsunori Ehara
Artista: Kenichiro Nakajo
Argumentista(s): Masato Onishi, Daisuke Suzuki
Compositor(es): Ryo Koike, Wakana Hara, Makoto Hosoi
Plataforma: Xbox
Lançamento: 02-03-2004 (EUA), 11-03-2004 (JP) , 14-05-2004 (EU)
Género(s): Acção, Hack 'n Slash
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD
Funcionalidades: Gravação
de progresso no disco rígido, In-game Dolby® Digital, Content DL, Scoreboards
Estado: Completo
Condição: Bom, algumas marcas de uso
Viciómetro: Acabei-o várias vezes na dificuldade Normal tendo desbloqueado todos os extras.
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E boa traseira!
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Uma das coisas que mais gozo me dá fazer no que concerne a este passatempo que são os videojogos é poder comparar versões do mesmo jogo em hardware completamente diferente. Há sempre algo de fascinante, ou até mesmo desapontante por vezes, no modo como as coisas foram feitas e o que melhorou (ou piorou) face à versão considerada original. O jogo que trago até aqui hoje é o perfeito exemplo disso pois é a versão original do mesmo e só há coisa de pouco tempo é que tive oportunidade de o jogar embora não o tenha feito no hardware original, pois não tinha o mesmo na altura. Ainda assim, devo dizer que a experiência foi bastante positiva. Este meu exemplar foi comprado a 21 de Julho de 2021, usado e encontra-se em bom estado de utilização, tendo custado €10.
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Manual e disco.
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Ninja Gaiden marca a entrada desta clássica saga popularizada na NES no mundo tridimensional com estreia na Xbox. Sempre me questionei porque raio nunca lançaram este jogo na PS2 mas após o jogar consigo ver o porquê da decisão. Em termos de trama, penso que já escrevi sobre isso na análise a Ninja Gaiden Sigma mas resumindo, o Império Vigoor ataca a vila Hayabusa, rouba a Dark Dragon Blade e Ryu Hayabusa é encarregado de tratar do assunto. Sim é simples e funciona como prequela dos jogos de NES, algo dito pelo próprio Itagaki em entrevistas como forma de "assegurar" uma continuidade com a timeline da série.
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Resolve-se tudo com violência!
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O que se destaca logo à partida neste
Ninja Gaiden é sem dúvida alguma a parte visual. O grafismo é excelente, com uma variedade enorme de cenários e atenção ao detalhe, sendo que a acção é extremamente frenética com tudo a correr a
60fps durante a maioria do tempo. As animações são igualmente muito boas, tanto do nosso
ninja de serviço como dos inimigos e especialmente dos
bosses que por norma se apresentam gigantescos como eu gosto. Algumas
cutscenes são em
CG e já começam a apresentar os sinais da idade, um pouco também por ter jogado isto na
Xbox360 e a única coisa que realmente melhora é o grafismo pois as
cutscenes continuam com a mesma baixa resolução.
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Todos gostam do Ryu.
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Outro ponto forte é a sonoridade que este título proporciona. Desde a banda sonora com uma miríade de faixas a complementar cada ponto da história e acção, aos efeitos sonoros das armas na carne dos inimigos, não esquecendo os seus rugidos, gritos e grunhidos, tudo em Ninja Gaiden funciona de forma cuidada. Podemos também escolher que áudio ouvimos durante a acção, entre Inglês e Japonês pelo que a minha escolha invariavelmente recai no segundo pois é o que mais faz sentido num jogo deste género e com esta temática.
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A vista aqui de cima é... interessante.
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Onde
Ninja Gaiden realmente brilha é na jogabilidade. A acção é rápida e frenética com inimigos a surgirem de todos os lados e sempre prontos para porem fim à demanda do nosso
Ryu. Temos à nossa disposição um arsenal generoso da armas que vão desde a nossa fiel
Dragon Sword, passando pelo rápido e mortífero
Vigoorian Flail, sem esquecer o peso pesado da
Dabilahro, entre outras. Existem ainda
shurikens e outras armas de recurso para controlar as hostes inimigas, sendo que cada arma tem o seu uso e cada qual é adequada a um grupo de inimigos em particular. Penso que a pior é mesmo o arco e flecha que usa uma perspectiva
first person e a meu ver funciona mal. E em certas ocasiões somos mesmo obrigados a usá-lo.
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Por vezes as coisas aquecem.
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O combate embora seja sempre intenso requer mestria e estratégia. Button mashing só resulta em frustração e morte prematura pelo que devemos estar sempre à defesa, esquivar ataques inimigos e atacar no momento certo para máxima eficácia. Diria que o nosso principal inimigo em certas instâncias é a câmara pois os ângulos nem sempre são os melhores mas isto é algo transversal a todos os jogos da série. Esta versão original conta ainda com alguns extras interessante como é o caso de incluir os três Ninja Gaiden de NES, que têm de ser desbloqueados mas infelizmente só funcionam na Xbox original pois na Xbox360 simplesmente crasham ao iniciar. Existe ainda conteúdo adicional via Xbox Live que se traduz nos Hurricane Packs 1 e 2, e incluíam novos inimigos, maior dificuldade e novos bosses, tendo servido de base para a versão final Ninja Gaiden Black, jogo que conto arranjar assim que o encontrar a bom preço.
Ninja Gaiden é sem dúvida alguma um clássico intemporal. É suficientemente diferente da versão Sigma (que foi baseada na Black) para o poderem jogar e apreciar as diferenças. Ainda hoje creio que se aguenta bem e é um jogo bonito de jogar seja na consola original ou na Xbox360. Infelizmente não funciona na XboxOne e na sua sucessora mas temos o Black para o efeito. Se gostam de jogos de acção, não podem deixar passar este JOGALHÃO DE FORÇA!
MURRALHÕES DE FORÇA:
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