Spooky cover art! |
Publicado por: From Software (JP), Agetec (EUA), Indie Games (EU)
Produtor: Toshifumi Nabeshima
Compositor(es): Tsukasa Saito, Kouichi Suenaga
Plataforma: PlayStation 2
Lançamento: 22-01-2004 (JP), 27-07-2004 (EUA), 26-08-2005 (EU)
Género: Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Género: Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (80KB mínimo), Compatível com controlo analógico: apenas joysticks, Compatível com função de vibração
Outros nomes: Nebula: Echo Night (エコーナイト Nebyura Ekō Naito) (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas de forma a ver os diferentes finais.
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (80KB mínimo), Compatível com controlo analógico: apenas joysticks, Compatível com função de vibração
Outros nomes: Nebula: Echo Night (エコーナイト Nebyura Ekō Naito) (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas de forma a ver os diferentes finais.
(Parece que o bom tempo veio para ficar, assim o espero!)
Not so spooky back... |
Desde sempre que um dos princípios fundamentais do JDF é não só divulgar a minha colecção mas também fornecer informação pertinente acerca dos jogos que a compõem. Ora, essa informação vai-se adquirindo seja na internet ou mesmo através de conversa com amigos e pessoal que está dentro do meio. Assim lá se vão descobrindo alguns jogos obscuros que por qualquer outro motivo não constavam ainda na lista e parece que essa tendência veio para ficar. Esta pequena introdução serve para apresentar o jogo que trago até aqui hoje e que desconhecia por completo. Numa conversa com o Ivo Leitão do Green Hills Zone, lá fiquei a saber da existência não só do jogo como também da série em questão e como se isso não bastasse, ele próprio conseguiu-me este exemplar usado mas em excelentes condições algures entre Novembro/Dezembro de 2014 por cerca de 2 euros e qualquer coisa. Como se diz na gíria: props para o bro!
Manual e DVD. |
Echo Night Beyond é um daqueles jogos que só mesmo quem se interessa a sério por esta coisa dos jogos conhece. E porquê? É um título obscuro que surgiu quase no final de vida da PS2, pelo menos na Europa e que faz parte de uma saga que começou na primeira consola da Sony embora não exista ligação directa entre os jogos. Embora a história não seja de todo apelativa, é no mínimo caricata. Num futuro não muito distante, a nossa personagem recém-casada decide passar a sua lua de mel na lua só porque sim mas as coisas não correm lá muito bem e a nave despenha-se antes de chegarem ao resort. Mas como seria de esperar, a nossa personagem sobrevive e encontra-se numa estação espacial onde não existe vivalma. Cabe-nos a nós descobrir o que realmente se passa (ou passou) por aquelas bandas.
Querida, isto vai ser mesmo para sempre. |
Não sendo um dos jogos mais luxuosos a nível visual que vi na PlayStation 2, Echo Night Beyond consegue ser minimamente interessante. Estando longe de qualquer um dos jogos de topo nesta época, o grafismo é bastante minimalista e repetitivo um pouco devido à própria localização da aventura. Os corredores da estação rapidamente se tornam enfadonhos com pouca variedade cénica mesmo quando temos de caminhar sobre o solo lunar. Ainda assim, é visualmente funcional e até mesmo atmosférico q.b. para proporcionar uma experiência agradável. As cutscenes em CG dão um ar cinemático à coisa em geral mas a qualidade das mesmas também não é nada que fique na memória.
Será boa ideia ir atrás dela? |
Mantendo-se fiel ao género, Echo Night Beyond prima por ter uma componente sonora bastante sólida, optando pelo som ambiente durante a maioria do tempo o que ajuda imenso a manter a atmosfera e tensão que o jogo pretende transmitir. Por outro lado, a banda sonora também ajuda neste campo, com algumas faixas nos momentos chave (e durante as cutscenes) que não se afastam deste conceito. Já o voice-acting é mediano mesmo não sendo abundante com algumas performances melhores do que outras mas que no seu todo não deixam saudades. Uma coisa é certa, quando é para assustar, certamente os mais impressionáveis são capazes de sentir um arrepio devido à utilização do som.
Hora de saltar! E frustrar... |
Como survival horror que é, Echo Night Beyond distingue-se de muitos outros pelo facto de não existirem armas de espécie alguma. Para sobreviver é preciso sermos inteligentes e resolver alguns puzzles que nos permitem evitar confrontos com os únicos inimigos do jogo: fantasmas. Exacto, nada mais do que isto. Alguns deles são pacíficos mas os restantes são hostis e apenas pretendem uma coisa: provocarem-nos um ataque de coração. Não existe energia, nem power-ups, apenas um pequeno indicador ECG que nos permite ver o nosso nível de stress. Se atingir um certo valor, kaput! Para nos acalmarmos, basta recuar, fugir do sítio onde estão os malvados dos fantasmas e aos poucos voltamos à pasmaceira. Obviamente é necessário converter estes tipos em fantasmas bonzinhos e com informação pertinente pelo que existem sistema de ventilação que permitem sugar a névoa que os torna maus. Pois, é um conceito estranho mas é assim que o jogo funciona.
Há quem prefira ir às cavalitas. |
Ao longo da trama vamos encontrando salas que nos permitem ver as câmaras de vigilância para detectarmos fantasmas em certos locais, bem como gravar o nosso progresso. Ao nos embrenharmos na história mais a fundo, alguns fantasmas dão-nos side quests que podemos ou não concluir mas é do nosso interesse que o façamos até porque estas têm influência na história. Algumas resumem-se a fetch quests mas outras são mais interessantes. O controlo da personagem é bastante fluído e tratando-se de um jogo na primeira pessoa não existem entraves ao mesmo, tudo é de fácil aprendizagem. Contudo existe uma falha que certamente não serei o único a apontar. Saltar neste jogo é horrível! E embora se pense que é um mal menor, o problema é que existem secções da estação em que temos de andar a fazer platforming, algo que em jogos na primeira pessoa não é bem visto pela maioria das pessoas, eu incluído. A frustração aumenta quando estes saltos nos conduzem à nossa morte invariavelmente e depois temos de retomar desde o último save point. Com prática vai-se lá mas é uma tarefa para os mais pacientes apenas. Será que é uma espécie de prequela ao "You Died" da série Souls?
Perdão amigo, viu a minha mulher? |
Echo Night Beyond pode não ser uma grande surpresa mas é um jogo interessante, produzido pela From Software bem antes de serem conhecidos pela série Souls. Aliás, atrevo-me a dizer que muitos só os conhecem por isso e nem imaginam que fizeram títulos como Armored Core. Por outro lado é um jogo a ter na colecção se forem fãs do género, embora nos dias que correm o mesmo tenha atingido preços estupidamente exorbitantes seja novo ou usado. Cheguei a ver isto a 50/80 euros novo e "selado" tanto no eBay como nos OLX'zes bem como usado em lojas por 30! Isto é absurdo e não se deixem enganar pois por cá existem bastante exemplares do jogo e podem arranjar-se baratíssimos. E com tudo isto, estamos perante um JOGALHÃO DE FORÇA!
Próximo jogo: ninjas na PS2!
MURRALHÕES DE FORÇA:
my name is zuka this game is best horror but have back games EN1 and EN2 too best, thanks for the game
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