6 de setembro de 2020

Far Cry Instincts

Sempre gostei desta capa.
Desenvolvido por: Ubisoft Montreal
Publicado por: Ubisoft
Produtor: Roxanne Gosselin
Designer(s): Jean-Francois Dugas, Jeff Hattem
Artista: Christian Bédard
Argumentista(s): Richard Dansky, Olivier Henriot
Compositor: Paul Haslinger
Motor gráfico: CryEngine
Plataforma: Xbox
Lançamento: 27-09-2005 (EUA), 30-09-2005 (EU)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modo Multiplayer Online de 2 a 16 jogadores
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido, Multiplayer Online, Editor de Mapas
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Estado: Completo
Condição: Boa, algumas marcas de utilização no disco
Viciómetro: Acabei-o uma vez.

Sem autocolantes!
Nos tempos que correm, a retro-compatibilidade é algo que se fala com frequência e que para muitos (eu incluído) é algo importante a ter numa consola, nomeadamente se o hardware o permite. Este tema já é algo tão antigo quantos os videojogos em si, mas mais recentemente ganhou tracção devido não só à nostalgia mas também por uma questão de comodidade pois se temos colecções fartas de jogos, é normal que queiramos jogá-los não só no hardware original mas também que sejam compatíveis com o que se segue pois em alguns casos existem benefícios nisso. A Nintendo foi um dos nomes que mais apostava nisto, com gerações de Game Boy a serem retro-compatíveis com as anteriores mas chegou a um ponto em que isso simplesmente terminou e hoje em dia a Switch não é compatível com nada, onde podem assim esmifrar um pouco mais os consumidores com ports. Mas neste caso dado o hardware e dimensões do mesmo, têm desculpa. Já a Sony, que desde a PS2 apostou na retro-compatibilidade, rapidamente deixou isso morrer na PS3 (ainda que fosse compatível com os jogos da PS1) e na PS4 então é um deserto nesse sentido. Logo não devemos esperar muito da PS5. A Microsoft é capaz de ser a que melhor se comporta neste campo com 3 gerações de consolas no mercado onde a retro-compatibilidade é uma realidade ainda que a selecção de jogos seja limitada mas ainda assim há bastante por onde escolher. E tudo indica que a Series X faça progressos nesse sentido. Bom, esta introdução foi apenas para vos apresentar  jogo de hoje, que é o meu primeiro para a Xbox original ainda que tenha jogado o mesmo na Xbox360 fruto de ser compatível com esta. Este exemplar foi adquirido na Play N' Play, algures em Agosto de 2020 por 5.95€.
 

Manual e disco.
Far Cry Instincts é um daqueles jogos que sempre tive curiosidade em jogar devido a não ser apenas um port da versão PC mas sim um jogo inteiramente novo que é considerado um remake do original mas numa escala reduzida e com as suas limitações. Uma vez que a Xbox não tinha o poderio de um PC de 2005, foram feitas diversas concessões para que o jogo pudesse correr com a melhor performance possível e tentado replicar a fidelidade visual, algo que a meu ver até conseguiram com relativo sucesso. A trama decorre em torno de Jack Carver, um ex-oficial da marinha americana que foi dispensado sem as honras da casa devido a actividades ilegais. Uma vez que se meteu em encrencas nos Estados Unidos, foi obrigado a refugiar-se na Micronesia onde comprou um barco e ganha a vida a passear turistas. Certo dia, os seus serviços foram requisitados por uma mulher chamada Valerie Cortez que lhe pediu para visitarem o remoto arquipélago de Jacutan. Enquanto Valerie foi aos seus afazeres, Jack decidiu bater um choco para mais tarde acordar ao som de um Black Hawk aos tiros, algo que o obriga a abandonar a embarcação e refugiar na ilha mais perto. E assim começa a sua demanda.

Já foste!
Como referi acima, Far Cry Instincts é um remake do original de PC que teve de ser reimaginado para caber no hardware da Xbox, deixando assim de ser open-ended e passando a ser mais linear na sua progressão embora tente manter aquilo que caracteriza o original. Visualmente é um jogo fantástico para uma consola em 2005, com um grafismo bastante pormenorizado, rico em cor e detalhe, com diversas áreas que podemos vislumbrar e explorar, desde as bonitas praias, selva e claro grutas cheias de perigos a cada esquina. Outros locais incluem laboratórios e até um pântano escuro sem esquecer a parte do vulcão lá mais para o final. Algo que realmente salta à vista é a água, que neste jogo tem um aspecto fabuloso e uma física bastante boa para a época, algo que se destaca particularmente se jogarmos na Xbox360 devido ao upscale que esta proporciona. Claro que isto traz os seus contratempos como por exemplo notarmos os jaggies um pouco por todo o lado, algo que no hardware original não seria tão notório. A performance do jogo é também bastante decente com um target de 30fps que raramente sofre de problemas que tenha dado conta, mesmo naquelas trocas de tiros mais acesas e com helicópteros à mistura.

As Feral Abilities são muito úteis.
No campo sonoro, Far Cry Instincts também proporciona os seus momentos com uma banda sonora mais ou menos dinâmica onde os temas se encaixam perfeitamente nas situações e conseguem transmitir tanto aquele feeling de estarmos numa ilha remota como o clima de tensão que aí se vive. Os efeitos sonoros são também bastante bons, com imensos tiros e gritos à mistura, onde o som das armas é convincente mas o melhor é mesmo o som ambiente que nos ajuda a perceber de onde o perigo pode estar à espera. Curiosamente, notei falta de alguns efeitos sonoros como por exemplo ao cairmos na água não sabendo ao certo se o jogo é mesmo assim ou se e algo originado pela emulação do mesmo. O voice acting é competente, com Stephen Dorff a dar voz a Jack Carver, onde os diálogos apesar de não serem estelares fazem o seu trabalho em nos transmitir o desenrolar da trama. E se for caso disso podemos ouvir muita conversa entre inimigos se os espiarmos com os binóculos.

A isto se chama facadinha nas costas!
Apesar de ser um FPS de 2005, Far Cry Instincts já incorpora algumas das mecânicas comuns nos jogos actuais do género ainda que mantenha outras mais arcaicas. Contudo, embora seja baseado no original de PC, esta versão Xbox adiciona algumas mecânicas novas como por exemplo as Feral Abilities, que a dado ponto na trama podemos fazer uso. Estas incluem ver no escuro, detectar o cheiro dos inimigos e até correr mais rápido e saltar com mais impulso, algo que me leva a crer que Crysis "copiou" de certo modo. Por outro lado, os níveis são agora mais lineares e sem grande margem para abordarmos as coisas de diferentes formas ainda que tenhamos alguma liberdade para ser stealthy mas os inimigos vêem-nos a léguas, até mesmo em zonas escuras. Ainda assim podemos até usar um sistema de armadilhas onde é possível colocar ramos de espinhos em troncos e assim apanhar transeuntes desprevenidos. Temos ainda pedras que podemos atirar por forma a atrair os inimigos para onde queiramos.

Toscaria ao volante!
O nosso arsenal é composto por diversas armas de fogo, desde pistolas a metralhadoras, sem esquecer a bela da caçadeira, passando também por granadas e até minas claymore que são bastante úteis em diversas ocasiões. Algo que notei é que qualquer uma das armas é bastante generosa com a accuracy onde até uma P-90 é quase tão letal quanto uma sniper sem gastar muita munição. Existe ainda a opção de utilizar melee nos inimigos, que inicialmente se faz com uma navalha butterfly mas posteriormente passa a ser uma das Feral Abilities, que nos permite correr e usar as garras nos inimigos, mandando-os a voar pelo cenário. Obviamente, esta habilidade e as outras consomem adrenalina pelo que há que usar com conta, peso e medida. Algo que Far Cry Instincts também nos permite usar são veículos que vão desde jipes, moto-quatro, barcos, hovercrafts e até uma asa delta, fazendo com que a nossa estadia na ilha seja mais agradável e de fácil travessia. Existe também um modo multiplayer online que já não dá para experimentar e um editor de mapas que ainda se pode fazer uso offline e que permite criar mapas mais ou menos complexos se tiver paciência para tal.

Far Cry Instincts é sem dúvida um óptimo jogo dentro do género e possivelmente a meu ver um dos mais divertidos na série. Existe uma versão de Xbox360 intitulada Far Cry Instincts Predator que inclui tanto este quanto a sequela Evolution, algo que no futuro pretendo adquirir visto a versão de Xbox do Evolution não ser retro-compatível. Até lá já se sabe que este é mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário