6 de julho de 2020

Sega Rally Championship

Caixinha custom a condizer.
Desenvolvido por: Sega AM3
Publicado por: Sega
Director: Kenji Sasaki
Designer: Tetsuya Mizuguchi
Compositor: Takenobu Mitsuyoshi 
Plataforma(s): Sega Saturn, Arcade, PC
Lançamento:15-11-1995 (EUA), 29-12-1995 (JP), 26-01-1996 (EU)
Género: Racing
Modos de jogo: Modo Arcade e Time Attack para um jogador, Multiplayer splitscreen para dois jogadores
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de highscores na memória da consola ou Backup Memory Cart, Compatível com Arcade Racer
Estado: Incompleto, sem caixa original nem manual. Caixa CD Jewel Case personalizada
Condição: Boa, o CD está em bom estado de conservação
Viciómetro: Acabei-o diversas vezes.

A respectiva traseira.
Como já é do conhecimento geral, a Sega Saturn foi daquelas consolas que poderia ter tido um aproveitamento bastante melhor mas muito por culpa de ser difícil de programar para esta máquina e o apoio algo escasso dos estúdios third party, o desfecho não foi de todo o melhor. Contudo e apesar desses contratempos, o certo é que foram lançados muitos e bons jogos, alguns deles sendo recriações das versões arcade, com as devidas limitações. E era isso que se queria em 1996, jogos com qualidade arcade no conforto das nossas casas. A Sega bem tentou mas já se sabe que em alguns casos falhou por motivos algo ridículos como apressar a produção para coincidir com datas de lançamento e afins. O jogo que trago até aqui hoje é outro exemplo disso ainda que tenha sido apenas nos Estados Unidos que tal aconteceu. Quando chegou ao Japão e Europa, já a equipa tinha corrigido alguns dos problemas bem como melhorado outros aspectos. Este meu exemplar chegou algures à colecção entre Setembro e Outubro de 2018 tendo sido oferecido pelo amigo Fernando Sardinha. Apesar de ser apenas o CD, este encontra-se em bastante bom estado e não custou nada fazer uma caixa personalizada para albergar o mesmo.


O solitário CD.
Sega Rally Championship é mais um clássico arcade que dispensa qualquer tipo de apresentação pois quem não jogou isto pelo menos uma vez na vida, certamente não é fã de videojogos ou se diz ser, nasceu tarde demais numa geração que sinceramente não interessa a ninguém. Bom, posto isto, já se sabe que este jogo fez milhares de pessoas, quiçá milhões, gastar muitas moedas nas máquinas, com o intuito de conseguir terminar todas as etapas que o jogo proporciona cuja dificuldade vai escalando progressivamente ao ponto do mínimo erro cometido ser a morte do artista. Sega Rally Championship é o típico jogo feito para testar os nossos reflexos e memorização enquanto estamos ao volante de potentes carros de rally, ao longo de 4 pistas (sendo uma delas secreta). Claro que um dos grandes chamarizes era a própria máquina com volante, pedais, mudanças e até travão de mão para as curvas mais apertadas, bem como um system link que permitia correr contra amigos ou estranhos. Em casa as coisas são quase iguais...

E assim começa!
Na parte visual, Sega Rally Championship é daqueles jogos que mostrou bem o que a Saturn podia fazer em termos de ports e sem dúvida um melhor exemplo que Daytona USA que foi um desastre. Assim, temos o jogo a correr numa resolução de 320x224 a 30fps, algo que difere em grande parte da versão arcade que tem uma resolução superior e corre a 60fps. Porém isto até resulta bem na Saturn pois o jogo é bastante fluido, retendo a maioria dos pormenores e detalhes da versão original ainda que exista algum pop-in de texturas ao longo do percurso. Curiosamente o jogo teve de ser refeito para a Saturn apenas utilizado alguns recursos da versão arcade de modo a manter o ambiente e atmosfera.

A luz ao fundo do túnel.
No que concerne à parte audível, Sega Rally Championship revela fazer o seu trabalho com competência mantendo os efeitos sonoros originais, bem como vozes e afins, proporcionando um óptimo ambiente e recriação do original, tirando partido das capacidades do CD para reproduzir a banda sonora na integra com todas aquelas músicas icónicas. Neste campo penso que o jogo em nada perde face ao original com os sons dos motores e afins a serem reproduzidos fielmente tal como me lembro da versão arcade. Ah, e continua a ter o Game Over mais feliz de sempre!

Às vezes corre mal...
Chegando à jogabilidade, é óbvio que a experiência não é como a versão original mas ainda assim estamos diante um excelente jogo de corridas arcade, sem complicações nem pretensões de espécie alguma. O controlo dos carros é preciso e difere entre os três disponíveis o suficiente para tentarmos bater o jogo com todos e melhorar assim a nossa performance em termos de tempo. O comando da Saturn adequa-se bem a este jogo ainda que se possa pensar que o volante seja uma experiência mais fiel, o que de facto é verdade mas sem ser com grande margem pois não chega perto da versão arcade nesse aspecto e isso sente-se particularmente se tentarem fazer e controlar drifts. Para além das quatro etapas do modo Arcade, o jogo ainda nos oferece um modo Time Attack que é aquilo que o nome sugere e ainda multiplayer splitscreen para dois jogadores, algo que a equipa achou ser necessário para que todos os jogadores pudessem desfrutar disto sem recurso a um Link Cable. A título de curiosidade, no Japão o jogo teve duas versões: a original tal como nas outras regiões e posteriormente a versão Netlink que tirava partido disso proporcionando partidas online e correcção de bugs e afins.

No grande plano dos ports e seus derivados, Sega Rally Championship é sem dúvida um dos mais bem conseguidos a meu ver no catálogo da Saturn. Obviamente com mais tempo poderíamos ter visto um jogo mais polido, talvez a correr a 60fps mas a história deu-nos isto e portanto não há muito a fazer sem ser apreciar e desfrutar este JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

2 comentários:

  1. Essa banda sonora é muito possivelmente a minha preferida de sempre num videojogo! E é para mim o melhor jogo de corridas na Saturn, com controlos fantásticos (nunca fui tão bom assim no Daytona USA). Cheers!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade, dentro do género é provavelmente o melhor de todos! Agora tenho de voltar a arranjar o Sega Rally 2 da DC que por estupidez vendi há uns anos atrás quando despachei a minha primeira DC. :|

      Eliminar