29 de junho de 2020

Mortal Kombat II

Mas uma caixa personalizada.

Desenvolvido por: Midway, Probe Entertainment (Sega Saturn)
Publicado por: Acclaim Entertainment
Produtor(es): Ken Fedesna, Neil Nicastro
Designer(s): Ed Boon, John Tobias
Compositor: Dan Forden
Plataforma(s): Sega Saturn, Arcade, Game Gear, Mega Drive, Super Nintendo, Game Boy, 32X, Amiga, Master System, MS-DOS, PlayStation, PlayStation Network, Xbox Live Arcade
Lançamento: 28-03-1996 (EUA), 29-03-1996 (JP), Algures em 1996 (EU)
Género: Fighting
Modos de jogo: Modo Arcade para um jogador, Modo Versus para dois jogadores
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de highscores na memória da consola ou Backup Memory Cart (?)
Estado: Incompleto, falta a caixa original e manual. Caixa CD Jewel Case personalizada
Condição: Razoável, apresentava alguns riscos menores mas foi polido
Viciómetro: Terminei-o diversas vezes com diferentes personagens.

As caixas originais deviam ser assim.
A minha colecção de Sega Saturn é provavelmente a mais pequena e negligenciada de todas por diversos motivos mas ainda assim tento com que seja feita com gosto e creio que isso se reflicta nos poucos jogos que tenho. Coleccionar para esta plataforma nos dias que correm é um desafio a todos os níveis sobretudo devido aos preços por vezes proibitivos de certos jogos, à condição dos mesmos pois é incomum ver jogos em excelente estado e também devido ao facto dos próprios CDs serem propensos a disc rot e outras maleitas que assombram este formato (como por exemplo os see through que se traduzem em buracos na superfície de leitura do disco e por vezes os tornam inutilizáveis). Curiosamente todos os jogos que tenho nesta consola até à data foram donativos e nesses trâmites não se pode ser esquisito, sobretudo se forem jogos interessantes e estiverem a funcionar. Quanto às caixas e manuais, paciência, nada que uma custom jewel case não resolva dando logo um aspecto melhor à coisa. O jogo que trago até aqui hoje deve ter tido uma história de vida atribulada pois esteve grande parte da sua vida dentro de uma Saturn, numa loja de jogos a servir de demonstração. Para além do jogo constar na minha colecção essa mesma consola também aqui está, sendo que o jogo em si não lia correctamente mas após um ligeiro polimento voltou a ter vida e funciona em ambas as Saturn PAL que tenho. Não faço ideia ao certo quando aterrou por estas bandas mas foi há diversos anos atrás.


O solitário CD.
Mortal Kombat II é um daqueles jogos que faz parte do nosso imaginário desde sempre e nos anos 90 era provavelmente dos títulos mais falados e que praticamente qualquer puto gostava de jogar, sozinho ou contra amigos para ver quem era o maior da escola/rua. Como tal dispensa introduções até porque esta não é a primeira vez que o analiso por estas bandas e como tal também não vou voltar a bater na mesma tecla preferindo destacar os pontos altos e baixos desta versão que não é tida como uma das melhores pela crítica e alguns fãs. Mas permitam-me esses indivíduos discordar das suas opiniões pois creio que este jogo na Saturn tem os seus méritos. Programado pela Probe Entertainment, que tratou de todas as versões Sega e a de Game Boy, este Mortal Kombat II já chegou tarde à corrida algures em 1996 mas ainda assim mereceu ser visto com olhos de ver.

O attract mode está presente.
Um dos aspectos que realmente se destaca nesta versão são os visuais praticamente arcade perfect, algo que nenhuma versão anterior, exceptuando talvez a versão MS-DOS, conseguiu proporcionar. Assim temos um grafismo cheio de detalhe, com imensa cor e que retém as animações do jogo arcade, seja a nível de cenários como personagens. A frame rate também é sólida correndo a 60fps sem problemas de espécie alguma quanto não sejam os loadings em certos casos. Na vertente sonora, este Mortal Kombat II também recria na integra a banda sonora do original com bastante fidelidade mas em termos de efeitos sonoros alguém meteu a pata na poça pois alguns foram descartados e a sua ausência é bastante notória. Um exemplo é o announcer não dizer quem ganhou a ronda ou alguns efeitos serem omitidos durante os Fatalities, onde se deixa de ouvir o som dos golpes, gritos e outros efeitos dos cenários, devido a pequenos loadings nas animações. Ora isto é um pouco mau a meu ver, mas é daqueles males necessários dado o formato CD ser propenso a este tipo de coisas.

Com a Kitana... tudo abana! *ba dum tss*
No que concerne à jogabilidade, Mortal Kombat II na Saturn é um excelente jogo com uma fluidez surpreendente, onde facilmente se aprendem os golpes e pequenos combos sem dificuldade alguma. O controlo é soberbo e bastante próximo da versão arcade sendo que o comando da Saturn é sem dúvida um dos melhores para este jogo (ou qualquer fighter 2D), sobretudo devido ao excelente D-pad. Algo que me surpreendeu pela positiva foi o facto da dificuldade estar ajustada de forma decente, ao contrário das outras versões do jogo, sobretudo as de 16-bit onde jogar em Very Easy era apenas levar com areia nos olhos pois quando se chegava ao Kintaro lá se iam os créditos todos. Na Saturn, Very Easy significa isso mesmo e facilmente conseguem passar aquela besta sem arrancar cabelos ou partir nada em vosso redor. A IA continua a ser cheap como seria de esperar mas parece apostar menos nessa rota quando se joga de Easy para baixo e torna assim a experiência mais agradável a quem quer ter um pouco de nostalgia mas sem o factor frustração agregado à mesma.

Este golpe é de se tirar o chapéu... *ba dum tsssss*
Como referi acima, os loadings são algo que estão presente nesta versão do jogo e para muito são o que a tornam pior do que as outras. A meu ver isso é uma estupidez pois os loadings não são assim tão grandes e os únicos que realmente podem distrair e tornarem-se aborrecidos são aqueles que decorrem durante o combate tal como referi nos Fatalities e até em alguns golpes especiais como por exemplo a Spear de Scorpion ter ali um micro segundo entre o input e a a animação, algo que só ocorre da primeira vez que se faz o golpe. Por outro lado, quem gosta de jogar com Shang Tsung vai ter de se habituar aos loadings entre morphs pois esses são uma constante. A título de curiosidade, esta versão do jogo também saiu para PlayStation, apenas no Japão e os loadings são ainda maiores bem como a fidelidade visual e sonora sofreu um bocadinho de downgrade pelo que pude testemunhar quando a experimentei há uns anos.

Mortal Kombat II na Sega Saturn pode não ser perfeito mas é sem dúvida uma boa versão do jogo na minha modesta opinião. Se ultrapassarem os loadings e pequenas omissões sonoras, têm aqui um jogo a terem na colecção. Actualmente existem maneiras de jogar este clássico mais práticas e de fácil acesso, recriando fielmente a versão arcade mas a versão de Saturn há-de permanecer como um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

1 comentário:

  1. É de facto um jogo bonito para a época, mas os seus loadings demorados são bastante frustrantes, principalmente quando ocorrem em pleno combate. Aí não há volta a dar. É pena pois o pad da Saturn (modelo 2) é de facto muito bom para este tipo de jogos!

    ResponderEliminar