5 de julho de 2021

Far Cry Instincts Predator

Artwork meh.
Desenvolvido por: Ubisoft Montreal
Publicado por: Ubisoft
Produtor: Bertrand Helias
Designer: Philippe Baude
Plataforma: Xbox360
Lançamento: 28-03-2006 (EUA), 31-03-2006 (EU)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer Online (2-16 jogadores), Multiplayer Local via System Link (2-16 jogadores)
Funcionalidades: Instalação opcional no disco rígido (4.5GB), Gravação de progresso no disco rígido/Memory Card, HD 720p, 1080i, DLC adicional, Compatível com Xbox One
Media: DVD-ROM
Estado: Completo
Condição: Muito boa, muito poucas marcas de uso
Viciómetro: Acabei cada jogo uma vez.

Sem autocolantes feios.
Actualmente é comum vermos versões actualizadas de jogos mais antigos, com tudo aquilo a que têm direito desde grafismo renovado, melhorias na performance e claro, os habituais quality of life improvements que melhoram a experiência para o utilizador de um modo global. Esta tendência começou a ganhar tracção por volta da era PS3/360 onde alguns jogos da era PS2/Xbox, mais os da Xbox, tiveram direito a novas versões HD, com melhorias visuais significativas em alguns casos mas outros tantos apenas com um ligeiro facelift. O jogo que trago até aqui hoje é um exemplo disso, neste caso concreto sendo dois jogos da Xbox original que receberam o tratamento HD e pouco mais. Este exemplar foi adquirido a 15-03-2021 por 5.95€ na Play N' Play, estando em óptimo estado de conservação.
 

Manual e disco.
Far Cry Instincts Predator é uma colectânea de dois jogos originalmente lançados na Xbox, Far Cry Instincts e Far Cry Instincts Evolution, sendo o primeiro uma espécie de remake do original de PC e o segundo a sequela directa do mesmo. O primeiro (já aqui analisada na sua versão original) leva-nos à ilha paradisíaca de Jacutan, onde Jack Carver descobre as experiências que por lá andam a ser feitas e cabe-lhe desmantelar a operação. O segundo começa após o final do primeiro jogo onde Carver, agora sob os efeitos do soro que lhe aumenta as habilidades físicas, é levado até um arquipélago na costa asiática para pôr fim a um grupo de mercenários também eles sob o efeito do mesmo soro. Nada de original mas serve o seu propósito.

Nesta situação é rebentar tudo.
Do ponto de vista gráfico, Far Cry Instincts Predator apresenta-se agora em HD onde a imagem é apresentada em widescreen e tudo parece mais polido do que na versão original. A meu ver o jogo parece-me sim destacar mais as imperfeições do que propriamente melhorar seja o que for pois não há aqui nenhum remaster ou melhoria dos elementos dos jogos originais. Há coisa que têm bom aspecto como é o caso da água e alguns locais de vegetação mais densa, quando vistos ao longe, mas o certo é que tudo tem um aspecto algo datado mesmo para a época em que foi lançado. Mesmo com mais poderio de hardware, a performance é ligeiramente melhor mas sem nada que a destaque positivamente pois onde havia slowdown ou quebras, continuam a existir os mesmos problemas. Por outro lado parece-me que alguns modelos de personagens no segundo jogo são mais crus do que no primeiro dando-lhe um aspecto um pouco de budget title.

Há sempre tempo para romance.
Sonoramente também não há grandes mudanças face aos jogos originais, sendo que a banda sonora é dinâmica fazendo-se sentir nas partes mais intensas e dando lugar ao som ambiente durante o resto da acção. É uma fórmula que funciona bem e em ambos os jogos ajuda a proporcionar o ambiente desejado. Os efeitos sonoros são também decentes, desde o som das armas aos gritos e grunhidos dos inimigos, entre outros. O voice-acting é competente com a sua dose de cheesiness em vários diálogos ainda que nada seja estelar ou sequer memorável ao ponto de virar meme.

A outra opção é ir a nado.
Em termos de jogabilidade, ambos os jogos funcionam de forma idêntica com Carver a poder usar diversos tipos de armamento e claro as suas habilidades ferais que lhe permitem não só deslocar-se a velocidades rapidíssimas mas também detectar o odor dos inimigos, escalar paredes e afins. Se for caso disso também temos diversos veículos à nossa disposição para viagens maiores que vão desde simples embarcações a motas de água, passando por jipes e camiões, sem esquecer a bela da asa delta que é sempre gira de se controlar. Ambos os jogos deixam-nos progredir com alguma liberdade ainda que este progressão no final de contas seja linear. Quero com isto dizer que podemos abordar a maioria das situações de diferentes formas mas no geral e invariavelmente acabamos sempre em confronto directo com os inimigos. Isto deve-se sobretudo ao facto da AI ser demasiado sensível à nossa presença e conseguir detectar-nos a léguas caso cometamos algum erro. Há formas de apanhar os inimigos desprevenidos mas é quase impossível passar ambos os jogos sem escaramuças.

Proteger gente nunca é divertido.
De um modo geral a minha expectativa para estes jogos não era enorme, uma vez que até já tinha jogado o original de Xbox e achei a experiência bastante decente mas o certo é que esperava que a sequela fosse melhor ainda que mais pequena. Por outro lado esperava também que no geral esta colectânea fosse superior noutros aspectos mas o único ponto a favor é mesmo ter ambos os jogos no disco uma vez que o Evolution original não é compatível com a Xbox360. Embora não seja algo que recomende a todos, não deixa de ser mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:

Sem comentários:

Enviar um comentário