17 de agosto de 2020

Castlevania Requiem: Symphony of the Night & Rondo of Blood

Mais uma capa custom!
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Tokyo, Inc.

Publicado por: Konami Digital Entertainment, Inc.
Director(es): Toru Hagihara (Rondo of Blood, SOTN), Koji Igarashi (SOTN)
Produtor(es): Y.Yamada (Rondo of Blood), Toru Hagihara (SOTN)
Artista: Ayami Kojima
Compositor(es): Michiru Yamane (SOTN), Jigokusha Nakamura (Rondo of Blood)
Plataforma: PlayStation 4
Lançamento: 25-10-2018 (JP), 26-10-2018 (EU/EUA)
Género(s): Plataformas, Acção, Metroidvania
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Digital 
Funcionalidades: Instalação obrigatória no disco rígido (1.33GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com função de vibração do DualShock4, HD 720p, 1080i, 1080p, Suporte Remote Play com PSVita

Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei cada jogo uma vez mas mais se seguirão.

E traseira a condizer.
A Konami é provavelmente uma das companhias mais famosas no mundo dos videojogos pelos melhores e piores motivos. Se outrora eram um poço de criatividade e produziram algumas das sagas mais queridas dos jogadores, por outro passaram de bestial a besta ao longo dos anos devido a decisões estratégicas algo dúbias e pelo facto de terem manchado o seu belo legado com máquinas de pachinko e outras atrocidades tais. Contudo parece que nos últimos tempos, pelo menos mais recentemente, decidiram revitalizar alguns dos seus clássicos para as plataformas modernas talvez porque alguma alminha lá dentro ainda tem dois dedos de testa ou simplesmente porque alguém ainda sabe que dá dinheiro espremer a vaca velha. Aposto mais nesta segunda hipótese, é mais coerente com o actual modelo de negócio que a companhia adoptou e que se traduz em produzir cifrões, seja de que maneira for. Ainda assim, é sempre bom ver colectâneas de jogos antigos em plataformas modernas e hoje é uma dessas que aqui apresento para ficarem a saber o que esperar. Este exemplar digital foi adquirido numa promo da PSN algures em Julho de 2020 por 4.99€.
 
 
A dona Morte a fazer das suas...
Castlevania Requiem: Symphony of the Night & Rondo of Blood é exactamente aquilo que o título indica: dois excelentes clássicos que estão interligados pela sua história e assim foram lançados em conjunto para que todos possam voltar a desfrutar destes fabulosos jogos ou até mesmo jogá-los pela primeira vez. Não querendo entrar em pormenores da história de ambos, já se sabe que o conflito é o mesmo de sempre com o habitual membro da família Belmont a ter de lidar com o habitual conde que não se conforma em ficar no seu leito de morte eterno. Apesar de ser uma colectânea, fica aquém de outras lançadas recentemente devido a conter apenas dois jogos e também por não incluir nenhum extra de peso mas já lá vamos.
 
Dois velhos conhecidos.
Na parte visual das coisas, Castlevania Requiem não almeja nada de novo do departamento gráfico revelando ser exactamente o mesmo que vimos anteriormente, tenha sido nas consolas de origem ou até mesmo nos relançamentos posteriores tanto na Wii como na PSP, se esquecer a versão SOTN da Xbox360. Ambos os jogos são upscaled, como seria de esperar, mantendo o aspecto 4:3 e podendo ser jogados na resolução "normal" ou em fullscreen, algo que curiosamente corta alguns pixeis à imagem (cerca de dois ou três linhas) no fundo do ecrã. Nada de alarmante. Ambos os jogos mantêm a framerate dos originais com ocasionais slowdowns também presentes nas versões originais. Existem ainda frames para quem não gosta de ter as barras pretas de lado mas a meu ver são todos maus. Relativamente a filtros, podemos optar pela imagem completamente limpa, com scanlines, com interlacing e com smoothing. Estas duas opções são completamente disparatadas pois a primeira basicamente faz a imagem tremer e é uma dor para os olhos, e a segunda é o típico filtro que borra tudo mas parece que há fãs disto que não gostam de pixeis com arestas vivas.
 
Este velhote sofre connosco.
Em termos sonoros, Castlevania Requiem não é de todo perfeito embora cumpra o seu dever maioritariamente de forma precisa. Toda a banda sonora dos dois jogos está intacta bem como os seus efeitos sonoros mas contudo notei que no SOTN existem alguns crackles e pops no som de tempos a tempos, algo que parece ser fruto de emulação mal optimizada. Por outro lado os efeitos sonoros, ou pelo menos alguns deles, saem através do speaker presente no comando da PS4 e a qualidade destes não é grande coisa, não existindo nenhuma opção para sairem apenas através da televisão. Isto é particularmente notório em Rondo of Blood onde os sons parecem estar bem mais altos do que em SOTN. Por outro lado ambos os jogos apresentam vozes em inglês e japonês, algo que é sempre bem vindo mas porém nem tudo é perfeito. No caso de SOTN, o jogo apresenta a nova dobragem em inglês bem como o novo texto, ambos presentes na versão de PSP no qual este Castlevania Requiem se baseia e isso para muitos fãs é uma desilusão. É sabido que a dobragem original da PSOne (presente na versão de Xbox360 também) é bastante pirosa e o texto idem aspas mas era isso que a tornava também tão apelativa. Nesta nova versão tudo isso se perdeu e os diálogos nem sequer têm nenhuma piada, sendo que a própria formatação do texto por vezes é estranha e falta pontuação. Em Rondo of Blood acontece algo parecido, mas isso já existia na versão de PSP.
 
Este é grande mas não mete medo.
No que toca a jogabilidade está tudo intacto e é assim que se pretendia que fosse. Ambos os jogos envelheceram muito bem, com controlo sólido e desafio q.b. para nos manter interessados e investidos na nossa demanda. No caso de Rondo of Blood é possível redefinir os botões mas para SOTN não existe nenhuma opção para tal. Esta versão de SOTN permite-nos ainda jogar com Maria, para além de Richter mas é exactamente igual à versão de PSP ao invés de ser como a versão Saturn. Isto leva-nos ao ponto desta versão dos jogos, ser port de outro port. Basicamente o que aqui temos é a versão PSP de ambos os jogos, sem extras de nenhuma espécie a não ser os trofeús, que devo dizer me deram gozo a fazer pois descobri algumas coisas novas em SOTN ao final de 20 anos, como por exemplo ser possível invocar uma vaca com uma certa combinação de armas.
 
Olá pequena! Estás perdida?
Contudo pedia-se mais de uma colectânea destas. A falta de extras e de mais aprumo afecta um pouco qualidade geral do produto, que por si só é bom mas isso apenas não chega. Em vez de emularem as versões de PSP, talvez outra das razões pelas quais esta colectânea é exclusiva da PS4, podiam ter feito ports de raíz, com melhor upscale, sobretudo do texto em certas partes, incluir a versão de 1997 do SOTN, os extras da versão Saturn e até as versões originais japonesas de ambos os jogos. Não querendo pedir muito, um artbook digital ou algo parecido ao que incluíram nas Anniversary Collection de Castlevania e Contra seria também muito bem vindo, isto já para não falar num lançamento físico. Mas estamos a falar da Konami, não podemos esperar muito.

Castlevania Requiem: Symphony of the Night & Rondo of Blood não é uma colectânea terrível mas está longe de ser a ideal. Podem esperar bastantes horas de diversão com ambos os jogos e certamente não vão ficar desiludidos mas analisando a colectânea em si, há muito em falta. Ainda assim não deixa de ser um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário