19 de abril de 2020

Fangames - Feitos por fãs, para fãs


Tendo crescido durante os anos 80/90, a minha paixão pelas 8 e 16-bits é imensa assim como pelos computadores dessa época. Cada jogo novo que descobria era mágico, por muito mau que fosse, pois era uma nova experiência e sempre me mantinha entretido por algum tempo. E foi também nessa altura que surgiram algumas das sagas mais conhecidas e apreciadas de sempre, que ainda hoje marcam pontos mas que infelizmente em alguns casos, caíram no esquecimento. Contudo, há sempre esperança que um dia voltem a ter o prestígio de outrora, que seja lançado um novo jogo mas isso nem sempre se traduz na realidade. Em alguns desses casos, houve quem se chegasse à frente, quem tomasse as rédeas e tivesse a audácia e de certo modo a coragem de criar um novo jogo, um jogo que presta tributo a todos os que o antecederam e que tenta não só recriar a experiência mas também melhorar a mesma. Só fãs dedicados conseguem tais proezas, com muito esforço e dedicação, e acima de tudo sem querer nada em troca, muito menos dinheiro ou fama. Muitos deles preferem manter-se no anonimato para evitarem confrontos legais pois um fangame acarreta alguns "senãos" e anda ali sempre numa área bem cinzenta que na maioria dos casos infringe copyrights e afins. Ainda assim, há que louvar o trabalho que se fez e vai fazendo, divulgando estes jogos de modo a fazer ver aos grandes da indústria o que realmente os fãs querem jogar. A selecção que se segue é a minha escolha daqueles que considero os cinco melhores fangames que joguei até hoje e que dificilmente serão destronados quer por outros ou mesmo por jogos originais dentro das respectivas sagas.


1 - AM2R: Return of Samus


Este decerto não será surpresa para vocês se são seguidores deste blog pois é actualmente o meu Metroid favorito, tendo suplantado o lugar de Super Metroid. Sim, é verdade, quem não concorda, paciência. AM2R é uma verdadeira obra de arte e amor, idealizada por um individuo de nome Milton Guasti conhecido por DoctorM64 que se empenhou em fazer o remake de um jogo de Game Boy que bem precisava. O resultado ultrapassou todas as expectativas e agitou bem as águas ao ponto da Nintendo ter enviado notificações DMCA para retirar o jogo do site, que curiosamente (ou não) foi lançado no dia em que a saga celebrou três anos de vida. 

Anda cá bichinho!
Cerca de um ano mais tarde, foi lançado o remake oficial pela Nintendo mas... não é a mesma coisa. Podem ler as minhas análises sobre ambos os jogos aqui no blog. Quanto a AM2R, este viu a luz do dia até à versão 1.1 tendo depois sido descontinuado pelo autor. No entanto, os fãs mais acérrimos deram continuidade ao projecto que vai na versão 1.5, com novidades, novos modos de jogo, suporte para mods, traduções e afins. Eu próprio fiz a tradução em Português da versão 1.0 e 1.1 e terminei há relativamente pouco tempo a versão 1.5 pois este jogo merece todo o carinho e atenção. Actualmente está disponível para PC (Windows), Linux e Android, com algumas versões antigas a correr na Nintendo Switch e PSVita.


2 - Teenage Mutant Ninja Turtles: Rescue-Palooza!

Durante os anos 90 a invasão das Tartarugas Ninja deu-se pro todo o mundo e qualquer miúdo da minha idade gostava disto. Era raro o caso em que se encontrava um ovo podre que dizia que não gostava por diversas razões mas conheci um desses que dizia que era coisa para meninos mas secretamente aposto que andava a ver a série a e ler a banda desenhada pois sabia mais do que alguém completamente alheio a este fenómeno. E claro devia jogar os jogos, tal como toda a gente o fazia. E muitos jogos foram feitos em torno deste quatro heróis mutantes, com os melhores a serem produzidos pela Konami quando esta era um poderio. 

Cowabunga!
Após os anos 90, a saga começou a cair por terra e hoje ninguém se recorda a não sermos nós, os fãs. A 13 de Junho de 2019 eis que surge o melhor jogo de TMNT desde o soberbo e inigualável Turtles In Time na SNES. Teenage Mutant Ninja Turtles: Rescue-Palooza! leva-nos de volta ao passado com mais de 60 personagens jogáveis, imensos níveis, co-op local para 4 jogadores e até clips de voz oriundos da série. E sem dúvida uma experiência única e por aqui se vê a paixão deste grupo que dá pelo nome de MersoX. Já fizeram outros jogos baseados em cartoons clássicos dos 80/90's mas este ganha a taça. Está disponível apenas para PC (Windows) e vai na versão 1.1.1.

Mais informações no site oficial.

3 - Streets of Rage Remake

Os beat 'em ups sempre fizeram parte da cultura urbana e eram durante os anos 90 jogos de referência que todos apreciavam e queriam jogar. Fosse nos salões de jogos ou em casa, este género fazia as delícias de muitos e alguns deles com co-op para tornar as coisas mais interessantes. Se na Nintendo tínhamos a saga Final Fight com dois óptimos jogos na SNES (o 1º foi erro de casting) e um curiosamente bom na NES, do lado da Sega tínhamos a saga Streets of Rage que oferecia uma experiência melhor em algumas coisas na minha opinião. Sempre adorei Final Fight mas Streets of Rage tem algo melhor que ainda hoje não sei bem explicar (a música é infinitamente melhor). 

Tiger upperc-... ops, wrong game.
E como exemplo disso, um grupo de fãs intitulado BomberGames criaram um mash-up dos jogos da saga ao qual chamaram Streets of Rage Remake lançado em 2006, onde podemos jogar todos os níveis dos três jogos de MegaDrive, com imensas personagens para além das já conhecidas (até com vilões) e escolher a nossa rota. Para além de co-op podemos ainda aceder a um editor de níveis e criar assim a nossa aventura. Para além disto ainda temos cutscenes a contar a história. A versão mais recente (e possivelmente final) é a 5.1 disponível para PC (Windows) e outras plataformas (creio que Android) uma vez que é considerado abandoware. Se têm de jogar Streets of Rage, esta é a melhor maneira de o fazer.

Mais informações no site oficial ou no MyAbandonware.

4 - Street Fighter X Mega Man

Outro clássico dos 8-bits é sem dúvida o lendário Mega Man que só na NES conta com seis títulos, cada um com melhorias relativamente ao anterior mas por unanimidade o segundo jogo é tido como o melhor de sempre. Bom, isso é discutível mas numa coisa estamos todos de acordo: é uma boa saga para quem aprecia o género. Ao longo dos anos também teve altos e baixos, sobretudo agora mais recentemente que parece meio adormecida apesar do mais recente ser o 11. Ainda assim, a 17 de Dezembro de 2012, um fã chamado Seow Zung Hui, oriundo de Singapura lançou este fangame de nome Street Fighter X Mega Man que curiosamente foi apoiado pela própria Capcom que ajudou na produção e ainda disponibilizou os meios para o download do mesmo, de forma gratuita, algo que ainda hoje está disponível. 

Stop! This is the Fashion Police!
O jogo em si é uma carta de amor a estas duas sagas e mantém tudo aquilo que gostamos (e não gostamos) na saga Mega Man. Em 2013 recebeu um update devido ao feedback dos fãs onde se introduziu um sistema de passwords para gravação de progresso e correcção de bugs. O jogo para além de divertido, é difícil e contém várias surpresas que só os mais persistentes vão descobrir. Está disponível apenas para PC (Windows).

Mais informações no site oficial.

5 - Broken Sword 2.5: The Return of the Templars

Jogar em PC era também um hábito comum e até mais comum do que jogar em consola, algo que se traduziu na descoberta de imensos títulos, alguns deles clássicos intemporais nos dias de hoje. Um género que sempre gostei é o point 'n click, onde a acção é deixada de lado para dar lugar a puzzles, história e usar a nossa cabeça para progredir. Uma das melhores sagas é sem dúvida Broken Sword, cheia de mistério e repleta de surpresas que apesar de existir em consolas, no PC é que se sente realmente em casa. Apesar de ter excelentes jogos e outros menos bons, o certo é que tem uma comunidade de fãs bem coesa e isto deu origem a um fangame que se passa depois do segundo jogo mas antes do terceiro e daí ter um 2.5 no nome.

Um bonito dia no campo...
Este jogo é sem dúvida uma coisa de louvar pois apresenta uma qualidade quase que a par dos originais, com tudo aquilo de bom que estes têm e ainda surpreende pelo facto de ter voice acting, apesar deste não ser tão bom como seria de esperar. Para além disso oferece várias línguas na qual pode ser desfrutado incluindo o nosso bom Português. Só peca por ser curto relativamente aos jogos oficiais mas é sem dúvida uma experiência divinal. Está disponível apenas para PC (Windows).

Mais informações no site oficial.

Existem muitos mais fangames por essa internet fora, alguns com a qualidade destes que aqui vos apresentei, outros que nem vale a pena tocar mas o certo é que se vão descobrindo sempre mais alguns que futuramente valerá a pena falar acerca dos mesmos. Até lá podem ir desfrutando do muito que estes têm para oferecer pois são certamente melhores do que muita coisa oficial que se vai fazendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário