20 de setembro de 2020

Ikaruga

Capa custom porque sim.
Desenvolvido por: Treasure
Publicado por: Treasure
Director: Hiroshi Iuchi
Produtor: Masato Maegawa
Designer: Yasushi Suzuki
Compositor: Hiroshi Iuchi
Plataforma(s): Xbox360, Arcade, Dreamcast, Nintendo Gamecube, PC, PlayStation4, Nintendo Switch
Lançamento: 09-04-2008 (Lançamento Mundial) (Xbox360)
Género(s): Shoot 'em up, Bullet Hell
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores local/Online
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (~400MB), Gravação de progresso no disco rígido/Memory Card, HD 720p, 1080i, 1080p
Media: Formato Digital
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez em Easy com cerca de 7 créditos mas hei-de voltar à carga.

A dois não é mais fácil...
Quando era miúdo, um dos géneros que mais apreciava era sem dúvida os shoot 'em up. Desde a sua simplicidade de controlo ao grafismo sempre colorido e sobretudo cheio de frenesim, estes jogos faziam com que imediatamente os quisesse jogar sem pensar. Embora tivesse jogado uma mão cheia deles em consolas, era nas arcades que gostava de desfrutar dos mesmos devido às diferenças técnicas que na altura eram evidentes e faziam com que qualquer jogo parecesse ser melhor do que realmente era. E com este género também descobri a dificuldade de alguns dos jogos que por vezes chega a ser absurda e só com muita prática e paciência é que se consegue ir avançando, nem que seja só mais um nível. Hoje em dia ainda são lançados alguns jogos dentro deste género ainda que sejam os antigos que me preencham o gosto em jogá-los. O jogo que apresento aqui hoje é um exemplo de tudo isto ainda que se destaque por ter uma mecânica original. Este exemplar chegou à colecção algures em Agosto de 2020, tendo sido gratuito pois estava disponível na loja da Xbox Argentina sem preço nenhum associado e visto que a conta da Microsoft parece ser universal a todas as lojas online, foi só questão de agregar o mesmo.
 

Manter a Chain é um desafio.
Ikaruga é daqueles jogos que desde sempre me cativou ainda que nunca tivesse tido oportunidade em jogá-lo por diversos motivos. Em primeiro, saiu nas arcades mas nunca vi nenhuma por estas bandas onde pudesse gastar umas moedas. Por outro lado, na Dreamcast saiu apenas no Japão limitando assim a sua audiência. E por último, na Gamecube embora tivesse conhecimento da sua existência também nunca o vi à venda. Foi preciso arranjar uma Xbox360 para finalmente este jogo vir parar-me à colecção ainda que se possa adquirir o mesmo na PS4 ou na Switch. Embora não seja importante para a acção em si existe uma história onde segundo consta, Tenru Horai descobriu um poder imenso que lhe permitiu conquistar outras nações. A isto seguiu-se uma imensa guerra onde uma federação rebelde de nome Tenkaku tentou impedir Horai mas sem grande sorte. Shinra, o único sobrevivente tentou ainda fazer-lhe frente mas acabou abatido na pequena ilha remota chamada Ikaruga. Não contente com isto, e após ter recuperado com a ajuda dos habitantes, é-lhe confiada uma nave de nome Ikaruga para uma vez mais fazer frente a Horai.

Os mísseis ajudam imenso.
Um dos aspectos que se destaca logo à partida são os visuais. Em Ikaruga o grafismo é bastante atractivo, com imensas explosões e acção ao longo de todo o jogo, onde o design das naves e níveis é bastante peculiar com inimigos de diversos tamanhos e feitios, balas a encherem-nos literalmente o ecrã e tudo isto mantendo uma frame rate de 60fps embora exista algum slowdown em certas áreas, ainda que seja muito reduzido. Isto já vem desde a versão original e pelo menos até esta versão de Xbox 360 mantém-se. Contudo em nada prejudica este espectáculo de acção e cor, que vai fazer com que estejamos completamente fixados no ecrã de modo a sobreviver no meio de tanta coisa. No campo audível, Ikaruga apresenta uma excelente banda sonora, com temas bastante memoráveis que vamos poder ouvir ao longo dos 5 níveis que o jogo proporciona. Claro que os bosses também têm direito a um tema que se destaca, algo que aprecio sempre seja em que jogo for. Os efeitos sonoros são também muitíssimo bons, com tiros e explosões por todo o lado mas sem se tornarem monótonos ou irritantes como é o caso noutros jogos do género.

Toca a absorver tiros!
Onde realmente Ikaruga se destaca de tudo o resto é na jogabilidade e mecânica. Embora seja um shoot 'em up como tantos outros, Ikaruga não se limita a fazer-nos disparar contra tudo o que mexe adicionando uma camada generosa de estratégia que assenta no sistema de polaridade da nossa nave. Assim temos duas cores: preto e branco, que devemos usar consoante a cor que os inimigos apresentam. Disparar branco num inimigo preto ou vice versa, dá mais dano e os inimigos não ripostam (isto em Easy e Normal). Disparar a mesma cor num inimigo com essa cor, provoca menos dano e faz com que eles disparem de volta. É aqui que entra uma vez mais este sistema de polaridade que nos permite absorver os tiros da nossa cor e assim encher uma barra lateral que nos permite disparar um salvo de mísseis. Dez tiros inimigos equivalem a um míssil nosso que pode ir até um total de 12. É neste sistema de absorver e disparar que assenta toda a base de Ikaruga pois não existem powerups de espécie alguma. E isto leva-nos também à possibilidade de passar o jogo todo sem disparar um único tiro ainda que isso seja um desafio ainda maior.

Este aviso é sinal que vem aí bicho!
Por outro lado existe o sistema de Chain que nos permite aumentar consideravelmente a pontuação através de um multiplicador. Para manter esta Chain é preciso destruir 3 inimigos da mesma cor, seja preto ou branco e podemos alternar entre as mesmas mas sempre destruindo 3. Isto parece simples mas na prática é bastante difícil manter uma Chain constante sendo que no máximo consegui 21 pois de resto estava sempre a disparar sem estratégia alguma. O jogo é composto apenas por 5 níveis que não são muito grandes na sua duração mas propõem um desafio sólido, sobretudo se jogarem sem continues (não passei do nível 2 sequer). Ao longo destes 5 níveis, para além de hordas de inimigos e mini bosses, temos ainda bosses enormes a defrontar no final, cada qual com a sua estratégia sendo que alguns são mais divertidos de combater do que outros e todos eles têm tempo limite para derrotar. No final de cada nível somos avaliados pela nossa performance onde nos é atribuída uma letra. O melhor que vi foi B no primeiro nível. Esta versão de Xbox360 apresenta ainda multiplayer online, leaderboards, achievements e a possibilidade de gravar replays de playthroughs. A título de curiosidade, ao acabar o jogo é desbloqueado o modo protótipo do mesmo onde temos tiros limitados e temos de absorver os tiros inimigos para fazer refill dos nossos. Os criadores acharam que isto quebrava o flow do jogo mas é sem dúvida um excelente modo extra para os mais persistentes.

Em suma, Ikaruga é um excelente jogo dentro deste género ainda que seja para a maioria dos mortais excessivamente difícil. Eu próprio achei o jogo bastante difícil ao início mas com cada playthrough fui avançando e começando a ganhar experiência. Também ajuda o facto de que cada hora de jogo adiciona um continue novo até que ao final de 8 horas ficamos com free play e assim podemos treinar à vontade. Seja qual for a plataforma em que o joguem, é sem dúvida um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário