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Estas são iguais. |
Desenvolvido por: Access Games
Publicado por: Square Enix
Compositor(es): Nobuo
Uematsu, Kenichiro Fukui, Satoshi Henmi, Hitoshi Sakimoto
Plataforma: PlayStation Portable
Lançamento: 14-10-2010 (JP), 25-01-2011 (EUA), 04-02-2011 (EU)
Género(s): Action Role Playing Game, Hack 'n Slash
Modos de jogo: Modo história para entre um a quatro jogadores via Ad-Hoc
Media: Universal Media Disc (1.5GB)
Funcionalidades: Instalação no Memory Stick para reduzir tempos de
loading, Gravação de progresso no Memory Stick (352KB mínimo), Compatível com
Wireless para entre 2 a 4 jogadores, Compatível com Ad-Hoc Party na PS3.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Ainda o estou a jogar e vai demorar até o concluir.
(Parece que hoje está de chuva...)
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Atrás diferem ligeiramente. |
Há uns anos começou a moda dos
MMORPG, movendo multidões,
causando polémicas e um rol sem fim de outros acontecimentos. Pessoalmente
nunca fui muito à bola deste género, até porque quanto mais gente, mais
confusão e eu cá gosto é de sossego. Também não sou muito fã do
multiplayer
online salvo raras excepções, prefiro tudo entre amigos e saber com o que posso
contar. Obviamente este género, que é muito popular nos
PC's, rapidamente se
estendeu às consolas, ainda que o sucesso não tenha sido semelhante, nem de
perto, nem de longe. Ainda assim existem vários jogos que apostam neste
conceito mas numa fórmula muitíssimo reduzida. O jogo de hoje ilustra um pouco
esse cenário. Este exemplar que possuo foi comprado numa loja
online, como já é
hábito, por cerca de 12 euros. Visto ser a
Legacy Edition, para além do jogo
vir numa caixa de cartão, faz-se acompanhar de um belíssimo
artbook de capa
dura e ainda um mini
CD com a banda sonora. Também traz um
voucher de 50% de
desconto na compra da cópia digital de
Crystal Defenders. Não lhe dei uso pois
não me interessava.
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Manual, vouchers e UMD. |
Lord of Arcana é um jogo que tem imensas semelhanças com
outros do estilo, nomeadamente com a série
Monster Hunter e o mais recente
God
Eater Burst. Quero com isto dizer que basicamente andamos a caçar monstros,
alguns pequenos, outros gigantescos. A história decorre no reino de
Horodyn e
gira em torno de uma pedra mágica de nome
Arcana, que se diz conferir grande
poder mágico a quem a possuir. Como é normal, neste mundo para além de humanos
existem enormes bestas que povoam o território e para tal, como
Slayers, temos
de os caçar para conseguir atingir o nosso objectivo final.
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Artbook e mini CD musical. |
À semelhança de outros títulos recentes de
PSP,
Lord of
Arcana tem uma parte visual bastante cuidada e bonita. Os cenários, apesar de
um pouco repetitivos, estão bem pormenorizados e com detalhe q.b., bem como o
nosso porto de abrigo conhecido por
Puerto Carillo, onde podemos
"descansar" e tratar de outros assuntos. As personagens estão também
bem concebidas, dotadas de boas animações, fazendo com que a acção decorra sem
grandes entraves. Destaco em particular os monstros, nomeadamente os
bosses que
atingem proporções enormes num ecrã tão pequeno mas ainda assim não descuram todo
o detalhe a que têm direito. Neste aspecto,
Lord of Arcana é impecável. Por
vezes a câmara atrapalha um pouco mas sendo manual, temos toda a liberdade em
controlá-la e corrigir possíveis falhas.
Sonoramente não é nada de espantoso mas a banda sonora é adequada
à acção, com uma boa selecção de músicas, tanto para a parte de andarmos pelos
cenários como nas batalhas. Não é de todo memorável mas é agradável ao ouvido.
Os efeitos sonoros e afins também cumprem o seu papel sem deslizes embora não
exista qualquer espécie de voice-acting, algo que também não se justificava
para o tipo de jogo que é.
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A primeira grande batalha. |
A jogabilidade é bastante parecida à de
Monster Hunter mas
com algumas inovações. Sendo o objectivo encontrar a pedra de
Arcana, o jogo
decorre sob a forma de missões, existindo uma
Guild onde vamos subindo de
ranking consoante o nosso desempenho. Estas missões vão desde exterminar
grandes bestas a apenas recolher alguns itens, coisa que obedece sempre a
derrotar monstros. As missões vão subindo de dificuldade à medida que vamos
abrindo novos capítulos, ou caso joguemos as dos
DLC's (que são gratuitas e
saíram cinco
packs). De X em X capítulos, temos de regressar ao templo que se
situa no centro de
Puerto Carillo, pois uma das
Arcana's
chama-nos ao dever,
onde invariavelmente temos de derrotar um animal de grande porte. Podemos fazer
isto sozinhos ou com outros jogadores, até um máximo de quatro, onde as coisas
diferem um pouco pois os monstros são mais difíceis de derrotar mas a
estratégia e coordenação entre a malta torna tudo mais fácil.
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A união faz a força! |
Tal como em tantos outros
RPG's, em
Lord of Arcana criamos a
nossa personagem, damos-lhe um nome e partimos à aventura. Vamos subindo de
nível, compramos equipamento e armas, bem como magia para nos auxiliar no campo
de batalha, entre outras coisas. Os itens que vamos achando servem para
construirmos novas armas e equipamento ou gerar novas magias. Para além disto,
podemos ainda evoluir tudo aquilo que já criámos. Para complementar o nosso
equipamento, temos ainda
Orbs que nos ajudam indirectamente com vários efeitos
e ainda um
Ultimate Spell, onde podemos utilizar algumas das bestas que caçámos
anteriormente para nos ajudarem em batalha. O que difere para jogos como
Monster Hunter é a inclusão de
cutscenes com
Quick Time Events (QTE) nas
batalhas, nomeadamente quando tiramos cerca de metade da energia e no final,
tornando as coisas mais engraçadas, de certo modo. As batalhas, estas, são
todas em tempo real e podemos fazer
lock-on a partes específicas dos inimigos,
para as partirmos e assim recolhermos alguns itens raros para depois os
utilizarmos na confecção de armas, equipamento e afins. O único senão é que o
jogo é todo assim, algo que se torna aborrecido ao final de algum tempo até
porque a dificuldade não ajuda, especialmente se o jogarmos sozinhos, onde o
grinding se torna necessário para progredir. Contudo alguns
bosses obedecem a
certas estratégias/armas, tornando-se fáceis mal o jogador descubra a
combinação ideal.
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O tasco onde o pessoal se reúne. |
Se gostam de
Monster Hunter e derivados, vão gostar de
Lord
of Arcana, caso contrário não lhe toquem pois não há aqui nada de interessante.
É normal que o preço baixo a que se encontra
online seja um chamariz, até
porque é uma edição especial mas podem sempre controlar o impulso de compra.
Digo isto mas não sou a melhor pessoa para o dizer, se é que me entendem. Bom,
apesar de tudo, não deixa de ser divertido em doses curtas e por isso é um
JOGALHÃO DE FORÇA!
Amanhã vamos para Roma, brincar aos assassinos. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
Não conhecia este jogo, mas quando comprar uma PSP tenho um outro jogo deste género muitos lugares acima na lista de espera: Phantasy Star Portable
ResponderEliminarSim, é do mesmo género. Estou a ver que o meu blog anda a criar monstros... xD
ResponderEliminarCriar monstros? Como assim? :P
ResponderEliminarO pessoal que lê, mesmo os que não comentam, depois dizem-me que estão a pensar comprar consolas para jogarem alguns dos jogos. Daí eu andar a criar "monstros". :)
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