Custom cover baseada na original de Wii. |
Publicado por: Electronic Arts
Compositor(es): Jason Graves
Plataforma(s): PlayStation 3(PSN), Nintendo Wii
Compositor(es): Jason Graves
Plataforma(s): PlayStation 3(PSN), Nintendo Wii
Lançamento: 25-01-2011 (EUA), 28-01-2011 (EU)
Género(s): Survival Horror, On-rail Shooter
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores, Modo Challenge para um jogador.
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Instalação no disco rígido, Gravação de progresso no disco rígido da consola, HD 720p, Compatível com Função de Vibração, Compatível com Sensor de Movimento, Compatível com PlayStation Move e PlayStation Eye
Estado: Não se aplica.
Condição: Não se aplica.
Viciómetro: Acabei-o duas vezes e planeio mais umas rondas.
Género(s): Survival Horror, On-rail Shooter
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores, Modo Challenge para um jogador.
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Instalação no disco rígido, Gravação de progresso no disco rígido da consola, HD 720p, Compatível com Função de Vibração, Compatível com Sensor de Movimento, Compatível com PlayStation Move e PlayStation Eye
Estado: Não se aplica.
Condição: Não se aplica.
Viciómetro: Acabei-o duas vezes e planeio mais umas rondas.
(E mais um jogo entra para a colecção.)
Ele já não é humano... |
Já aqui referi algumas vezes o facto de algumas séries de videojogos
se espalharem por várias consolas, desde sequelas a prequelas e até mesmo
spin-offs ou side stories. O bom disto é todos poderem desfrutar dos jogos mas
o mau é alguém que quer seguir fielmente a série ser forçado a comprar outro
sistema para poder jogar um novo jogo. Mas parece que este cenário tem
tendência a ser encurtado pois com alguns meses de espera, é possível jogar o
mesmo jogo numa plataforma que tenhamos em casa e em alguns casos com melhor
aspecto. O jogo que aqui trago hoje é um claro exemplo disso, pois tinha intenção de o comprar para a Wii mas esperei e lá me calhou a versão de PS3 que
vinha com a Limited Edition de Dead Space 2.
Toca a desmembrar! |
Dead Space: Extraction é mais um capítulo nesta fabulosa
série, que decorre antes dos eventos do
primeiro jogo e ao mesmo tempo que os eventos do filme animado Dead Space:
Downfall. A história começa em Aegis VII, quando Sam Caldwell e os seus colegas
estão a extrair o Red Marker, começando a sofrer de alucinações pelo que Sam
acaba por matar todos eles. Pouco depois, a vida de Sam termina às mãos de um
esquadrão da P-Sec. É aqui que entra Nathan McNeill, um detective que anda a
investigar este caso juntamente com Gabriel Weller que agora se encontra em
serviço na USG Ishimura. Ao chegarem deparam-se com o cenário grotesco que já
conhecemos, começando agora uma aventura pela sobrevivência de ambos e de
outros que irão encontrar pelo caminho.
Melhor arma do jogo? Neste não é. |
Tendo sido originalmente lançado para Wii, Dead Space:
Extraction contava com uns visuais bastante cuidados e pormenorizados que com
esta passagem para HD se mantiveram praticamente na mesma, apenas sendo alvo de
uma maior contagem de polígonos no que concerne às personagens e um upscale no
geral, para adequar a imagem a uma resolução superior. Ainda assim, penso que não
existe grande diferença neste campo. Os cenários continuam bastante
atmosféricos, conseguindo reter o ambiente do primeiro jogo da série, com
bastante tensão e surpresa pelo caminho. Os modelos tridimensionais das
personagens e inimigos também estão bons, considerando as circunstâncias e
tendo em mente que não estamos perante um verdadeiro jogo desenvolvido para HD
mas sim, algo que foi feito para um hardware inferior.
A caminho da Ishimura. |
Sonoramente, o jogo comporta-se de acordo com as
expectativas, debitando música onde realmente é preciso mas ocultando a mesma
em certas instâncias onde a tensão sobe e o som entra em grande sendo utilizado
de forma inteligente e de modo a causar reacções nos jogadores. Não existe nada
melhor do que ir num corredor e de repente ouvir um gemido ou rugido, para
pouco depois algo nos saltar para cima. É cliché mas curiosamente continua a
produzir resultados. O voice-acting está decente, com uma boa performance e
sempre com aquele feeling de sci-fi, que na minha opinião é sempre bom
considerando o sítio onde a acção decorre.
Os nossos companheiros, por algum tempo. |
Dead Space: Extraction distancia-se no entanto dos outros
por se apresentar como um On-rail Shooter em vez de adoptar a perspectiva de
terceira pessoa. Assim vemos a acção decorrer toda literalmente na nossa cara,
sem termos muita opção de escolha relativamente ao caminho a seguir. Existem
momentos em que podemos escolher mas esses são muito raros pois tudo está
pré-definido desde o inicio. Contudo, podemos "explorar" um pouco se
nos pusermos a disparar em tudo o que vemos no ecrã, descobrindo assim
documentos, audio logs, armas e outros tantos segredos escondidos. E por
"falar" em disparar, os controlos são bastante simples. Limitamo-nos
a apontar e disparar sobre os mauzões, que nos aparecem em várias formas e tamanhos,
ocasionalmente com alguns bosses para derrotar. A munição não é infinita em
nenhuma das armas pelo que temos de racionar e dar muito uso ao módulo de
stasis, tal como acontece com os outros jogos, de modo a abrandar os inimigos e
acertar-lhes nos pontos vitais. Existem ainda algumas manhas, tais como o
perfect reload que nos permite fazer reload até da arma mais lenta numa questão
de milésimos, se carregarmos no botão na altura certa. Isto pode-se ver no
círculo que envolve o retículo da mira, pois este tem uma parte mais escura.
Por outro lado o jogo tem um sistema de pontuação que recai na nossa
performance ao longo do nível, em termos de pontaria, dano, itens adquiridos e
afins.
Cheira-me a esturro... |
Existem duas maneiras de jogar Dead Space: Extraction; com
o Dualshock3, algo que não aconselho pois não é de todo fácil ou até mesmo
divertido; e com o Move, que resulta na melhor experiência possível, muito
idêntica à da versão Wii. E basta apenas ter o Move, sem necessidade de se
utilizar o Navigational Controller. Existem dois modos de jogo, o Story Mode
propriamente dito, onde vamos vivendo a aventura um nível de cada vez, sozinhos
ou com um amigo e em várias dificuldades, com possibilidade de repetir os que
já conquistamos e o Challenge Mode onde tentamos obter a maior pontuação
possível em diversos cenários. Seja qual dos modos escolhermos, são igualmente
divertidos e satisfatórios.
E é isto o que Dead Space: Extraction tem para oferecer. Um
capítulo extra nesta série, que na minha opinião é bastante bom pelo tipo de
jogo que é. Pessoalmente aprecio este género pois dá para jogar várias vezes,
sem compromisso e como tal é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Amanhã trago pancadaria na SNES. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
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