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Ninjas, quem não gosta deles? |
Publicado por: Tecmo
Designer(s): PCT, BBB, Kic. Natsujio, M‑Sigi Sigi
Compositor(es): Hiroyuki Iwatsuki
Plataforma: Game Boy
Lançamento: 13-12-1991 (JP), Dezembro de 1991 (EUA), Algures em 1992 (EU)
Género(s): Acção, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Cartucho de 1-megabit
Funcionalidades: Nenhumas
Outros nomes: Shadow Warriors (EU), Ninja Ryūkenden GB: Matenrō Kessen (忍者龍剣伝GB 摩天楼決戦, que traduzido dá "Legend of the Ninja Dragon Sword GB: Skyscraper Showdown" (JP)
Estado: Incompleto, apenas cartucho repro e manual original mas já lhe fiz a caixa
Condição: Excelente
Viciómetro: Acabei-o demasiadas vezes para me lembrar de quantas foram
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Ainda tenho de imprimir estas caixas todas... |
Para quem tal como eu colecciona videojogos desde miúdo, hoje em dia tentar arranjar aqueles mais antigos que não conseguimos na altura é um verdadeiro desafio, que por vezes se revela praticamente inalcançável. A meu ver isto deve-se a um conjunto de variáveis que vão desde o mercado que actualmente alimenta o parasitismo através do factor nostalgia, bem como o YouTube que fomenta a inflação do preço dos jogos devido aos ditos criadores de conteúdos moldarem essa tendência. O certo é que um jogo que há coisa de 10/15 anos se arranjava por um preço adequado, hoje em dia custa quase o quadruplo ou mais, esteja o mesmo completo. Mas mesmo que assim não seja, os preços não são muito menores. Uma das maneiras mais fáceis de evitar isto é mesmo recorrer a repros, que a meu ver não são a solução ideal mas servem para colmatar a falha enquanto o mercado não der uma volta (se é que isso irá acontecer, não acredito muito). Confesso que prefiro recorrer a repros apenas para jogos que nunca saíram fora do Japão, sobretudo aqueles que hoje em dia têm fan translations e afins mas abro excepções para outros jogos que actualmente custam balúrdios (e não deviam). O jogo que apresento aqui hoje é um óptimo exemplo do quão inflacionado se tornou ao longo dos anos chegando agora aos 3 dígitos, completo. Esta repro chegou-me do Aliexpress por uns meros 4 dólares, o que nem sequer deve pagar o material, precisamente a semana passada.
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O meu cart, o cart onde vinha e manual original. |
Ninja Gaiden Shadow apresenta-se como sendo uma espécie de prequela do jogo original na NES, decorrendo 3 anos antes dos eventos desse mesmo. Aqui assumimos o papel de um jovem Ryu Hayabusa, que apesar de não ser ainda um full fledged ninja, já sabe o suficiente para enfrentar as hordas do mal. A sua missão é salvar New York das garras do imperador Garuda, um servo de Jaquio que decidiu que ali ia ser a sua nova casa. Cabe-nos a nós, ao longo de cinco níveis evitar que isso aconteça e indo derrotando os vilões que aparecem pelo caminho até chegarmos ao combate final. Na verdade, a simplicidade destas tramas nos jogos desta época faz-me apreciar ainda mais estes jogos hoje em dia.
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A PCB em toda a sua glória. |
Em termos visuais, Ninja Gaiden Shadow é capaz de ser um dos melhores jogos no Game Boy, dentro deste campo. Os sprites são bastante detalhados e variados, com excelentes animações, ainda que tudo muito simples e funcional. A variedade de inimigos ao longo do níveis é também muito boa, sem utilizarem os mesmos repetidamente de nível para nível. Os cenários são um dos pontos altos, com imensos pormenores e detalhes, bem como alguns efeitos visuais bastante interessantes para a pequena máquina da Nintendo. Cada nível decorre num local bastante diferente do anterior pelo que não nos vamos aborrecer da paisagem. O jogo conta ainda com uma intro, pequenas cutscenes ao derrotar os bosses e um final, algo que num jogo de Game Boy é sempre bem vindo e que lembra também um pouco aquilo que se viu nos jogos desta saga na NES.
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A sério, Capitão óbvio?! |
No que concerne a parte sonora, Ninja Gaiden Shadow tem uma banda sonora excelente e provavelmente uma das melhores que o Game Boy tem para oferecer. As músicas são bastante icónicas da saga pois são oriundas dos jogos de NES, com uma boa selecção de temas para cada nível e demais eventos. Até as podemos ouvir num sound test secreto que o jogo dispõe se for caso disso. Os efeitos sonoros são igualmente óptimos com uma boa quantidade de sons para todas as ocasiões, sem se tornarem irritantes ou monótonos.
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Um passeio nocturno junto à marginal. |
Onde este jogo difere dos jogos de NES é na jogabilidade. Ninja Gaiden Shadow funciona sobre a mesma mecânica do original mas é sobretudo diferente pois baseia-se noutro jogo de NES, Shadow of the Ninja, produzido pela Natsume e não pela Tecmo. E se experimentarem esse vão ver que é muito semelhante. O controlo é bastante sólido com o movimento e ataques de Ryu a serem precisos e sem complicações. Podemos efectuar o mesmo tipo de acções como atacar com a nossa espada e usar magia, embora só tenhamos a Art of Fire Wheel porque Ryu ainda é um novato (segundo o manual). Ao contrário da versão NES, não podemos escalar paredes mas podemos agarrar-nos a tubos, para evitar obstáculos, alcançar inimigos em locais elevados e afins (à semelhança de Ninja Gaiden III). Algo que é completamente novo e exclusivo deste jogo é o Grappling Hook, que nos permite chegar a locais mais elevados. Ryu pode ainda recolher itens que vão desde poções de vida, vidas extra e stock para encher a Art of Fire Wheel (que pode ser usada até 5 vezes).
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Este tipo é um cobarde! |
Algo que também mudou bastante (e para melhor, na minha opinião) foi a dificuldade. Ninja Gaiden Shadow é um jogo substancialmente mais fácil do que qualquer um dos jogos de NES. Não é tão fácil quanto Ninja Gaiden na Master System pois tem a sua dose de desafio, algo que se sente a partir do nível 3, algo que penso ser comum a muitos jogos de Game Boy (o Probotector/Operation C é tal e qual isto). Os níveis não são demasiado curtos nem demasiado longos mantendo o jogador atento aos inimigos que vão aparecendo e não fazem respawn infinito. Por outro lado também não são mais rápidos que Ryu o que nos permite abordá-los sem stress e sem medo de cair num buraco, pois o knockback é inexistente neste jogo. Contudo esperem algum desafio nos bosses, sobretudo do nível 3 para a frente onde as coisas se tornam um nadinha mais difíceis. O último, claro, é onde poderão ter mais dificuldades mas isso era de se esperar.
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Nada como uma poção para refrescar! |
Ninja Gaiden Shadow é sem dúvida uma hidden gem no vasto catálogo de Game Boy e digo isto porque nunca foi um jogo comum, mesmo na altura. Só conheci uma pessoa com a versão americana, que me emprestava de vez em quando (e por isso é que tenho o manual original dessa mesma). A versão europeia creio que vi o cartucho uma vez e pertencia a alguém lá da escola mas nunca a joguei (embora seja igual). Actualmente os preços de qualquer versão, se tiver completa chegam aos três dígitos facilmente, sobretudo a versão americana. Só o cartucho o preço médio oscila entre os 16 e 28 euros mas no eBay vemos muito, muito mais do que estes valores e não vale a pena alimentar parasitas. A meu ver, esta repro apesar de ter um cartucho com plástico manhoso, a label não é das piores que vi até hoje. Já a PCB tem componentes de boa qualidade e no geral tem muito bom aspecto (incluindo suporte para pilha), bastante diferente daquilo que se via há uns anos. Claro que tive se fazer o meu próprio cartucho (usei um daqueles que mostrei no artigo Original Vs. Fake), com a minha label a tentar reproduzir o mais fielmente possível a original. Mas desta vez os cortes correram um pouco mal (ver foto) e futuramente hei-de imprimi-la novamente, bem como a caixa que também já está feita.
Bom, como já devem ter ideia se leram isto até ao fim, Ninja Gaiden Shadow é um dos meus jogos favoritos no Game Boy e recomendo vivamente que o experimentem, nem que seja via emulação. E um dia, quem sabe, ainda hei-de arranjar nem que seja só o cartucho do original pois este é um verdadeiro JOGALHÃO DE FORÇA!
MURRALHÕES DE FORÇA:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1Kho9A7w_ozcmwjGQPUeYlhN8PPHvc5o1_6PX0DnX07EeA531dvALLaaTvPkJ0wBCS4UvY6dPM1r4DhH1uRyU8GRcEEQONQc1B-MPaTbPRkHn_IYsEa1lVrgZ_IRjf1GSmX3SKyJ2WLyo/s1600/punch+%2528gold%2529.png)
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