4 de agosto de 2011

Tenchu: Stealth Assassins

A capa diz tudo!
Desenvolvido por: Acquire
Publicado por: Sony Music, Activision
Plataforma: PlayStation
Lançamento: 26-02-1998 (JP), 31-08-1998 (EUA), Algures em 1998 (EU)
Género: Stealth Action
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (1 Bloco), Compatível com Função de Vibração
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes em todas as dificuldades.

(Se virem algum erro nos textos, é normal, eu não os revejo. Mas relatem. :P)

Este tem logo três...
Confesso que não sou muito dado a comprar material em segunda mão, especialmente jogos, visto a grande maioria das pessoas não ter cuidado nenhum com as coisas, sobretudo com discos. No entanto, alguns destes jogos hoje em dia são raríssimos de serem encontrados novos e selados, e quando o são, pedem balúrdios por eles. Assim resta achar uma cópia que esteja usada mas se apresente como se não tivesse tido uso algum. Já encontrei alguns jogos assim e considero-me sortudo por isso. O exemplar que aqui trago hoje, foi adquirido na tal loja em Almada que já não existe, tendo sido guardado pelo dono da mesma de propósito para mim. Ele deu-se ao trabalho de escolher o melhor de todos, que não tinha riscos, bem como a caixa e manual em óptimas condições. Não me recordo ao certo do preço mas creio que foi cerca de 30 euros.

3 de agosto de 2011

Samurai Warriors

Yukimura e a menina...
Desenvolvido por: Omega Force
Publicado por: Koei
Plataforma(s): PlayStation 2, Xbox
Lançamento: 11-02-2004 (JP), 06-05-2004 (EUA), 25-06-2004 (EU)
Género: Acção, Hack 'n Slash
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores, Outros modos para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (310KB), Compatível com Controlo Analógico: apenas joysticks, Compatível com Função de Vibração
Outros nomes: 戦国無双 - Sengoku Musou que se traduz em "Unrivaled Warring States" (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes com várias personagens.

(Pelo menos hoje não chove.)

Autocolantes... *facepalm*
Sempre tive um particular interesse pela história do Japão, especialmente pelas drásticas mudanças e sobretudo pelas batalhas e afins. Os Japoneses, ao contrário de nós, sempre tiveram uma aptidão especial para recriar essa mesma história em séries, filmes, manga e claro, videojogos, abrangendo assim o maior número de pessoas possível. Obviamente a história não é de todo contada à risca e estas adaptações são na maior parte das vezes bastante floreadas e com muita ficção pelo meio. Ainda assim, não deixa de ser interessante. O jogo de hoje baseia-se no famoso período conhecido por Warring States e batalhas são coisa que não falta. Este exemplar foi adquirido pouco depois do seu lançamento, na Fnac da Baixa-Chiado tendo custado cerca de 50€.

2 de agosto de 2011

Medal of Honor [Limited Edition]

O barbudo de serviço.
Desenvolvido por: Danger Close (EA Los Angeles), EA Digital Illusions CE
Publicado por: Electronic Arts
Produtor(es): Greg Goodrich, Patrick Liu
Compositor: Ramin Djawadi
Motor gráfico: Unreal Engine 3, Frostbite Engine
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC
Lançamento: 12-10-2010 (EUA), 14-10-2010 (EU)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online até 24 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (2.6GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o três vezes, várias horas gastas no online.

(Parece que o Verão nos abandonou novamente.)

Sem coisas coladas!
A guerra nunca muda. Isso é um facto mais do que comprovado mas nos videojogos existe uma tendência para se mudar o cenário, pois muitos começaram pela 2ª Guerra Mundial mas rapidamente gastaram essa fórmula. Assim alguns deles passaram à fase seguinte, trazer a guerra mais para o presente e tornar as coisas mais interessantes. Primeiro a saga Call of Duty, mais tarde a saga da qual faz parte o jogo que aqui trago hoje. Este meu exemplar foi adquirido numa loja online, para não variar, tendo custado cerca de 36 euros. É a Limited Edition, incluindo para além do jogo, acesso à versão Beta de Battlefield 3 que até à data nada se sabe, bem como um bónus que dá pelo nome de Medal of Honor - Frontline HD, já aqui analisado.

1 de agosto de 2011

Super Street Fighter II Turbo HD Remix

Custom cover porque tem de ser.
Desenvolvido por: Backbone Entertainment
Publicado por: Capcom
Designer(s): David Sirlin, Rey Jimenez
Artista: UDON Entertainment
Compositor(es): Remixed Soundtrack - OverClocked ReMix, djpretzel, Shael Riley / Original Soundtrack - Yoko Shimomura, Isao Abe, Syun Nishigaki
Motor gráfico: Backbone Entertainment's Reaper Engine com a versão de Dreamcast de Super Street Fighter II Turbo Matching Service
Plataforma(s): PlayStation Network (PS3), Xbox Live Arcade (Xbox360)
Lançamento: 25-11-2008 (EUA), 19-02-2009 (EU)
Género(s): 2D Fighting
Modos de jogo: Modo arcade para um jogador. Modo Vs. para dois jogadores, Multiplayer online para até 8 jogadores
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido da consola, HD 1080p, Suporte de auricular Bluetooth
Estado: Não se aplica.
Condição: Não se aplica.
Viciómetro: Acabei-o duas vezes com o Ken, se tanto.

(Mais um dia de Inverno para começar Agosto em grande...)

Hoje é dia de Jogalhões Flash Muitos falam em jogos de luta a 3D mas esquecem-se realmente que o 2D foi onde tudo começou e muitos puristas continuam a preferir este estilo, ignorando por completo todo aquele visual flashy que o 3D oferece. Super Street Fighter II Turbo HD Remix, apesar de ter um nome enorme continua a ser o que sempre foi na sua essência: um jogo de pancadaria com uma jogabilidade inigualável ainda que não seja o meu favorito na série. E esta versão veio a trazer algumas novidades, bastante agradáveis, tanto a jogadores da velha guarda como a novatos. Este meu exemplar digital foi adquirido via PlayStation Store americana por cerca de 15 dólares, pois na altura não estava disponível na portuguesa.

31 de julho de 2011

Lost Planet 2

Bichos gigantes na capa!
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Director: Kenji Oguro
Produtor: Jun Takeuchi
Motor gráfico: MT Framework 2.0
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox 360, PC
Lançamento: Versão PS3 - 11-05-2010 (EUA/EU), 20-05-2010 (JP)
Género: Third Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador e co-op local/online até quatro jogadores, Multiplayer online para até 16 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (4.6GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes

(Tenho de estudar uma solução para conseguir meter aqui uns vídeos sem estragar muito o layout.)

Kill big! Sim, são todos enormes!
Ainda há uns dias atrás, trouxe até aqui um jogo desta actual geração que se for bem explorado pode dar origem a várias sequelas e até spin-offs. Refiro-me obviamente a Lost Planet, uma das mais recentes obras da Capcom. O conceito do jogo em si pode não ser muito original mas, a meu ver, acho que qualquer fã de ficção científica adora poder rebentar com insectos gigantes e certamente este jogo é bom nesse campo. Hoje trago até aqui a sequela deste jogo, que aguardei com alguma expectativa e felizmente não me desiludiu apesar da critica ter tido opiniões muito heterogéneas, umas boas, outras nem por isso. Este exemplar foi adquirido numa loja online, por cerca de 20 e pouco euros. Como fiz pré-reserva devido ao preço convidativo, tive ainda direito a uma réplica de um dos bosses em tamanho miniatura, como podem ver na foto. :)

30 de julho de 2011

Tekken 2

Esta capa é só gente bonita...
Desenvolvido por: Namco
Publicado por: Namco
Plataforma(s): PlayStation, Arcade, PlayStation 2, PlayStation Network, Zeebo, Mobile
Lançamento: Versão PS - 29-03-1996 (JP), 27-08-1996 (EUA), Outubro de 1996 (EU)
Género: 3D Fighting
Modos de jogo: Modo história e outros modos adicionais para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (256KB mínimo), Inclui a demo de Point Blank
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei com todas as personagens e desbloqueei tudo o que havia.

(Fim de semana, nada a dizer.)

Aqueles símbolos estranhos são letras.
É impossível no meio de tanta consola não existir um jogo de pancada, a menos que não se goste do género. Mas como não é o meu caso, todas, ou quase todas, as consolas têm pelo menos um jogo destes para desanuviar dos restantes. E como é de calcular, tento seguir várias sagas abrangendo diversos sub géneros e afins para vaiar ainda mais. O jogo de hoje faz parte daqueles jogos de luta 3D com jogabilidade 2D e é um excelente exemplo daquilo que a velhinha PlayStation era capaz de fazer no seu tempo. Este exemplar foi-me oferecido por um amigo meu, num aniversário, creio que em 1998. Descobri mais tarde dentro da caixa, a demo de Point Blank, convenientemente escondida.

29 de julho de 2011

Rogue Galaxy

Barcos voadores no espaço...
Desenvolvido por: Level-5, SCE Japan Studio
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Director: Akihiro Hino
Produtor(es): Akihiro Hino, Yasuhide Kobayashi
Artista(s): Takeshi Majima, Keiji Nagao, Jiro Morinaga
Argumentista(s): Akihiro Hino, Koji Mori
Compositor: Tomohito Nishiura
Plataforma(s): PlayStation 2, PlayStation 4 (PSN)
Lançamento: 08-12-2005 (JP), 30-01-2007 (EUA), 05-09-2007 (EU)
Género: Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM Double Layer (8.5GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (130KB mínimo), Compatível com Controlo Analógico: apenas joysticks.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez com cerca de 60 horas de jogo.

(Parece que o Verão se anda a esconder novamente.)

Confesso que já gostei mais de JRPG's do que actualmente gosto pelo simples facto ter terem estagnado como género. Os RPG's ocidentais por outro lado evoluíram e estão sempre surpreender-nos com coisas novas ou inovações em certas áreas mas os de origem japonesa simplesmente já não são o que eram no tempo da SNES, da PlayStation e até mesmo da PlayStation 2 que teve alguns bastante bons. O jogo que aqui trago hoje é um dos poucos que realmente merece destaque e foi dos últimos que joguei. Este meu exemplar comprei-o numa loja online, novo, por cerca de 7 euros. Mandei vir dois, um para mim e outro para um amigo que partilha o gosto por este género.

28 de julho de 2011

Lost Planet: Extreme Condition

Starship Troopers na neve.
Desenvolvido por: Capcom, K2 LLC (PS3)
Publicado por: Capcom
Director: Kenji Oguro
Produtor: Keiji Inafune
Compositor: Jamie Christopherson
Motor gráfico: MT Framework
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox 360, PC
Lançamento: Versão PS3 - 21-02-2008 (JP), 26-02-2008 (EUA), 29-02-2008 (EU)
Género: Third Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online para até 16 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (5GB), Gravação de progresso no disco rígido, HD 720p
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o três vezes.

(Agora sim, parece que é Verão.)

Grr... malditos!
A Capcom deve ser uma das empresas que mais dinheiro me fez gastar em jogos até hoje simplesmente por ter criado algumas das minhas séries favoritos. Como se isso não bastasse, continuaram a criar mais algumas novas que me despertaram o interesse e como tal, não as pude deixar passar ao lado. Mas em alguns casos isso só aconteceu quando apareceram na PS3, pois até uma certa data, era exclusivos de Xbox360 e não me apetecia ter outra consola só para os jogar. Eventualmente lá se fizeram uns ports e a coisa ficou resolvida. O jogo de hoje é um claro exemplo disso, tendo saído um ano e tal mais tarde na PS3. Este exemplar foi adquirido a 08-03-2008 na Fnac do Almada Fórum por 39.90€. Não é um preço do outro mundo mas é mais simpático do que os 69.90€.

27 de julho de 2011

Resident Evil: Outbreak File #2

Este já não se safa!
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Director: Eiichiro Sasaki
Produtor: Tsuyoshi Tanaka
Artista: Yoshihiro Ono
Argumentista(s): Yuji Matsumoto, Koichi Okada, Kazunori Kadoi, Yasunori Ichinose, Haruo Murata
Compositor(es): Akihiko Matsumoto, Tetsuya Shibata, Etsuko Yoneda, Mitsuhiko Takano, Kento Hasegawa
Plataforma: PlayStation 2
Lançamento: 09-09-2004 (JP), 26-04-2005 (EUA), 26-08-2005 (EU)
Género: Online Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador offline, Modo história para até quatro jogadores online
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (348KB), Compatível com Controlo Analógico: apenas joysticks, Compatível com Função de Vibração, Compatível com Network Adaptor (Ethernet)
Outros nomes: バイオハザード アウトブレイク FILE2 - Biohazard Outbreak File 2 (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes offline e bastou.

(Calorzinho...)

Os belos dos autocolantes...
Existem jogos que nos quais nem sequer devíamos tocar mas a curiosidade humana é demasiado grande para nos limitar. Assim, de vez em quando, lá nos deparamos com determinados jogos que nos deixam a pensar porque razão o fizemos. Mas o que está feito, está feito e não há volta a dar, a não ser tirar o melhor partido da situação. Em certos casos se "espremermos" bem o jogo até se consegue tirar algum conteúdo ainda que não seja muito. O jogo que trago aqui hoje ilustra na perfeição este cenário, para grande pena minha pois faz parte de uma das minhas saga favoritas. Este exemplar foi adquirido na Fnac da Baixa-Chiado, por cerca de 49 euros, algures em 2005. Se soubesse o que sei hoje...

26 de julho de 2011

Street Fighter EX2 Plus

Dois conhecidos na capa.
Desenvolvido por: Arika
Publicado por: Capcom
Artista: Minato Koio
Compositor: Motoi Sakuraba
Plataforma(s): PlayStation, Arcade
Lançamento: 22-12-1999 (JP), 30-12-1999 (EUA), Algures em 1999 (EU)
Género: 3D Fighting
Modos de jogo: Modo Arcade para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores, Outros modos de jogo
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (1~8 Blocos)
Estado: Completo
Condição: Mediana, apresenta marcas de uso
Viciómetro: Joguei-o muito pouco, acabei apenas com duas ou três personagens.

(Ainda esta semana, novos jogos deverão chegar, espero eu!)

Nem um autocolante.
Hoje é dia de Jogalhões Flash, que é o mesmo que dizer, uma coisa assim muito rápida até porque não joguei muito o título que trago até aqui hoje. Este faz parte da longa série Street Fighter que deu origem a várias sub-séries, desde os Alpha até aos EX. O jogo de hoje é um dos que faz parte da curta série EX e este exemplar aterrou-me literalmente na colecção, tendo sido doado por um amigo que o tinha e nem sabia de quem era. Agora é meu! :P

25 de julho de 2011

Resident Evil: Dead Aim

Esta capa é meh...
Desenvolvido por: Capcom Production Studio 3
Publicado por: Capcom
Director(es): Eiro Shirahama, Takuya Iwasaki
Produtor(es): Tatsuya Minami, Kouji Nakajima, Hideshi Tatsuno
Argumentista(s): Noboru Sugimura, Junichi Miyashita, Toyokazu Sakamoto
Compositor(es): Nobuyoshi Sano, RIZE
Plataforma: PlayStation 2
Lançamento: 13-02-2003 (JP), 17-06-2003 (EUA), 09-07-2003 (EU)
Género(s): Light Gun Shooter, Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (127KB), Compatível com Controlo Analógico: apenas joysticks, Compatível com Função de Vibração, Compatível com G-Con 2 (SLEH-00007), Compatível com rato USB
Outros nomes: ガンサバイバー4 バイオハザード ヒーローズ・ネバー・ダイ - Gun Survivor 4 Biohazard Heroes Never Die (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes, desbloqueei quase tudo.

(Se porventura virem algum erro nos textos, avisem que é para eu "arranjar".)

A saga Resident Evil sempre se destacou por ser na terceira pessoa, apinhada de mortos vivos e sempre com muito mistério por desvendar mas a dada altura, parece que houve uma certa necessidade em tentar inovar e ideias novas foram postas em prática. Assim, deixou-se a perspectiva de terceira pessoa de lado e optou-se por uma perspectiva muito mais pessoal, na primeira pessoa. Obviamente a única maneira de fazer isto era sob a forma de um jogo que utilizasse uma Light Gun pois um FPS iria parecer no mínimo estranho. O jogo resultante não foi dos melhores mas a ideia era boa e o exemplo de hoje aperfeiçoou as falhas da primeira tentativa. Este meu exemplar foi adquirido na Media Markt do Estádio do Benfica, por 9.90€, não sabendo precisar a data.

24 de julho de 2011

Killzone 2 [Limited Edition Collector's Box]

Caixinha metálica!
Desenvolvido por: Guerrilla Games
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Director: Mathijs de Jonge
Designer: Neil Alphonso
Compositor: Joris de Man
Motor gráfico: In-house engine, Havok (física)
Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: 27-02-2009 (EUA/EU), 23-04-2009 (JP)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online para até 32 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Sensor de Movimento, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o quatro vezes.

(É Domingo, nada a declarar como é costume.)

Sim, vamos enfrentar a fúria.
Os FPS são um género que sigo desde sempre, ainda que se tenham tornado demasiado lineares e curtos, face aos clássicos de PC, que demoravam imenso tempo a acabar com muitos mapas para explorar e segredos para descobrir. Hoje em dia, muito por culpa do chamado "realismo", os FPS têm 8 horas de duração, na melhor das hipóteses, com umas quantas cutscenes metidas pelo meio e sem grandes desvios da história. Por um lado é bom, por outro é mau mas isto é uma eterna batalha que o género irá continuar a travar. O facto é que mesmo com os prós e contras, eu continuo a ter gosto em jogá-los e penso que isso é o que realmente interessa. O jogo de hoje é um exemplo de um FPS relativamente curto, com um nível de produção bastante elevado, tal como tantos outros da sua época. Este meu exemplar foi adquirido na DVD.co.uk, por cerca de 50 euros já com portes, logo no seu lançamento. Cá custava uns 80 euros...

23 de julho de 2011

Super Stardust HD

Aquilo é a nossa nave.
Desenvolvido por: Housemarque
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Director: Harri Tikkanen
Produtor: Ivan Davies
Designer: Harri Tikkanen
Plataforma(s): PlayStation 3 (PSN), PlayStation Portable (PSN)
Lançamento: 28-06-2007 (EUA), 29-06-2007 (EU)
Género: Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo Arcade e Planet Mode para um jogador. DLC's adicionais com mais modos de jogos e suporte para dois jogadores em co-op local e online.
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido da consola, HD 720p, 1080i, 1080p
Outros nomes: Star Strike HD (JP), Super Stardust Portable (PSP)
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o duas vezes.

(Parece que o tempo arrebitou.)

Este jogo parece o 24 de Julho.
Desde os primórdios dos videojogos que os shoot 'em up, também conhecidos actualmente por shmups, são um dos géneros mais famosos e apreciados por todo o tipo de jogadores, com alguns bastante acessíveis em termos de dificuldade e outros ridiculamente difíceis, indicados para seres humanos com habilidades especiais tais como destreza manual super humana. Ainda assim, é um género divertido, intemporal e que dá para jogar muitas vezes, mesmo depois de já o termos batido vezes sem conta, ou não. Este jogo que aqui trago hoje é um bom exemplo disso e não paguei nada por ele, bastando-me um download da conta de um amigo meu, na PSN. Pena não ter os extras todos, mas a cavalo dado não se olha o dente.

22 de julho de 2011

inFamous

Cole a dar choque.
Desenvolvido por: Sucker Punch Productions
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Designer: Nate Fox
Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: 26-05-2009 (EUA), 29-05-209 (EU), 05-11-2009 (JP)
Género: Sandbox, Acção, Aventura
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (1.2GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Sensor de Movimento, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez, comecei a segunda mas ainda não terminei.

(Finalmente apanhei o Mortal Kombat e o Crysis 2 em promoção!)

Sem necessidade de autocolantes.
Os super-heróis sempre fizeram parte do nosso imaginário, com todos os seus poderes adquiridos à nascença ou noutras circunstâncias. Mas todo o super-herói antes de o ser, teve de optar como usar os seus poderes e é isso que o define para o resto da vida. Como tal, é por isso que existem também os super-vilões, que optaram por pensar somente neles e usar os seus poderes para o mal e para a sua própria satisfação. O jogo que aqui trago hoje deixa-nos optar pelos dois caminhos, apelando ao nosso bom senso ou à nossa maldade. Este exemplar foi adquirido na Fnac do Almada Fórum por cerca de 30 euros.

21 de julho de 2011

Resident Evil: Code Veronica X

Miúda na capa impõe respeito!
Desenvolvido por: Capcom Production Studio 4, Nextech, Sega
Publicado por: Capcom
Director: Hiroki Kato
Produtor: Shinji Mikami
Argumentista(s): Noboru Sugimura, Hirohisa Soda, Junichi Miyashita, Akira Asaka, Hideyuki Ishizeki, Yasuyuki Suzuki
Compositor(es): Takeshi Miura, Hijiri Anze, Sanae Kasahara
Plataforma(s): PlayStation 2, Dreamcast, Nintendo GameCube, PlayStation 3, Xbox 360
Lançamento: Versão PS2 - 22-03-2001 (JP), 21-08-2001 (EUA), 14-09-2001 (EU)
Género: Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (105KB mínimo), Compatível com Função de Vibração.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o três vezes.

(E os jogos que eu quero não baixam de preço...)

Sem nada agarrado e colado!
Se são seguidores assíduos do blog já devem ter reparado na quantidade de jogos da saga Resident Evil que já apareçam por estas bandas. Alguns deles até "repetidos". Não é de estranhar quando eu sou fanático pela saga e tento jogá-los quase todos. Digo "quase todos" porque há uns quantos que são mesmo mauzinhos e nem sequer os tenho. Obviamente isto não quer dizer que não os arranje, eventualmente. Mas até esse dia chegar o que interessa são os que aqui aparecem. Este exemplar foi-me oferecido pela minha mãe, por um motivo especial qualquer, aniversário, Natal ou algo do género. Não me lembro ao certo.

20 de julho de 2011

Street Fighter Alpha 3

O Ryu está ali a mais.
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Compositor(es): Takayuki Iwai, Yuki Iwai, Isao Abe, Hideki Okugawa, Tetsuya Shibata
Plataforma(s): PlayStation, Arcade, Sega Dreamcast, Game Boy Advance, PocketStation, PlayStation 2, PlayStation Portable, Sega Saturn
Lançamento: 23-12-2008 (JP), 30-04-1999 (EUA), Algures em 2000 (EU)
Género: 2D Fighting
Modos de jogo: Modo história para um jogador, diversos modos para um ou dois jogadores
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (256KB mínimo)
Outros nomes: Street Fighter Zero 3 (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Muitas e muitas horas de vício até acabar tudo.

(Hoje o sol lembrou-se de aparecer.)

Os autocolantes perseguem-me!
Confesso que tenho uma mania em particular que se traduz muito simplesmente em comprar jogos que já tenho mas para diversos sistemas. Faço isto meramente por curiosidade pois quando gosto realmente de um jogo, gosto de ver que diferenças existem entre as várias versões do jogo. Ainda que não seja algo que faça com frequência, felizmente, já o fiz com vários jogos e o exemplo que trago aqui hoje foi provavelmente por onde comecei. Este exemplar foi adquirido numa loja aqui em Almada, que já não existe mas não é aquela à qual me refiro N vezes. Na altura, custou-me cerca de 12 contos, preço normal para um jogo de PlayStation.

19 de julho de 2011

The Legend of Zelda: Wind Waker [Limited Edition]

Link na capa.
Desenvolvido por: Nintendo EAD
Publicado por: Nintendo
Director: Eiji Aonuma
Produtor(es): Shigeru Miyamoto, Takashi Tezuka
Argumentista(s): Mitsuhiro Takano, Hajime Takahashi, Eiji Aonuma
Compositor(es): Kenta Nagata, Hajime Wakai, Toru Minegishi, Koji Kondo
Plataforma: Nintendo GameCube
Lançamento: 13-02-2002 (JP), 24-03-2003 (EUA), 02-05-2003 (EU)
Género: Action Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Nintendo Optical Disc (1.4GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (12 Blocos), Compatível com Game Boy Advance
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez e chega.

(Mais um dia de "Inverno".)

Autocolantes... pfft!
Todos nós que seguimos determinadas sagas desde há muitos anos atrás, sabemos que um dos problemas é a inconsistência da timeline entre outros pormenores mais minuciosos. Cada jogo que aparece tem sempre tendência a tornar as coisas ainda mais confusas, especialmente para as pessoas que não seguem religiosamente a história mas apreciam saber o que se passa em concreto. São muitos os exemplos de sagas que sofrem desse mal e a de hoje é um dos melhores exemplos na minha opinião. The Legend of Zelda começou por ser um jogo, depois dois, três e por aí fora até Ocarina of Time, "instituir" duas timelines separadas. Numa seguimos o Young Link, noutra seguimos o Adult Link e os diversos jogos que existem são prova disso mesmo. O de hoje é tido como uma sequela do Ocarina of Time, portanto irá fazer parte da timeline onde o Young Link existe. Este meu exemplar foi adquirido novo e selado no miau.pt por cerca de 25 euros, sendo a Limited Edition que inclui ainda o Ocarina of Time. Foi a minha última compra lá, pois voltei a comprá-lo novamente a 9.90€, tendo vendido o mesmo a 30. Também sei ser cigano... :P

18 de julho de 2011

Star Ocean: The Second Story

Uma capa bastante azul.
Desenvolvido por: tri-Ace
Publicado por: Sony Computer Entertainment (EUA/EU), Enix (JP)
Artista: Minato Koio
Compositor: Motoi Sakuraba
Plataforma(s): PlayStation, PlayStation Portable
Lançamento: 30-07-1998 (JP), 31-05-1999 (EUA), 12-04-2000 (EU)
Género: Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: 2x CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (1 Bloco), Compatível com Controlo Analógico, Compatível com Função de Vibração
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Muitas horas de jogo mas não o terminei.

(Este Verão está a deixar muito a desejar...)

Só o selo do IGAC, até escapa.
Já é do conhecimento de todos os que seguem este passatempo que há uns anos atrás, muitos jogos não viam a luz do dia no ocidente. Aos poucos esse panorama alterou-se e alguns começaram a ser publicados, um ou dois anos mais tarde após o seu lançamento no Japão. Mas como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca e assim os RPG's japoneses começaram a massificar-se no ocidente, culminando no que se vê hoje e que se resume a muito RPG mas pouca qualidade. Poderei parecer um pouco tendencioso mas tenho saudades dos tempos da opressão oriental face aos RPG's. Pelo menos os que apareciam eram porreiros, grande parte. Este que aqui trago hoje encaixa-se na categoria do mediano, mas ainda assim agradável para quem gosta do género. Este meu exemplar foi adquirido pouco tempo depois de ter saído, em 2000, na Fnac da Baixa Chiado por cerca de 25 euros.

17 de julho de 2011

Resident Evil 4

A capa de GC está melhor.
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Director: Shinji Mikami
Produtor: Hiroyuki Kobayashi
Argumentista(s): Shinji Mikami, Haruo Murata
Compositor(es): Misao Senbongi, Shusaku Uchiyama
Plataforma(s): PlayStation 2, Nintendo GameCube, Nintendo Wii, PC, iPod/Phone/Pad
Lançamento: 25-10-2005 (EUA), 04-11-2005 (EU), 01-12-2005 (JP)
Género(s): Acção, Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modos extra desbloqueáveis.
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (127KB), Compatível com Controlo Analógico: apenas joysticks, Compatível com Função de Vibração, Compatível com o modo 480p
Outros nomes: バイオハザード4 - Biohazard 4 (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes, desbloqueei tudo.

(Mais um dia com ar de Inverno...)

Autocolantes para não variar.
Já todos nós sabemos que a Capcom é conhecida por inúmeros títulos que a popularizaram ao longo de todos estes anos e em tantas plataformas, sendo que alguns dos mais conhecidos nos vêm logo à memória. Street Fighter, Mega Man e Devil May Cry são alguns dos mais famosos mas há um que nos remete logo para uma saga sem fim aparente e que dá pelo nome de... Resident Evil. Se forem leitores assíduos aqui do espaço, já sabem que a minha paixão por esta saga é interminável também e continuo a querer sempre jogar mais, nem que sejam versões do mesmo jogo em diferentes plataformas como é o caso de hoje. Este meu exemplar foi-me oferecido pela minha irmã que é uma fofa. Foi prenda de Natal em 2005 e serviu para me manter quietinho até ao final do ano.

16 de julho de 2011

Super Rub 'a' Dub

Patos Vs. Tubarões.
Desenvolvido por: Sumo Digital
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Plataforma: PlayStation 3 (PSN) 
Lançamento: 05-04-2007 (EU), 19-04-2007 (EUA), 25-04-2007 (JP)
Género: Puzzle. Arcade
Modos de jogo: Modo Banheira para um ou dois jogadores
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Sensor de Movimento
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Nunca o terminei e pouco o joguei.

(Sábado, dia de nada fazer.)

Uma banheira diferente.
Visto existirem certos jogos que provavelmente não joguei, joguei pouquíssimo ou são demasiado simples e pequenos, vou introduzir um novo conceito ao qual vou chamar Jogalhões Flash. Não, não são jogos em flash mas si análises bastante resumidas, sem pormenores técnicos nem grandes abordagens, isto pelo facto de tais jogos não darem para muito. Não quer dizer que seja maus, apenas não têm muito sumo para serem espremidos. O jogo de hoje marca esta inauguração e o tamanho do texto será o factor de diferenciação. Este exemplar digital fui sacá-lo à conta de um amigo, só mesmo por curiosidade pois não tinha intenção de gastar dinheiro no mesmo.