10 de agosto de 2020

Venture Kid

Desta vez fiz só a frente.
Desenvolvido por: Snikkabo AS
Publicado por: FDG Entertainment
Director(es): Per Aasland, Even Rusten
Produtor: Thomas Kern
Designer(s): Per Aasland, Even Rusten, Manon Dreijer, Nathan D. Christie
Compositor(es): Matt Creamer ("Norrin_Radd")
Plataforma(s): Nintendo Switch, iOS, PC
Lançamento: 02-05-2019 (Lançamento Mundial, Nintendo Switch)
Género(s): Acção, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Formato Digital (~16MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória da consola
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas mais se seguirão.

Tem de haver sempre aranhas...
Como já é sabido dos utilizadores da Nintendo Switch, a eShop é um poço sem fim de jogos algo que a Nintendo fez questão que assim fosse com uma aposta fortíssima nos indies. Deste modo existem literalmente milhares de jogos e todas as semanas mais vão sendo adicionados à lista pelo que a busca pelos que realmente valem a pena se torna cada vez mais difícil e requer uma boa dose de paciência. Mas por norma estas virtudes são recompensadas de vez em quando com algumas boas surpresas, sobretudo pelo facto de muitas vezes serem apanhadas em promoção como é o caso do jogo que trago até aqui hoje que deve ter custado algo como 1 euro algures durante o mês de Junho.
 
 
O boomerang é bastante útil.
Venture Kid apresenta-se como um jogo simples e reminiscente da era dos 8-bit, particularmente da NES onde tudo parece ter sido fortemente inspirado em Mega Man desde os visuais, passando pela música e sem esquecer a jogabilidade. A história também prima pela simplicidade onde começamos por ver o nosso herói Andy a apanhar esferas coloridas com uma amiga numa ilha remota. A dada altura uma explosão faz com que a sua amiga fique ferida e mais tarde fica-se a saber que o Dr. Teklov é o responsável pelo acontecimento, uma vez que está a construir uma fortaleza espacial com o intuito de "preservar a paz". Não contente com isto, Andy decide pôr mãos à obra e com a ajuda dos seus amigos parte para a aventura.
 
A Dona Morte está em todas!
Como referi acima, Venture Kid parece um jogo saído de uma NES com uns visuais simples mas altamente cativantes, cheios de cor e com um design interessante de níveis que rapidamente nos lembra o famoso Blue Bomber nas suas aventuras. A pixel art é especialmente parecida com a série da Capcom, desde os sprites de Andy que parecem um Mega Man vestido à civil, aos inimigos algo semelhantes a alguns dessa saga. Já os níveis, embora variados têm um pouco mais de distinção com ambientes menos espaciais no geral, embora existam alguns como é óbvio. A fluidez da acção está no ponto com tudo a correr a 60fps, sem quebras nem problemas de slowdown como era comum na era da NES. A música é também um ponto de destaque bastante notório com uma banda sonora a condizer, composta por Matt Creamer que acertou em cheio na sonoridade e proporciona assim um excelente ambiente ao jogo, com temas memoráveis e bastante catchy. Os efeitos sonoros tiveram o mesmo tratamento e funcionam na perfeição ao longo de toda a acção.
Este boss é divertido.
A jogabilidade é aquilo que se podia esperar de um jogo tão fortemente inspirado em Mega Man, com um controlo sólido e preciso, onde executar qualquer função não requer grande aprendizagem mas exige reflexos rápidos em certas ocasiões. O jogo está dividido em diversos níveis, que podem ser acedidos através de um mapa, sendo que a progressão culmina sempre numa batalha contra um boss. Ao ser derrotado, passamos ao próximo e o nosso amigo inventor presenteia-nos com uma nova arma para nos ajudar na demanda. Contudo existe uma nuance interessante que passa pela existência de um item secreto em cada nível, que pode ser apanhado mesmo depois de já termos completado o mesmo e isto tem impacto no final do jogo pelo é do nosso interesse apanhar todos.

Contudo o jogo no geral é muito fácil, onde apenas no último nível existe algum desafio e as armas que podemos usar são bastante redundantes sendo possível terminar o jogo apenas com a arma inicial sem grande dificuldade. Existem ainda alguns itens extra como bombas e ampulhetas que nos ajudam em certas zonas. Para prolongar a longevidade, os modos Survival e Boss Rush poderão ser apelativos a alguns, sendo que são exclusivos da versão Switch.

No geral, Venture Kid é um óptimo jogo com um charme único e uma paixão imensa pela saga Mega Man, mas sem a frustração inerente a essa mesma e como tal, só por isso é um JOGALHÃO DE FORÇA!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário