16 de dezembro de 2013

Resident Evil Revelations


Cover art interessante.
Desenvolvido por: Capcom, Tose
Publicado por: Nintendo
Director: Koushi Nakanishi
Produtor(es): Masachika Kawata, Takayuki Hama
Argumentista: Dai Satou 
Motor gráfico: MT Framework Mobile
Plataforma: PlayStation 3, Xbox360, PC, WiiU
Lançamento: 21-05-2013 (EUA), 23-05-2013 (JP), 24-05-2013 (EU)
Género: Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Raid Mode Co-Op para dois jogadores (local e online)
Media: Blu-Ray
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, Suporte HD 720p, DLC adicional.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o em Casual, Normal e Infernal, com muitas horas de jogo no Raid Mode. Platina alcançada.

(E o Natal está perto, pertinho.)

Autocolantes feios.
Como já é costume por estas bandas, de vez em quando tenho o péssimo hábito de comprar jogos que já tenho noutras plataformas. Porquê? Porque quero ter várias versões da mesmíssima coisa para poder comparar diferenças. Pode parecer estúpido aos olhos de muitos, estão no direito de pensar isso, mas eu cá tenho os meus motivos para o fazer. Mas adiante. Hoje trago até aqui mais um Resident Evil, mais concretamente Resident Evil Revelations, que já tinha analisado a fundo anteriormente. Logo, não irei fazer o mesmo a este, salientando apenas as diferenças ou novidades. O exemplar em questão foi adquirido na Fnac do Almada Fórum, algures no decorrer deste ano, creio que em Junho, por €9.90. Sim, utilizei bastantes pontos para abater ao preço total pois não ia dar o que pediam.


Manual, papelada e disco.
Já conhecem a história deste episódio? Não? Então façam o obséquio de ler a análise detalhada da versão de 3DS onde ficam a saber tudo. Ou pelo menos tudo sem spoilers. Agora, passando ao que interessa, esta versão HD de Revelations podia ter sido bem melhor na minha opinião. É certo que a versão de PC conta com uns visuais melhores do que qualquer consola e a versão de WiiU é superior em termos de controlo, tirando partido do excelente comando da consola mas no fundo este lifting HD pouco trouxe ao excelente jogo que vimos da 3DS.

Rachelception!
Na parte gráfica, aquilo que na 3DS tem um aspecto fabuloso, na versão HD tem um aspecto pior pois nota-se onde estão as irregularidades e imperfeições tão bem disfarçadas. As texturas são talvez o aspecto que salta mais à vista, sendo que algumas estão bastante pobrezinhas não tendo sido alvo de tratamento algum. Ainda no campo visual, a diferença por exemplo nos cenários e personagens é pouca, onde a versão portátil ganha pontos devido ao excelente efeito 3D que se perdeu com esta transição pois a versão HD nem sequer suporta 3D. O HUD foi ligeiramente alterado mas mantêm-se funcional e bastante acessível.

Sonoramente também me parece bastante igual ao que nos foi dado a conhecer na 3DS, com todo o voice-acting intacto e sem entraves de espécie alguma. A componente sonora, mais concretamente tudo o que são efeitos e afins, encontram-se inalterados bem como a música que vai prevalecendo nas situações onde a tensão sobe dando lugar ao som ambiente noutras ocasiões.

Jill e Parker investigam a porcaria.
A jogabilidade desta versão HD é talvez um dos pontos fortes, visto que o layout inicial é acessível a qualquer jogador e a experiência é a mesma se jogarmos com o Circle Pad na 3DS. Tudo o que era acessível através do ecrã táctil é agora acedido em sub-menus ou mesmo via HUD no caso das sub weapons. Por outro lado, a funcionalidade de StreetPass foi convertida em recompensas que podem ser acedidas ao ligarmos o jogo e a nossa conta da PSN com a nossa conta no site residentevil.net (que também funciona com o RE6). Tudo o que fizermos no Story Mode ou no Raid Mode, conta como pontos no site, onde os podemos trocar por armas e partes para usar no jogo ou outras coisas que não servem para nada (figuras e wallpapers). Também podemos adicionar amigos e ir enviando itens uns aos outros, bem como desfrutar de alguns desafios semanais que nos recompensam com armas e partes bastante raras. Pessoalmente, na 3DS o StreetPass funcionava melhor e era mais fácil conseguir bons itens.

O Português até nem está mau de todo.
O que me desiludiu em parte nesta versão foi terem mexido um pouco no Raid Mode. Na 3DS estava perfeito, oscilando entre o fácil e o difícil com um nível de progressão muito equilibrado. Nesta versão HD, as duas primeiras dificuldades são acessíveis mas a última é uma dor de cabeça para quem não tem muita paciência para andar a caçar gambozinos. Digo isto porque os melhores itens e partes são muito mais difíceis de obter tornando a experiência mais complicada e menos divertida. Por outro lado, o sistema de evolução está mais lento, subir um nível depois de 35 demora imenso tempo e os preços dos itens e armas na store são muito mais caros, não compactuando com as recompensas monetárias que ganhamos por acabar cada nível. Outra coisa que me deixou ainda pior foi terem nerfado alguns dos itens. Já não bastava o drop ratio ser inferior mas ainda os tornaram mais fracos! Existem ainda algumas novidades neste Raid Mode  como, por exemplo, podermos jogar com Rachel ou HUNK e termos acesso a novas indumentárias para as outras personagens. No Story Mode incluíram legendas em várias línguas (Português do Brasil incluído) e substituíram o já difícil Hell, por um ainda pior Infernal, onde os inimigos aparecem em sítios diferentes, há menos munição e a morte está quase ao virar de cada esquina. Ah, e agora há um inimigo novo que conta com um ataque one-hit kill, só para chatear ainda mais.

Não é ballet, é mesmo um roundhouse!
Com isto tudo, podem ter ficado com a impressão que este Resident Evil Revelations não é um bom jogo. Desenganem-se pois é o melhor que a saga viu desde RE4. Esta versão é que, na minha opinião, é inferior à de 3DS mas ainda assim é bastante boa e talvez seja a única alternativa que a maioria dos leitores do blog tenha pois PC têm de certeza e uma destas consolas caseiras, aposto que também. Se são fãs recomendo-vos este JOGALHÃO DE FORÇA!

Daqui a uns tempos, vamos regressar ao espaço para mais uma dose de terror ou algo que o valha. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

2 comentários:

  1. Muito provavelmente acabarei por comprar esta mesma versão, pois não tenho 3DS para já, e a versão PC deixa-me desconfiado após ter visto o trabalho porco que a Capcom teve com a conversão do Operation Raccoon City

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão de PC do Revelations está boa, joguei um bocado e a única diferença é mesmo correr numa resolução superior. Podes sempre experimentar a demonstração de ambas e tirares as tuas conclusões. :)

      Eliminar