16 de março de 2011

F-Zero

Mais uma repro para o currículo.
Desenvolvido por: Nintendo EAD
Publicado por: Nintendo
Plataforma(s): Super Nintendo,Nintendo Wii 
Lançamento: 21-11-1990 (JP), 23-08-1991 (EUA), 04-06-1992 (EU)
Género: Corridas futuristas
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Cartucho de 4-megabit
Funcionalidades: Grava os recordes no cartucho.
Estado: (In)Completo, falta a caixa.
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o muitas e muitas vezes.

(Mais um jogo sem caixa. Se alguém a tiver ou souber onde se possa arranjar a um preço simpático, faça o favor de informar. Também aceito doações... :D)

Parte traseira fiel ao original.
Corridas e naves é algo que sempre resultou bem, se for bem feito, claro está. Em vez de andarmos a controlar carros, sejam eles de rally, fórmula 1 ou até, um simples veículo do dia a dia, porque não conduzir uma nave a uma velocidade supersónica ao ponto de ficarmos tontos? As naves não servem só para andarmos aos tiros. Por isso é que alguém se lembrou de inventar este género onde o que importa é ganhar, custe o que custar nem que para isso tenhamos de fazer "batota" contra os que correm contra nós. E sim, é extremamente gratificante rebentar um adversário em plena corrida, na última volta. Mas já lá chegamos. Como já perceberam, hoje temos corridas com naves e tal, sendo que o meu exemplar deste jogo chegou às mãos oriundo de parte incerta, sem caixa mas com os manuais, curiosamente. Sinceramente, gostava de saber como veio cá parar...


O cartucho, sozinho e desamparado.
Uma coisa que a Super Nintendo tinha de bom é que existiam jogos para todos os gostos (menos para os fanboys da Sega, pois o Sonic era exclusivo deles). E podíamos nem gostar de plataformas, algo que havia com fartura, mas outros jogos faziam as nossas delícias. F-Zero é sem dúvida um desses jogos. Passado num futuro distante, onde as coisas se resolvem na pista a competir, assumimos o papel de Captain Falcon, um agente da justiça que dedica o seu tempo e a sua vida a perseguir e capturar criminosos. Nos tempos livres corre numa competição chamada F-Zero, onde os concorrentes se batem uns contra os outros com naves todas cheias de truques, em pistas que foram construídas acima das cidades e demais terrenos. Obviamente Falcon anda atrás de uns bandidos e entra nesta salganhada para levar a cabo a sua missão.

Manuais e papelito.
Tendo sido um dos primeiros jogos a fazer pleno uso do mode 7 da SNES, F-Zero até conseguiu a proeza de ter um aspecto bonito e acima de tudo estupidamente fluido, face a outros jogos que saíram depois e pareciam bastante piores. Visualmente é imensamente colorido, não prima muito pelo detalhe mas isso aqui não interessa para nada pois é um jogo de corridas tão rápido que tudo passa por nós sem darmos conta. Mas para além de colorido tem alguns pormenores interessantes, como as passagens de dia para a noite que num jogo desta época não era assim tão comuns quanto isso.

Falcon a dar uma voltinha pela Big Blue.
Um dos aspectos que mais gosto neste jogo é a música. Variada, frenética e viciante, por mais horas que estejamos a jogar, a música simplesmente não farta e consegue mostrar que a SNES é excelente neste campo desde os primórdios. Não foi preciso chegar ao final do ciclo de vida para aparecerem grandes obras pois logo no início, estas já existiam. Atrevo-me a dizer que neste tempo, as empresas preocupavam-se em fazer um bom trabalho ao invés de pensarem em termos monetários e vendas. Hoje em dia é a porcaria que se vê. Adiante. O som em geral também agrada, é algo que, tal como a música, se enquadra bem no ambiente e as naves tem sempre aquele zumbido característico mas que nada incomoda.

Ready? Mas é claro que sim!
Um caso curioso é que muitos jogos famosos e até considerados clássicos, inspiraram-se neste. Jogos como Hi-Octane e Wipeout, todos tiveram a sua quota parte de inspiração em F-Zero. E porquê? Porque F-Zero é um daqueles jogos com tudo para ter sucesso. Bons visuais, bom áudio e claro, boa jogabilidade. Se acima disse que assumíamos o papel de Falcon, podemos ainda escolher outras três naves para além da dele. Todas as naves se comportam de maneira diferente, umas mais rápidas, outras mais resistentes, outras com maior aceleração, sendo que a de Falcon é a aconselhada a novatos pois é o modelo intermédio de todas as outras. As corridas processam-se todas numa pista, que nos é apresentada em mode 7 dando a sensação de pseudo 3D mas no fundo e na verdade, a nave está sempre no mesmo sítio e o que roda é a pista. Ainda assim, é uma experiência frenética e viciante pois o controlo é muito preciso. Para triunfarmos é preciso acabarmos entre os quatro primeiros lugares e de preferência vivos. Existe uma barra de energia para controlarmos os danos e podemos recuperar alguma dessa energia, junto ao ponto de partida. Ainda à nossa disposição temos uns turbos, que nos são dados sempre que passamos na meta.

Aquelas minas podem lixarar-nos a corrida.
As pistas, no total são 15, divididas em três classes, com três dificuldades à nossa escolha. Estas 15 pistas por sua vez não são inteiramente diferentes, chegando algumas a terem três variações diferentes, com atalhos, rampas e outros obstáculos à mistura. F-Zero deu origem a uma série de outros jogos, espalhados por diversas consolas Nintendo e até nas arcadas, sendo que o mais curioso foi uma série de animação japonesa de nome F-Zero - GP Legend (F-Zero ファルコン伝説 - Efu Zero Farukon Densetsu, ou "F-Zero: Legend of Falcon / Falcon Legend"), que passou na TV Tokyo entre 2003 e 2004. A sequela do primeiro jogo, BS F-Zero Grand Prix, foi apenas lançada no sistema SatellaView, seguindo-se depois BS F-Zero Grand Prix 2. Isto é algo do qual não vou falar aqui, pois era preciso um post inteiro só para explicar o que é o SatellaView e penso que não seja interessante nem para mim, nem para quem lê. :)

Hoje em dia há variados jogos deste género à disposição, sendo que o meu preferido por esta altura é o Wipeout HD. Claro que não dispenso um F-Zero, pois esse é e sempre será um JOGALHÃO DE FORÇA!

Uma personagem obscura de FFVII, vai aparecer por estas bandas amanhã, portanto, apareçam também... :D

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

2 comentários:

  1. Ando a correr mundos para encontrar o F-Zero GX a preços amigáveis... a nível de banda sonora gosto bastante do F-Zero X para a N64. Deixaste-me com "pica" para escrever sobre os meus WipeOut. :P

    ResponderEliminar
  2. Do it! :D Hei-de escrever sobre o Wipeout HD (é o único que tenho) lá para a frente.

    ResponderEliminar