5 de maio de 2020

Ninja Gaiden II

Esta arte é melhor que a do Sigma 2.
Desenvolvido por: Team Ninja
Publicado por: Microsoft
Director(es): Tomonobu Itagaki, Hiroaki Matsui, Katsunori Ehara
Produtor(es): Tomonobu Itagaki, Yoshifuru Okamoto
Designer: Tatsuki Tsunoda
Artista(s): Kenichiro Nakajo, Kazuki Motosa, Masato Onishi
Argumentista(s): Karen Traviss, Eric Nylund, Aaron Linde
Plataforma: Xbox360
Lançamento: 03-06-2008 (EUA), 05-06-2008 (JP), 06-06-2008 (EU)
Género(s): Acção, Aventura, Hack 'N Slash
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM
Funcionalidades: Instalação opcional no disco rígido com loadings mais rápidos (6.7GB), Gravação de progresso no disco rígido/Memory Card, HD 720p, 1080i, 1080p, Leaderboards Online, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Muito boa, poucas marcas de uso
Viciómetro: Acabei-o em Easy e Normal, uma vez cada.

Sem autocolantes feios!
Uma coisa que sempre me deu gozo fazer no que concerne a videojogos é poder comparar diferentes versões do mesmo jogo, sobretudo quando são em plataformas diferentes visto que vão ter de tirar partido da tecnologia dessas mesmas e por vezes lidar com limitações técnicas, produzindo assim resultados por inesperados. O jogo que trago até aqui hoje faz parte de uma longa saga, conhecida pela sua dificuldade por vezes absurda e até injusta mas que quando se apanha o jeito dá um gozo imenso dominar. Esta versão de Xbox360 aterrou na colecção em Janeiro de 2020 tendo custado apenas 6€, uma verdadeira pechincha.


Manual e DVD.
Ninja Gaiden II é a sequela directa de Ninja Gaiden, lançado anos antes na Xbox original e que teve direito também a uma versão revista na mesma consola, sendo mais tarde lançado na PS3 sob o nome Ninja Gaiden Sigma, com visuais novos e outras coisas à mistura (podem ler a análise desse aqui no blog). Ninja Gaiden II assume-se como um dos jogos mais difíceis e desafiantes desta geração e nesse campo não deixa as coisas por mão alheias pois é preciso mesmo jeito e paciência para se chegar longe neste jogo. Se quiserem saber mais acerca da trama do jogo, aconselho-vos a lerem a minha análise da versão de PS3 pois nesse aspecto é a mesmíssima coisa.

Chove sangue verde.
A componente visual de Ninja Gaiden II é sem dúvida um ponto bastante forte neste jogo pois o grafismo é bastante clean, com a acção a correr a 60fps durante a maioria do tempo, havendo contudo algumas quebras em situações de mais caos no ecrã. O screen tearing é também algo notório em certas instâncias mas nada de alarmante. A Xbox360 tem a benesse de fazer o upscale internamente para 1080p e o resultado é bastante bom com uma imagem extremamente nítida onde podemos apreciar a diversidade visual que este jogo tem para oferecer bem como as excelentes animações tanto do nosso protagonista como dos inimigos. Na XboxOne os resultados são ainda melhores visto este jogo ser compatível com a mesma.

Esta arma é brutal!
A banda sonora de Ninja Gaiden II é também algo de se apreciar pois a qualidade das faixas é bastante boa, com uma sonoridade agradável e adequada não só à acção mas também aos locais pelos quais passamos. Algumas faixas são sem dúvida mais memoráveis que outras mas no geral a experiência que proporcionam é muito positiva. O voice-acting é outro ponto forte com a opção sempre bem vinda de se poder ouvir em japonês. Não existem diálogos extensos ou conversas complexas mas o que se pode ouvir é feito de forma competente. Já os efeitos sonoros são mais do que muitos com gritos, grunhidos, tiros, explosões e afins a preencherem o espectro audível durante grande parte do tempo.

Este nunca mais faz nada de nada.
Ninja Gaiden II é tido como um dos jogos mais difíceis da Xbox360 e de facto isso assenta-lhe que nem uma luva. Eu diria que a dificuldade em Normal equivale a um Very Hard na versão Sigma 2 da PS3 e isso reflecte-se no combate ao longo do jogo, com algumas escaramuças verdadeiramente desafiantes. A jogabilidade é impecável, com um movimento preciso e imensos combos a aprender distribuídos por uma variedade de armas bastante interessante. O truque aqui é aprender a usar não só as armas de forma eficiente pois cada uma serve o seu propósito contra o inimigo certo, mas também a fazer uso das Obliteration Techniques (OT) e Ultimate Techniques (UT) pois estas podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Algo que rapidamente salta à vista é o gore exagerado onde podemos literalmente cortar todos os membros dos inimigos e assim rapidamente criar um cenário grotesco onde o vermelho é a cor que impera. Mas mesmo com tudo isto eu diria que o maior inimigo por vezes é mesmo a câmara que se mete em ângulos que não deve e atrapalha um pouco a acção resultando numa má experiência geral.

Estes tipos são bem chatinhos...
Algo que difere para a versão Sigma 2 é o facto desta versão original ter menos conteúdo em termos de níveis pois aqui não jogamos com Ayane, Momiji e Rachel mas ao invés disso os níveis são mais populosos, com mais inimigos e zonas aquáticas que estão apinhadas deles, coisa que em Sigma 2 foi completamente omitida resultando em partes sem nada para se fazer a não ser avançar. Como tal, temos à nossa disposição uma arma aquática para estas zonas embora possamos usar todas as outras (excepto o arco e flecha). E por referir este, nesta versão o arco é muito mais útil pois pode ser usado com Ultimate Technique e assim eliminar mais facilmente certos inimigos embora o número de flechas seja limitado. Existe até um boss (na verdade são dois em simultâneo) que só podem ser derrotados com o arco. Falando em bosses, nesta versão alguns são diferentes e aparecem até aos pares quando comparados à versão Sigma onde se reutilizaram bosses do primeiro jogo para substituir estes. A única coisa que peca neste jogo é não incluir o divertido modo Ninja Mission que é DLC, algo que na versão Sigma 2 fazia parte do pacote.

Ninja Gaiden II não é jogo para todos. A sua dificuldade por vezes chega a níveis absurdos pelo que é preciso mesmo gostar desta saga e ter muita paciência para se chegar longe. Mas quando se apanha o jeito e se tem até alguma sorte, o jogo é altamente recompensador e deixa aquele gostinho de satisfação quando acabamos de dizimar dezenas de inimigos sem sermos tocados (pelo menos muitas vezes). Para quem tem Xbox360 ou XboxOne, é obrigatório terem na colecção este JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário