22 de junho de 2020

Daytona USA

Caixa custom.
Desenvolvido por: Sega AM2
Publicado por: Sega
Director: Toshihiro Nagoshi
Produtor(es): Toshihiro Nagoshi, Yu Suzuki
Designer: Toshihiro Nagoshi
Compositor(es): Takenobu Mitsuyoshi, David Leytze
Plataforma(s): Sega Saturn, PC, PS3 (PlayStationNetwork), Xbox360 (XboxLive)
Lançamento: 01-04-1995 (JP), 11-05-1995 (EUA), 08-07-1995 (EU)
Género: Racing
Modos de jogo: Modo Arcade e modo Saturn para um jogador
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de highscores na memória da consola ou Backup Memory Cart
Estado: Incompleto, caixa original em estado lastimável e falta o manual. Caixa CD Jewel Case personalizada
Condição: Medíocre, o CD apresenta bastantes riscos mas curiosamente funciona bem
Viciómetro: Se cheguei ao final uma vez foi muito mas joguei-o bastantes vezes.

E a respectiva traseira.
Nos anos 90 a cultura arcade proliferava com bastantes títulos a fazerem as delicias dos salões de jogos. A Sega não era nada estranha a isto e sem margem de dúvida era o nome de eleição no que dizia respeito aos mais avançados jogos do ponto de vista tecnológico. Com a evolução das coisas, as consolas caseiras começaram a aproximar-se das arcades trazendo uma experiência quase igual à nossa sala de estar e a Sega Saturn foi uma das consolas que mais tentou por fazer com que isso fosse uma realidade. Contudo, nem todos os jogos foram um sucesso nesta transição e o jogo que apresento aqui hoje é capaz de ser o melhor exemplo disso. Este exemplar foi-me dado por uma amiga que o encontrou perdido lá por casa, provavelmente seria de um dos irmãos e digamos que teve um tratamento de choque e uma vida de abusos pois a caixa está num estado terrível e o CD não está melhor. Dai que tive de fazer uma Custom Jewel Case e ficou com muito melhor aspecto.


O solitário CD.
Daytona USA é daqueles jogos que não necessita de apresentações pois quem gosta de jogos certamente já o jogou numa das N formas sob as quais existe. Seja a versão de arcade, Saturn ou PC, passando por consolas mais recentes, o certo é que este jogo teve um sucesso tremendo na época em que foi lançando, tendo comido mais moedas do que me possa lembrar. Obviamente para a Sega, este era um óptimo candidato a figurar na sua consola mais recente em 1995 e os esforços foram efectuados para que assim fosse. Porém isto não foi de todo a aposta mais acertada pois o port foi apressado para coincidir com o lançamento da consola o que fez com que surgissem problemas.

Esta imagem consegue-se ouvir!
Onde se começam a ver as diferenças entre arcade e consola é logo na parte gráfica que sofreu um valente downgrade para que pudesse correr na Saturn mais a mais com esta pressa em querer ter o jogo no lançamento. Assim temos um jogo que visualmente para além de ser inferior, tem uma draw distance atroz com imenso pop-in à medida que vamos avançando na pista, glitches gráficos diversos e uma frame rate que raramente se afasta dos 20fps ainda que digam que vai até aos 30fps (algo que confesso não me lembrar de acontecer). As pistas são as mesmas da versão original e tentam manter os mesmos elementos visuais e cores vibrantes que caracterizam este jogo.

Por aqui se vê o quão má é a draw distance.
Na parte audível as coisas pelo menos têm melhor aspecto, mantendo-se a banda sonora intacta mas com maior fidelidade face à versão original onde os instrumentos eram samples devido às limitações técnicas da Model2 e na Saturn usaram-se instrumentos reais para a composição. E esta banda sonora é provavelmente uma das mais icónicas que me lembro desta era muito devido ao facto do compositor Takenobu Mitsuyoshi cantar em algumas das faixas. O som e efeitos sonoros no geral é bastante bom sem nada de mal a apontar.

Pelo menos retém o interior do carro.
No campo da jogabilidade as coisas também não correm muito bem. O controlo do carro é diferente da versão arcade, sendo mais "escorregadio" e difícil de controlar bem como tendo uma collision detection dúbia onde nem sempre as coisas são como deviam. Não somente isto mas as hitboxes também me parecem diferentes da versão original, o que faz com que tenhamos de jogar de forma diferente não abordando as situações da mesma maneira. Em termos de conteúdo o jogo não oferece muito, algo que era comum com estes ports da Sega, tendo à partida um modo Arcade que tenta replicar a experiência original e um modo Saturn onde não temos tempo limite e podemos escolher outro carro. Para além disto existe ainda um Mirror Mode, um modo Endurance de 60 voltas e diversos códigos para desbloquear extras como o modo Karaoke, carros extra e até um cavalo que não abranda fora do alcatrão. Algo que ficou completamente de fora foi o modo multiplayer, afectando ainda mais esta versão do jogo.

Daytona USA podia ter sido um excelente port deste clássico na Saturn, tal como outros jogos que se seguirão foram mas no final de contas foi um desastre de comboio, daqueles grandes. Hoje em dia não é versão que tenha gosto em jogar mas é daqueles itens engraçados de se ter na colecção quanto não seja para contar a sua história e isso por si só faz do mesmo um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
  

1 comentário:

  1. Se achas esta conversão um desastre (e realmente deveria ser muito melhor), hás-de espreitar o Gale Racer, jogo de lançamento no Japão, conversão/remake do Rad Mobile. É tão horrível que nunca saiu de lá. Cheers!

    ResponderEliminar