15 de junho de 2020

Biolab Wars

Capa custom mas só a frente.
Desenvolvido por: Kolibri Game Studio
Publicado por: Forever Entertainment
Plataforma(s): Nintendo Switch, PC, MacOS, Linux
Lançamento: 14-11-2019 (EU), 15-11-2019 (EUA)
Género(s): Acção, Plataformas, Run N' Gun
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Formato Digital (~200MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória da consola
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o duas vezes mas mais se seguirão.


Há sempre um comboio cheio de mauzões.
Com a DS e a Wii, a Nintendo ganhou um estatuto especial de marca com mais shovelware no mercado visto que ambos os catálogos destas consolas estavam apinhados de jogos que não interessavam nem ao menino Jesus. Com o advento da Switch pode dizer-se exactamente o mesmo mas com uma diferença: estes estão todos na eShop em vez de existirem em formato físico o que por um lado é óptimo. Contudo e tal como por exemplo no Steam, no meio de tanto lixo encontram-se pérolas perdidas, a troco de algum tempo perdido a pesquisar cada página cheia de títulos e que parece não ter fim. Mas no final a recompensa costuma ser boa pois encontra-se sempre algo interessante e a preços convidativos ainda para mais porque há quase sempre promoções nestes casos. O jogo que trago até aqui hoje é um claro exemplo disso, perdido no meio de tanta porcaria e pela módica quantia de 99 cêntimos em promo, tendo aterrado na colecção algures em Maio de 2020.


Alguns bosses são hilariantes.
Biolab Wars é daqueles jogos à antiga e sem complicações, inspirado nos clássicos de 8-bits e com a sua dose de cinema dos anos 80 à mistura. A premissa é do mais simples que existe: alienígenas construíram um laboratório secreto na Terra e andam a fazer experiências malucas que resultaram em problemas para a humanidade. Cabe-nos a nós e à nossa equipa de mercenários tratar do assunto. Como é óbvio esta equipa não é normal e temos então (parafraseando a descrição oficial na eShop) Finn, o culturista, antigo Marine, grelhador e técnico de televisão, Becca, a rapariga mais mortífera à face do planeta e Teddy, o cão com armadura, que foi vítima de experiências no laboratório e agora tem sede de vingança. Ou sede de encontrar o dono.

Yep, é um bebé camionista...
Em termos visuais,  Biolab Wars presenteia-nos com pixel art bastante colorida e uma fluidez bastante boa, onde cada nível tem um look distinto e está povoado com imensos inimigos para despacharmos. Diria que o estilo visual está entre os 8 e 16-bit em algumas partes ainda que os 8 prevaleçam com mais força. Em termos de efeitos existe bastante parallax scrolling ao longo dos níveis, algo que gosto sempre de ver em jogos deste calibre. Tanto os inimigos como as nossas personagens têm animações simples e que funciona bem neste contexto. A sonoridade deste título é algo que certamente fica na memória com temas catchy e extremamente bem conseguidos captando a essência desta era na perfeição. Já os efeitos sonoros apesar de competentes, podem tornar-se um pouco repetitivos sobretudo o som de algumas das nossas armas que não é o melhor.

A nossa galinha ajuda bastante.
No que concerne a jogabilidade, Biolab Wars é daqueles jogos que mal começamos a jogar parece que já o fazemos há anos. O controlo das personagens é de fácil acesso, com um botão para disparar, outro para saltar e ainda mais um para atirar granadas, tudo o que é preciso para dizimar as hostes inimigas. Tal como alguns jogos aos quais presta tributo, ao sermos atingidos perdemos energia e sofremos knockback, o que pode resultar nas chamadas cheap deaths em certos níveis. O nosso arsenal é composto por uma Spread Shot ao bom estilo Contra, outra que dispara na vertical e horizontal em simultâneo e ainda uma arma que sinceramente não vejo qual seja a utilidade visto disparar apenas em frente mas creio que dê mais dano que a normal. À excepção da arma normal, todas as outras têm munição limitada pelo que devemos apenas disparar quando necessário. As granadas são o salva vidas pois dão bastante dano e podemos acumular imensas se não morrermos. Existem ainda o gato voador e a galinha que dispara lasers como sidekicks.

Este gajo nem se mexe.
O jogo é composto por apenas 7 níveis que não são muito grandes, sendo que um deles é de autoscroll pois estamos a guiar uma mota numa autoestrada. Todos eles culminam numa batalha contra um boss que vai aumentado de dificuldade ainda que no geral esta não seja de todo um grande entrave pois o jogo é bastante fácil e até se acaba logo na primeira tentativa. Ao passar um nível o progresso fica gravado e podemos sempre começar a partir daí ainda que a piada neste género de jogos seja começar sempre do início. Os bosses em si, em termos de originalidade oscilam entre o banal e o completamente ridiculo como é o caso do segundo boss que é um bebé camionista. Sim, leram bem.

Em suma, Biolab Wars é um excelente jogo e sem dúvida uma pérola no mar imundo que é a eShop da Switch, que só peca por ser bastante fácil para o género e também um bocado curto. Fora isto é sem dúvida alguma um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário